Lugares para conhecer

Celebre o Dia da Imigração Japonesa com passeios especiais

15 de junho de 2023

Em 18 de junho celebramos o Dia da Imigração Japonesa, uma homenagem realizada desde 2005 aos imigrantes vindos do Japão que desembarcaram no Brasil há mais de 100 anos e tiveram grande influência na história do país.

E para contribuir com a comemoração, o Conexão123 indica alguns passeios especiais, para quem deseja conhecer de perto a cultura e as tradições nipônicas.

Conheça com o Conexão123

Dia da Imigração Japonesa

Em 18 de junho de 1908, aportou em Santos a embarcação japonesa Kasato Maru, trazendo imigrantes japoneses que buscavam um recomeço de vida. Em sua grande maioria, eles foram trabalhar em plantações de café no interior de São Paulo, em plantações de pimenta no Pará e nas fazendas de extração de látex na Amazônia.

No entanto, muitas das famílias que chegaram ao Brasil na ocasião permaneceram em São Paulo e construíram uma colônia. Hoje, mais de 100 anos depois, no Brasil existem diversos locais onde é possível conhecer melhor os costumes japoneses, incluindo restaurantes e templos budistas.

Dados da embaixada japonesa estimam que atualmente vivem 1,5 milhão de japoneses e descendentes no estado de São Paulo. O número chega a 2 milhões quando se avalia o Brasil inteiro.

O Conexão123 destaca destinos e monumentos para celebrar o Dia Nacional da Imigração Japonesa: na cidade de São Paulo (SP), em Curitiba (PR) e em Ibiraçu (ES).

Com a 123milhas, além de passagens aéreas e hotéis, você pode alugar um carro para visitar esses pontos turísticos com mais conforto. 

Bairro da Liberdade (São Paulo)

Nacionalmente conhecido, o bairro da Liberdade é um dos destinos mais famosos e badalados no Dia da Imigração Japonesa. Ali tem lojas e restaurantes de produtos orientais, acontecem eventos que celebram a cultura nipônica e há até escolas que ensinam mangá, estilo de desenho japonês. 

Curta o Dia da Imigração Japonesa fazendo passeios culturais | Visão central da Rua Galvão Bueno no bairro da Liberdade em São Paulo | Conexão123

O bairro da Liberdade possui fortes raízes da cultura japonesa

Aos fins de semana, acontece uma feira com barracas que vendem artesanato e pratos típicos do Japão. Sem dúvida nenhuma, quem visita o bairro da Liberdade vivencia um pouco da “Terra do Sol Nascente”.

Mas é possível aproveitar também a gastronomia nos diversos restaurantes e cafés da região. Há opções tradicionais, como o Sushi Kenzo, e os “instagramáveis”, como o Eat Asia – temático da Hello Kitty – e o famoso We Coffee.

Para chegar ao bairro da Liberdade, você pode desembarcar na capital paulista, aproveitando os voos para São Paulo.

Palácio Hyogo (Curitiba)

Inaugurado em 1996, o Palácio Hyogo é um belo exemplo da arquitetura e cultura nipônica no Paraná. Construída em Curitiba, a obra de Cristina Sato recebeu, em junho de 1997, o casal imperial japonês como parte das celebrações do aniversário da Imigração Japonesa no Brasil.

Atualmente, o local, que leva o nome de uma das províncias japonesas, abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. O espaço também contempla uma biblioteca, um auditório, uma sala de exposições e uma galeria com fotos e informações de Himeje, cidade-irmã de Curitiba.

O Palácio Hyogo está localizado no bairro do Jardim Botânico, na Av. Com. Franco, 871.

Aproveite as passagens rodoviárias até Curitiba com o 123ônibus.

Torre de Miroku (Ribeirão Pires)

Um verdadeiro paraíso japonês. Essa é uma das melhores definições que podemos dar à Torre de Miroku.

Localizada a apenas 48 km de São Paulo, na cidade de Ribeirão Pires, a torre tem 32 m de altura e 13 mil telhas moldadas manualmente. A estrutura conta com cinco telhados, representando o corpo divino: cabeça, pescoço, peito, barriga e pernas. A construção é considerada o maior templo de estilo japonês no Brasil e demorou mais de 12 anos para ser finalizada.

Seu telhado, sobreposto em cinco andares, foi confeccionado no padrão da tradição japonesa, com os caibros de madeira encaixados, sem uso de pregos e parafusos. Essa técnica permitiu que a torre fosse a primeira no mundo a ter um vão livre até o topo.

Curta o Dia da Imigração Japonesa fazendo passeios culturais | Foto frontal da Torre de Miroku, na cidade de Ribeirão Pires | Conexão123

A Torre de Miroku, em Ribeirão Pires, é um dos grandes símbolos da Imigração Japonesa no Brasil

Para quem quer celebrar o Dia da Imigração Japonesa, a Torre de Miroku é uma excelente alternativa para se conhecer.

A torre recebe turistas apenas aos fins de semana. Os horários disponíveis são: 9h30, 10h10, 10h50, 11h30, 13h e 13h30. O tour dura aproximadamente 2h.

Pela proximidade da capital paulista, indicamos que você vá de carro. Para isso, o 123carros tem as melhores ofertas de locação de veículos.

Mosteiro Zen Morro da Vargem (Espírito Santo)

Quem busca paz no Dia Nacional da Imigração Japonesa precisa fazer uma visita ao Mosteiro Zen Morro da Vargem.

Boa pedida para os adeptos do budismo ou para quem quer desfrutar da paz de um mosteiro, a edificação fica em Ibiraçu, no Espírito Santo, próximo a BR-101, e faz com que os visitantes se conectem com o Japão.

Toda a mata atlântica que cerca o complexo é fruto de reflorestamento, pois o templo foi erguido em uma região que era, anteriormente, desmatada. Inclusive, diversas pessoas visitam o local para fins de educação ambiental.

É bom ressaltar que o mosteiro só pode ser visitado aos domingos de manhã, se não houver chuva. 

Ele abre às 8h da manhã, tem limite de visitantes e a entrada é conforme a ordem de chegada, ou seja, chegue bem cedo. 

Para chegar ao Mosteiro Zen Morro da Vargem, aproveite os voos para Vitória. Depois que desembarcar, tem mais um trajeto de 72 km de estrada, aproximadamente 1h30min.

Museu da Imigração Japonesa

Estamos de volta ao bairro da Liberdade, em São Paulo: não poderíamos falar dessa celebração tão importante sem que citássemos o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil.

Esse ponto turístico possui um acervo de 97 mil itens que pertenceram a imigrantes japoneses. Fotos, documentos, quadros de pintura e utensílios domésticos são exibidos para retratar a cultura nipônica. 

A biblioteca é carregada de livros e edições de jornais nipo-brasileiros que contam a história dos imigrantes e a vinda deles para o Brasil. 

O espaço fica aberto para visitação de terça a domingo, das 13h às 17h, no sétimo, oitavo e nono andar do edifício Bunkyo. A entrada é gratuita, e é possível fazer também um tour online no site do museu. 

Curta o Dia da Imigração Japonesa fazendo passeios culturais | Foto interna do Museu da Imigração Japonesa | Conexão123

Mais de 97.000 itens estão guardados no Museu da Imigração Japonesa em São Paulo | Foto de APCEF-SP

Datas como o Dia da Imigração Japonesa como esse precisam ser comemoradas para que gerações presentes e futuras saibam a história de seus antepassados e da formação do Brasil. 

Que tal aproveitar para conhecer locais onde a cultura japonesa é celebrada? Na 123milhas tem pacotes, voos e hotéis que ajudam a viver experiências únicas.

RESPOSTAS123

Após lei homologada em 2005, 18 de junho foi oficializado como Dia da Imigração Japonesa ou Dia Nacional da Imigração Japonesa.

O Conexão123 preparou um roteiro de viagem especial com paradas em São Paulo, Paraná e Espírito Santo para curtir o Dia da Imigração Japonesa.