Lugares para conhecer

Lugares no Brasil para fazer turismo ufológico

23 de junho de 2023

Discos voadores e histórias de ETs também são atrações turísticas? É claro que sim! Com o crescente interesse em vida extraterrestre e avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs), o turismo ufológico se torna uma opção cada vez mais popular no Brasil.

O termo “ufologia” é uma junção das palavras “UFO” (sigla em inglês para objeto voador não identificado) e “logia” (que significa estudo ou ciência). Sendo assim, a ufologia é o estudo e a investigação dos famosos OVNIs, com o objetivo de compreender sua natureza e origem. 

O Dia Mundial da Ufologia é celebrado em 24 de junho, data que se refere ao primeiro registro bem documentado do avistamento de discos voadores, nos Estados Unidos. 

Mas não é só neste dia que a observação e o possível contato com extraterrestres despertam interesse de viajantes de diversas regiões do país. Por isso, o Conexão123 separou alguns lugares no Brasil para fazer turismo ufológico. Continue lendo para entender mais sobre essa modalidade!

Conheça com o Conexão123

O que é turismo ufológico

O turismo ufológico se refere a uma modalidade de viagens com foco na observação e investigação de fenômenos relacionados a objetos voadores não identificados (OVNIs) ou atividades extraterrestres. 

Embora o Brasil não seja tão conhecido como outros destinos de turismo ufológico, como Roswell, nos Estados Unidos, ou a famosa Área 51, no deserto de Nevada, também nos EUA, há relatos de avistamentos e o país possui algumas regiões que despertam interesse de quem “quer acreditar”.

É importante lembrar que a existência de OVNIs, que são todos objetos avistados no céu cuja origem não pôde ser identificada pelas autoridades, não implica na confirmação de vida alienígena. Por isso, o turismo ufológico é um campo controverso e carece de evidências científicas sólidas comprovando a existência de atividades extraterrestres.

Ainda assim, existem muitos relatos de aparições pelos céus do Brasil. Confira os três locais no país que se destacam pelas histórias envolvendo OVNIS e que hoje se tornaram destinos turísticos para fazer turismo ufológico. 

Varginha (MG)

Varginha é uma cidade localizada na região sul do estado de Minas Gerais, a aproximadamente 320 km de distância da capital, Belo Horizonte

A história de Varginha está associada a um famoso incidente ocorrido no local em janeiro de 1996, conhecido como “O Caso de Varginha” ou “O ET de Varginha“. Esse acontecimento atraiu uma grande atenção da mídia nacional e internacional, gerando uma série de relatos e especulações sobre a presença de extraterrestres na região.

Tudo começou em 20 de janeiro de 1996, quando várias pessoas relataram ter visto criaturas estranhas nos arredores de Varginha. Segundo os relatos, essas criaturas possuíam uma aparência humanoides, baixas estaturas, pele marrom e olhos vermelhos. Logo depois, surgiram relatos de que uma dessas criaturas teria sido capturada por moradores locais e entregue às autoridades.

O suposto avistamento e captura dessas criaturas gerou uma grande comoção na cidade e chamou a atenção da imprensa. Diante disso, surgiram teorias de que o governo brasileiro estaria envolvido em uma operação de acobertamento do incidente. 

Relatos de testemunhas e supostos envolvidos no caso foram amplamente divulgados pela mídia, alimentando ainda mais a especulação sobre a presença de extraterrestres em Varginha.

O caso ganhou destaque nacional e internacional, atraindo ufólogos, investigadores paranormais e curiosos de todo o mundo. Houve investigações oficiais sobre o incidente, mas os resultados foram inconclusivos. 

Independentemente da veracidade dos relatos, o Caso de Varginha colocou a cidade no mapa mundial como um local associado a avistamentos de OVNIs e seres extraterrestres.

Hoje, quem visita Varginha se depara com a Nave do ET, um reservatório de água que teve seu exterior customizado para que representasse um disco voador. É o monumento mais fotografado de Varginha, com referência a este que foi o segundo maior incidente ufológico mundial. 

Varginha também é sede do Memorial do ET, localizado na Vila Paiva. Inaugurado em 8 de novembro de 2022, ele conta com diversas atrações relacionadas ao tema, como exposições, vídeos, painéis e objetos que reconstituem os acontecimentos de 1996.

Lugares no Brasil para fazer turismo ufológico - Varginha | Memorial do ET | Conexão123

O objetivo do memorial é preservar a memória e a história do caso, bem como promover a cultura e o turismo na cidade

Entre os objetos em exposição, destacam-se réplicas da criatura supostamente avistada, fotos, jornais da época e documentos oficiais relacionados ao caso.

Além dos itens sobre o Caso ET de Varginha, o Memorial do ET também conta com um acervo de objetos e documentos sobre a ufologia em geral, apresentando diversas teorias e suposições sobre a existência de vida extraterrestre.

O Memorial do ET funciona de terça a domingo e também nos feriados, das 9 às 19h. O espaço é aberto ao público e a visitação é gratuita. É obrigatório o registro dos visitantes com idade acima de 13 anos. O portão para entrada do público é fechado às 18h30.

São Thomé das Letras (MG)

São Thomé das Letras é uma cidade localizada no estado de Minas Gerais. Está situada na região sul do território, mais especificamente na Serra da Mantiqueira. 

O município é conhecido por sua atmosfera mística, que atrai turistas interessados em fenômenos paranormais, espiritualidade e ufologia. Muitos acreditam que São Thomé das Letras possui uma conexão especial com extraterrestres. Há relatos de avistamentos de OVNIs na região e também de supostos contatos com seres de outros planetas.

A cidade se tornou um ponto de encontro para entusiastas de ufologia, esoterismo e espiritualidade que visitam São Thomé das Letras em busca de experiências relacionadas a esses temas.

Se você quer fazer turismo ufológico em São Thomé das Letras, os melhores lugares para explorar são: 

  • Pedra da Bruxa 

Um dos principais pontos turísticos de São Thomé das Letras, a Pedra da Bruxa possui uma formação rochosa peculiar onde há relatos de avistamentos de luzes estranhas e OVNIs.

Lugares no Brasil para fazer turismo ufológico - São Thomé das Letras | Pedra da Bruxa | Conexão123

A Pedra da Bruxa é uma formação rochosa peculiar que se destaca por sua forma curiosa, assemelhando-se ao rosto de uma bruxa

  • Portal de São Thomé 

O Portal é uma formação rochosa com uma abertura no meio que se assemelha a uma porta. De acordo com algumas teorias, esse local seria uma espécie de portal dimensional. Muitas pessoas acreditam que esse lugar tem uma energia especial e que é propício para avistamentos de OVNIs.

  • Pirâmide 

Pirâmide é uma construção localizada no alto de uma montanha, em São Thomé das Letras. Ela é frequentemente associada a fenômenos ufológicos e esotéricos.

Peruíbe (SP)

Peruíbe é uma cidade localizada no litoral sul do estado de São Paulo, a aproximadamente 136 km da capital. 

Peruíbe é conhecida por ser um local com histórico de avistamentos de OVNIs, atividades ufológicas e por sediar o Congresso Ufológico de Peruíbe, também conhecido como CUP, surgido em 2010.

Esse congresso reúne pesquisadores, entusiastas, estudiosos e curiosos interessados no assunto, oferecendo palestras, debates, apresentações de casos e exposições relacionadas à ufologia.

Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, discutir teorias e pesquisas, bem como ouvir especialistas e renomados ufólogos. Para quem já estuda o tema, este congresso é um prato cheio, pois costuma contar com a presença de ufólogos internacionais que trazem uma perspectiva global sobre o assunto.

Além das atividades no local do evento, o Congresso Ufológico de Peruíbe geralmente inclui expedições noturnas para observação do céu em busca de possíveis OVNIs. Essas expedições proporcionam aos participantes a chance de vivenciar a ufologia na prática e aumentar o conhecimento sobre o assunto.

Nos últimos 30 anos, Peruíbe teve 200 registros de objetos não identificados, aproximadamente. Inclusive, o canal History Channel esteve na cidade para gravar o episódio 7 do documentário “De Carona com os OVNIs”, que conta com a participação de moradores e ufólogos do município. 

Seres iluminados que deslizam sem tocar o solo, bolas de fogo, naves cilíndricas e em formato de arraia são histórias comuns na região. Segundo esotéricos, a explicação para isso é que Peruíbe apresenta características comparáveis às de algumas regiões da Índia e do Peru que também têm relatos de OVNIs e seres extraterrestres.

Um dos lugares mais místicos em Peruíbe é a Pedra da Serpente. Segundo a lenda, a formação marca um local sagrado e propício para que as pessoas tenham experiências espirituais.

Outro ponto turístico para quem gosta de ufologia são as Ruínas do Caraguava. Elas são consideradas um ponto energético e alguns acreditam que há uma concentração de forças espirituais por lá. Visitantes relatam sensações intensas e inexplicáveis ao visitar o local. Você teria coragem?

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Ufologia 

Desde 1948, o Dia Mundial da Ufologia é comemorado em 24 de junho, também conhecido como “Dia Mundial dos Discos Voadores”.

A data faz menção a 24 de Junho de 1947, quando o piloto norte-americano Kenneth Arnold afirmou ter avistado nove veículos voadores guiados por seres de outro planeta próximos ao Monte Rainier, em Washington. O piloto é considerado o autor do primeiro relato de avistamento de óvnis nos Estados Unidos

Em entrevista, Kenneth Arnold descreveu os objetos como parecendo discos a saltar sobre a água. Esta descrição foi encurtada para “discos voadores” pelos jornalistas, o que resultou no uso popular do termo.

Poucos dias depois do avistamento de Kenneth Arnold, uma suposta nave espacial teria caído na cidade de Roswell, Novo México. O Caso Roswell, como ficou conhecido, é considerado o mais importante registrado até hoje.

No Brasil, Varginha (MG), São Thomé das Letras (MG) e Peruíbe (SP) são conhecidos por terem sido palco de relatos surpreendentes com OVNIs e são um marco no turismo ufológico no país. 

Se você quer dar mais uma chance para essas histórias e conferir estes destinos pessoalmente, conte com a 123milhas para garantir as melhores ofertas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e até aluguel de carros.

RESPOSTAS123

Os mais populares são: Varginha (MG), São Thomé das Letras (MG) e Peruíbe (SP), que é sede do CUP (Congresso Ufológico de Peruíbe) e já apareceu até no History Channel.

Os lugares no Brasil considerados bons para turismo ufológico geralmente apresentam um histórico de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs).