Dicas para o viajante

Cinco dicas para montar um roteiro de viagem enxuto

22 de maio de 2023

Preparar o roteiro de viagem, uma programação cheia de passeios e atrações, é um verdadeiro prazer, não é mesmo? Mas, para aproveitar a experiência ao máximo, é preciso ter um bom planejamento. Desde o momento de decidir o destino até a hora de voltar, você deve ter tudo anotadinho e calculado de acordo com a realidade do seu orçamento.

Aqui você encontra um guia elaborado pelo Conexão123 com sugestões para montar seu roteiro sem exceder os gastos de tempo e dinheiro. Você se preocupa em apenas fazer as malas e curtir. 

Dicas de viagem são nossa especialidade, então venha com a gente!

Conheça com o Conexão123

O que é um roteiro de viagem?

Vamos à definição: um roteiro de viagem nada mais é do que a organização, em passos, do que fazer quando chegar ao seu destino de turismo — esquema de horários, o que visitar em cada período do dia, as atrações escolhidas e as que são mais próximas umas das outras.

Um roteiro bem preparado ajuda a aproveitar ao máximo o passeio. Por exemplo, fazer um levantamento, antes de viajar, de melhores restaurantes, bares e atrações locais é ótimo para não ficar perdido no destino. 

Sabendo aonde ir, você pode fazer reservas com antecedência, comprar passagens de ônibus com descontos e não perder tempo depois que chegar à sua hospedagem. 

Aliás, seja flexível no momento de montar o roteiro de viagem, principalmente se estiver viajando com mais pessoas, e de idades e estilos diferentes.

Saiba como fazer o seu roteiro de viagem

Elaborar um roteiro de viagem nos dias de hoje é mais fácil, afinal, temos a internet para nos ajudar. Não faltam opções de sites, plataformas de viagem (como a nossa!) e canais no YouTube com o objetivo de auxiliar nessa missão e inspirar com boas dicas.

Além disso, muitos países e cidades contam com sites de incentivo ao turismo local (oficiais do governo) que divulgam as principais atrações, passeios e pratos típicos para os visitantes conhecerem, o que acaba auxiliando na montagem do cronograma de viagem. 

Inclusive, realizar pesquisas nos sites oficiais é essencial ao fazer um roteiro de viagem internacional, pois assim fica mais fácil saber quais os documentos necessários para a sua viagem para outros países.

Se você gosta de conhecer os pontos turísticos mais famosos, um dos métodos para fazer um bom roteiro é elaborar uma lista dos pontos mais votados e mais bem ranqueados por quem já passou por lá, mas vamos nos aprofundar nesse tema no próximo tópico, continue por aqui.

Dicas para um roteiro de viagem enxuto e funcional

Mesmo sendo um viajante experiente, no entusiasmo do planejamento, sempre é possível cometer alguns exageros, mesmo que involuntariamente.

Pense no dia a dia, quando precisamos sair de casa, para resolver algum problema, quantas vezes você não consegue dar conta de tudo o que havia planejado ou levou o dobro de tempo previsto?

Agora transfira essa situação para um lugar que você não conhece, onde está sujeito a toda sorte de imprevistos. Mesmo que seja um roteiro de viagem no Brasil, onde é mais fácil se virar, essa situação pode ocorrer e complicar todo o passeio.

Por isso, é sempre bom pisar no freio e inventar menos paradas e menos compromissos do que pode cumprir.

Confira nossas dicas para montar seu roteiro e começar a viajar agora mesmo!

Roteiro de viagem eficiente: cinco dicas para torná-lo mais enxuto | Grupo de amigos viajando olhando mapa | Conexão123

Já pensou viajar sem um roteiro de viagem definido? São tantas opções de destinos que essa missão é quase impossível!

1. Descubra que tipo de viajante você é

Está começando a viajar agora? Então precisa saber qual o seu próprio estilo de viajante. Por exemplo, se você for uma pessoa mais atlética, precisa conhecer destinos para quem gosta de praticar exercícios físicos.

Uma maneira de “desvendar esse mistério” é fazer algumas perguntas a você mesmo antes de montar o roteiro de viagem:

  • Você prefere viajar para cidades grandes ou pequenas?
  • Prefere praia ou campo?
  • Gosta mais de curtir o dia ou a noite?
  • Admira atrações históricas, passeios culturais ou quer modernidade e compras?
  • Gosta de experimentar novos sabores ou vai no que já conhece?
  • Tem coragem para se arriscar, praticar novas atividades, explorar cantinhos secretos?
  • Você gosta de conversar com pessoas locais e fazer amizade? 

Essas respostas vão ajudar a definir qual a sua “personalidade viajante”.

Existem diversos tipos de turistas, e saber quais as suas preferências pode ajudar muito a montar seu roteiro de viagem

2. Faça uma logística de viagem real do seu deslocamento

Essa é uma das partes mais suscetíveis ao erro em um planejamento de viagem.

Quando focamos apenas no deslocamento líquido, como, por exemplo: “São Paulo está a 45 minutos de voo do Rio de Janeiro”, nos esquecemos das diversas atenuantes do trajeto.

Levando em consideração o trânsito, o tempo para fazer check-in e a enrolação de praxe para o embarque e o desembarque, não se leva menos do que 4 horas para fazer essa viagem.

Calculando o tempo total, fica mais fácil identificar quais etapas da sua viagem podem ser muito corridas.

Então, na hora de elaborar o seu roteiro de viagem, sempre contabilize algumas horinhas a mais. Dá só uma olhada de como você pode fazer isso: 

É uma estimativa do tempo que você vai levar em deslocamento, check-in, procedimentos de embarque e desembarque.

  • Adicione sempre uma hora nas viagens de trem ou ônibus

A não ser que você esteja sempre hospedado ao lado da estação central, a saída e a chegada sempre vão envolver algum deslocamento.

Roteiro de viagem eficiente: cinco dicas para torná-lo mais enxuto | Uma família reunida no alto de um monte apreciando a paisagem paradisíaca do lugar | Conexão123

Elaborar cuidadosamente a logística de viagem te propicia aproveitar ainda mais o passeio

3. A parte chata de cada etapa também precisa ser contabilizada

Sim, precisamos contar a parte chata de planejar uma viagem.

Em algumas situações, para ganharmos mais tempo em lugares que queremos conhecer, principalmente pontos turísticos, programamos saídas de madrugada, noites em trânsito e conexões apertadas. 

Isso vale fazer uma ou outra vez, mas vira um problema quando essa se torna a tônica da viagem.

Ponha no papel quantos dias o despertador será o seu principal companheiro de viagem; quantos dias você vai pular o café da manhã; quantos dias você vai ter conexões apertadas; quantos dias você vai chegar ao hotel antes da hora do check-in ou tarde da noite. Foque sempre em restringir o estresse ao mínimo. Se necessário corte algumas paradas.

4. Atente-se à moeda vigente

Essa é para você que quer fazer uma viagem internacional.

Ao ir para o exterior, geralmente gasta-se mais do que quando se viaja para destinos nacionais. É recomendado começar a economizar pelo menos um ano antes da viagem, sendo preciso se informar sobre a moeda vigente do destino e principalmente sobre a cotação do dólar americano — uma moeda quase que universal.

Para isso, acompanhe diariamente os índices e deixe para comprar seu pacote num cenário de queda da moeda estadunidense.

Nas casas de câmbio, verifique a conveniência de se fazer um cartão pré-pago para usar nas compras lá fora e fique atento à taxa de IOF. Caso chegue à conclusão de que não há expectativa de baixa do dólar tão cedo, talvez seja melhor esperar ou investir numa viagem nacional.

Roteiro de viagem eficiente: cinco dicas para torná-lo mais enxuto | Foto da Fontana di Trevi em Roma completamente lotada e tomada de turistas tirando fotos e conversando | Conexão123

Um roteiro de viagem redondinho faz com que você evite filas, tumultos ou pontos turísticos extremamente lotados

5. Será que você realmente precisa parar nesse lugar?

Temos a impressão de que quanto mais locais visitarmos, mais vamos aproveitar a viagem. Mas não é bem assim. 

Fazer um monte de check-ins em pontos turísticos só é bacana para as redes sociais, porque na vida real pode ser bem chatinho.

Diversos roteiros acabam sendo estragados por conta disso. Aquele famoso “poxa, já estou aqui, por que não seguir até ali?”. Tem um motivo para não fazer isso, afinal, custa tempo, dinheiro e causa frustração de não conseguir visitar direito nenhum lugar.

Se o seu roteiro está muito corrido, não hesite em eliminar alguns locais que você iria só para “cumprir tabela”. E isso serve para roteiro de viagem internacional também. Não caia na armadilha de colocar mais um país na lista se não tiver tempo hábil para conhecê-lo. 

Você vai aproveitar muito mais se resolver dedicar mais tempo aos lugares que tem realmente vontade de visitar.

Prepare as malas, coloque seu chip internacional na mochila e aproveite ao máximo sua viagem com nossas dicas de roteiro de viagem!

RESPOSTAS123

Antes de mais nada é necessário planejar, estudar e definir qual tipo de passeio você pretende fazer. Um roteiro de viagem bem-feito ajuda a aproveitar ainda mais os pontos turísticos a serem visitados.

No planejamento, é preciso definir para onde quer ir, quando, por quanto tempo e a quantia de dinheiro que tem disponível ou que deseja gastar na viagem.

Aqui você tem dicas de como economizar e garantir a viagem dos seus sonhos.

Com certeza! Assim o viajante fica por dentro de tudo que está acontecendo no país escolhido, desde pontos turísticos atuais até a moeda vigente do local.