Lugares para conhecer

Saiba tudo sobre o turismo sustentável

14 de janeiro de 2022

Muito se fala sobre a importância da sustentabilidade no cotidiano, como por exemplo, economizar energia, dar preferência para o transporte coletivo e evitar o desperdício. Mas a pauta pode ir além do dia a dia e atitudes simples de respeito ao ambiente devem ser aplicadas nas viagens. Quer entender melhor? Leia este texto e saiba tudo sobre o turismo sustentável e quais ações você pode colocar em prática. 

O que é turismo sustentável?

Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo sustentável é aquele “que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”

Isso significa que o setor de viagens deve equilibrar três pilares: sociocultural, ambiental e econômico. Dessa maneira, a atividade turística colabora para que o mundo seja respeitoso e saudável e que as próximas gerações possam usufruir desses direitos. 

O turismo sustentável é uma forma de assegurar que as próximas gerações possam usufruir de belos e saudáveis locais no planeta

 

Sociocultural 

O turismo é fundamental para promover uma determinada cidade ou região, e é melhor ainda quando a comunidade local e sua cultura sejam valorizadas e beneficiadas com o fluxo de visitantes. O pilar sociocultural vem para garantir que isso aconteça, de modo que os habitantes sejam integrados às atividades turísticas. 

Para fomentar este campo você pode dar preferência para adquirir itens ou serviços de moradores. Comprar artesanato produzido na região, frequentar restaurantes locais e contratar guias nativos são algumas maneiras simples de fazer isso. 

Comprar peças de artesanato local é uma forma de turismo sustentável

 

Outro aspecto essencial é respeitar as pessoas e a cultura local. Verifique se é permitido fotografar em um determinado local, respeite as regras e compreenda que alguns hábitos podem ser diferentes dos seus. Caso esteja em um destino que não fale seu idioma, tente aprender algumas palavras básicas como “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. 

 

Ambiental 

O pilar ambiental foca na proteção e conservação do meio ambiente, desenvolvendo formas de reduzir os impactos e conscientizando os turistas. 

Tome cuidado com o seu lixo durante a viagem. Uma atitude que qualquer um deve fazer é descartar os resíduos no local correto e não poluir o ambiente. Se estiver na praia ou na cachoeira, por exemplo, recolha e coloque dentro de um saquinho e deixe na mochila. Leve embora com você e depois descarte em uma lixeira. Nada de deixar embalagens vazias na areia, hein?! 

Preste atenção ao seu lixo e não o deixe jogado na área

 

Fique atento ao desperdício e reduza o consumo de plástico. Ao invés de comprar uma garrafinha d’água sempre que sentir sede, leve uma reutilizável e encha em bebedouros públicos. Além de gerar menos resíduos, também economiza dinheiro. 

Não deixe nada além de pegadas na trilha. Quando estiver na natureza, inclusive, percorra o caminho já demarcado na área. Não abra novos trajetos na mata e faça o mínimo de alterações possíveis. Não arranque flores ou leve pedras, por exemplo. Guarde a natureza na sua memória ou em fotografias. Se a saudade bater demais, depois você retorna no destino. 

Outra maneira de praticar o turismo sustentável é fazer trajetos curtos a pé ou de bicicleta. Caso vá a algum lugar mais distante, use o transporte público. Deixar o carro de lado reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera e ajuda muito o planeta. 

 

Faça trilhas nos caminhos já preexistentes e deixe apenas pegadas no trajeto

 

Econômico

Contratar funcionários da região, comprar insumos locais, respeitar a cultura e seguir as leis ambientais são essenciais para promover a economia sustentável. As boas ações devem vir das empresas. No entanto, antes de viajar, você deve conferir se os hotéis e restaurantes estão cumprindo esses protocolos.  

Além de considerar os preços da estadia, escolha hotéis que colaborem com a manutenção dos locais visitados. Verifique se as empresas escolhidas trabalham com ONGs de conservação ambiental ou desenvolvimento da comunidade local. Vários empreendimentos adotam medidas de economia dos recursos naturais. Nesse caso, costumam contar com certificados de sustentabilidade. 

Escolha estabelecimentos pequenos administrados por moradores. Prefira produtos e serviços locais.

 

Outra ideia é fazer passeios promovidos por projetos ambientais. Dessa maneira, você incentiva a organização a manter seu trabalho e pode conhecer um lugar de forma segura e respeitosa com a natureza.  

 

Como posso ser um turista com comportamentos sustentáveis?

É interessante incluir todos os campos quando for praticar o turismo. Dê preferência para o comércio local. Leve lembrancinhas de artesanato produzidos por moradores, consuma produtos regionais e frequente locais que valorizem o respeito ao meio ambiente. 

O ecoturismo impulsiona o contato com a natureza e é um caminho para respeitar as riquezas naturais.

 

Viajar sempre é uma experiência única e muito enriquecedora. Mas é nossa obrigação experimentar novos lugares de maneira sustentável. Todo turista pode ser mais consciente, desde a escolha do destino à compra de suvenires. 

Ah, outra coisa! Guarde as versões digitais de confirmações de hotel, de aluguel de carro e cartões de embarque no seu celular. O app e site da 123milhas ajudam você a ser mais ecológico. Pare de imprimir o que não precisa! 

 

Essas são formas de  cooperar para um mundo melhor e para que as próximas gerações tenham direito de percorrer os mais diversos destinos e conhecer os melhores passeios. O  turismo sustentável vem justamente para isso: unir o prazer de uma viagem com a promoção da necessidade de cuidar da sociedade e do planeta. Pra onde for, leve a sacolinha e guarde o seu lixo!