Lugares para conhecer

10 lugares para conhecer antes de morrer

24 de fevereiro de 2023

Existem inúmeros lugares incríveis para visitar pelo mundo! São tantos destinos com paisagens deslumbrantes que uma única vida ainda é pouco para conhecer todos eles. Mas vale a pena tentar, não é mesmo? Pensando nisso, o Conexão123 separou 10 sugestões de viagens imperdíveis.

Confira agora os 10 lugares para conhecer antes de morrer.

Você vai ler sobre

Escandinávia – Norte europeu

A Escandinávia é uma região do norte da Europa, composta pela Noruega, Suécia e Dinamarca. Essas terras tiveram uma grande relevância histórica, pois foram habitadas pelos Vikings por volta de 800 d.C. e 1500 d.C. 

É na península escandinava que ficam os melhores lugares para ver a Aurora Boreal, pois há pouca iluminação artificial, oferecendo as melhores condições de visualização.

A Aurora Boreal na Escandinávia, também conhecida como “luzes do Norte”, é um fenômeno natural que ocorre em latitudes muito altas. É um espetáculo visual impressionante, em que o céu noturno é iluminado com cores vibrantes em movimento. As luzes costumam ser verdes, em sua maioria, mas também podem ser cor-de-rosa, vermelhas, amarelas e azuis.

Esse fenômeno é causado por partículas solares carregadas, principalmente, de elétrons e prótons, que são atraídas para a atmosfera terrestre pelo campo magnético do planeta. À medida que essas partículas colidem com as moléculas de ar, elas liberam energia em forma de luz, criando o efeito visual das cores dançantes no céu.

10 lugares para conhecer antes de morrer | 1. Escandinávia - Norte europeu | Conexão123

Também conhecida como “as luzes do Norte”, a Aurora Boreal ilumina o céu da Escandinávia em verde, rosa, vermelho, amarelo e azul

A melhor época para ver a Aurora Boreal na Escandinávia é durante o inverno, de novembro a março, quando as noites são mais longas. Lembre-se de que é uma manifestação natural, portanto, imprevisível, então é importante ter paciência e estar preparado para mudanças na programação em caso de condições climáticas desfavoráveis.

Aproveite também para fazer algumas atividades ao ar livre, como passeios de trenó puxados por cães, esqui cross-country e snowmobile.  

Costa Amalfitana – Itália

A Costa Amalfitana fica no sul da Itália, na província de Salerno, região da Campânia. Ela é famosa por suas paisagens pitorescas e cidades charmosas e coloridas, que atraem turistas do mundo inteiro.

Com cerca de 50 km de extensão, a costa é formada por pequenos vilarejos, espalhados pelas colinas e encostas, descendo em direção ao mar. As cidades mais conhecidas são:

  • Amalfi
  • Positano
  • Ravello
  • Praiano
  • Maiori

Cada uma tem seu próprio charme, e todas oferecem vistas deslumbrantes do mar Mediterrâneo. Suas praias são de águas cristalinas e ideais para nadar, praticar esportes aquáticos ou simplesmente tomar sol. As mais famosas da região são: Marina Grande, em Amalfi; Spiaggia Grande, em Positano; e Minori, em Maiori.

A Costa Amalfitana também é famosa pela sua culinária, com pratos de frutos do mar frescos, como o famoso scialatielli alle vongole (uma massa com moluscos), limoncello (licor de limão típico da região) e outras especialidades locais. 

Capadócia – Turquia

A Capadócia é uma região histórica e turística da Turquia, localizada no centro-sul do país. A área é famosa por suas formações rochosas, conhecidas como “chaminés de fadas”, cidades subterrâneas, igrejas rupestres, vales verdes e balões de ar quente, que voam pelo céu.

10 lugares para conhecer antes de morrer | 2. Capadócia - Turquia | Conexão123

A Capadócia é um destino turístico completo, único e fascinante

A paisagem da Capadócia é resultado de atividades vulcânicas e erosões que ocorreram ao longo de milhões de anos, transformando-se em uma espécie de paisagem lunar, com formações rochosas ímpares. As “chaminés de fadas” são constituídas por pedras com tamanhos e formas variadas, que parecem ter sido esculpidas à mão, muitas vezes com uma rocha maior no topo, lembrando um chapéu.

As estruturas subterrâneas do local também são atrações imperdíveis. Há mais de 200 cidades, que foram construídas em diferentes épocas e para diferentes fins, desde abrigar a população durante as guerras até servir como depósitos de alimentos. Algumas das mais famosas cidades subterrâneas da Capadócia são Derinkuyu, Kaymakli e Özkonak, e muitas delas são abertas para visitação.

Os passeios de balão de ar quente são uma das atividades mais populares da região e trazem uma experiência emocionante, que tornam o destino imperdível. Voando a uma altitude de até 1 mil metros, os balões proporcionam uma vista incrível da paisagem  “lunar” da Capadócia, incluindo as “chaminés de fadas”, as cidades subterrâneas e seus verdes vales. 

Os passeios de balão geralmente ocorrem ao amanhecer, para que os turistas possam aproveitar as melhores condições climáticas e as melhores vistas.

Veneza – Itália 

Veneza é famosa no mundo todo por conta de sua beleza, história, cultura e romantismo. Localizada no nordeste da Itália, a cidade foi construída em um arquipélago de 118 ilhas, ligadas por pontes e canais, que podem ser navegados.

Os passeios de gôndola são um sucesso local! Eles permitem que turistas apreciem a paisagem de uma perspectiva romântica. É um dos lugares mais procurados na Itália para comemorar o Dia de São Valentim!

Outras atrações populares em Veneza são a Basílica de São Marcos, um exemplo da arte bizantina, e o Palácio Ducal, o qual foi a sede do governo da República de Veneza por mais de 700 anos. Suas praças também são admiráveis, como a Piazza San Marco, uma das mais famosas do mundo. A cidade também tem muitos museus e galerias de arte, como a Gallerie dell’Accademia.

Seus festivais e eventos são memoráveis, como o Carnaval de Veneza, com desfiles de máscaras, música e dança, atraindo visitantes de todo o mundo.

Amsterdã – Holanda

Amsterdã, na Holanda, é conhecida por sua arquitetura histórica, rica cultura artística, fama boêmia e festivais.

Chamada também de “Veneza do Norte”, a cidade europeia teve seus canais eleitos como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2010, e eles são um dos destaques do turismo no local. Os visitantes podem fazer um passeio de barco e apreciar a beleza arquitetônica e cultural da cidade. Os canais mais conhecidos são: 

  • Prinsengracht
  • Keizersgracht
  • Herengracht
  • Jordaan

O município também é famoso devido aos seus museus, incluindo o Rijksmuseum, que abriga obras de arte holandesas famosas, como a “A Ronda Noturna”, de Rembrandt, e o Museu Van Gogh, com uma coleção de obras do famoso pintor.

Seu lado descontraído e boêmio também conquista muitos visitantes. Há um leque de pubs, cafés, bares e antigas cervejarias de marcas famosas. 

Seus muitos festivais, shows e eventos ao longo do ano também são ótimas atrações turísticas. Um exemplo é o festival anual de flores, o “Keukenhof“, que exibe milhões de flores coloridas, hipnotizando visitantes de todo o mundo.

Taj Mahal – Índia

Nas palavras de Jorge Ben Jor: “Taj Mahal, o monumento em homenagem ao amor”.

Localizado em Agra, na Índia, o Taj Mahal é uma construção icônica e um dos locais mais famosos do mundo. A edificação ganhou o título de Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983 em razão do seu forte significado histórico, cultural e simbólico.

Foi construído como um mausoléu pelo imperador mogol Shah Jahan, em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que faleceu durante o parto de seu 14º filho.

O monumento é uma obra-prima com elementos da arquitetura islâmica, tem uma cúpula branca imponente, quatro minaretes esguios e um elaborado portal de entrada. O edifício é feito de mármore branco e pedras preciosas. Dispõe de um grande jardim em frente, com fontes e espelhos d’água que refletem o monumento.

10 lugares para conhecer antes de morrer | 6. Taj Mahal - Índia | Conexão123

O Taj Mahal é um monumento em homenagem ao amor

Não deixe de conferir como visitar o Taj Mahal.

Ilhas Maldivas – Oceano Índico

As Ilhas Maldivas são um destino turístico muito famoso, atraindo visitantes de todo o mundo que buscam praias deslumbrantes, águas cristalinas, recifes de coral intocados e uma rica vida marinha.

Elas são uma nação tropical no Oceano Índico composta por mais de mil ilhas, espalhadas por 26 atóis (recifes de corais nas bordas de vulcões submersos), em formato de anel, e oferecem diversas alternativas para todos os tipos de viajantes.

Lá é possível encontrar resorts de luxo, uma opção para aqueles que buscam privacidade e exclusividade. 

Além das praias paradisíacas, as Maldivas têm uma culinária deliciosa e uma cultura muito rica. Os visitantes podem experimentar pratos tradicionais, como o peixe Maldivas ou o curry de coco, e aprender sobre a história e a tradição do país.

O que fazer nas Ilhas Maldivas

  • Mergulhar com snorkel, nas águas cristalinas, para ver de perto a vida marinha, como corais, tubarões, tartarugas, peixes coloridos e raias
  • Passear de barco para demais ilhas, para praticar atividades como a pesca, observação de golfinhos ou apenas para apreciar o pôr do sol
  • Aproveitar os resorts que oferecem spas com tratamentos exclusivos, massagens relaxantes e ioga 
  • Praticar esportes aquáticos, como surf, kitesurf, windsurf e wakeboard
  • Visitar Malé, a capital das Maldivas, que tem mercados locais, lojas, restaurantes e museus que oferecem um panorama da vida e da cultura local
  • Jantar na praia, oferecido por muitos resorts, com direito a luz de velas e o som do mar como trilha sonora

Parque Harry Potter – EUA

O Parque Harry Potter nos Estados Unidos é um destino turístico emocionante e obrigatório para os fãs da famosa saga. Localizado nos parques temáticos da Universal Studios da Flórida e da Califórnia, ele tem uma variedade de atrações, que fazem os visitantes se sentirem dentro do mundo mágico de Harry Potter.

Na Flórida, o parque é composto por duas áreas temáticas: Hogsmeade, no Islands of Adventure, e Diagon Alley, no Universal Studios Florida. 

Suas atrações incluem as montanhas-russas Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure e Flight of the Hippogriff, o simulador Harry Potter and the Forbidden Journey e o show ao vivo The Tales of Beedle the Bard. Há também áreas temáticas que recriam locais icônicos dos livros e filmes, como Hogsmeade, Hogwarts e Diagon Alley.

O clássico castelo e o famoso Beco Diagonal também estão representados no parque  Universal Studios Hollywood, em Los Angeles. Assim como em Orlando, lá os turistas podem visitar o Ollivanders, a loja de varinhas e o restaurante Three Broomsticks, com bebidas icônicas do universo de Harry Potter, como a cerveja amanteigada.

Os horários dos parques variam de acordo com a temporada, então consulte antecipadamente. O site dá a opção de visitar o parque com data marcada ou com ou data flexível, o valor do ingresso para um dia de visitação está a partir de:

  • Adultos, a partir de 10 anos – US$ 109 (R$ 558,20)
  • Crianças, de 3 a 9 anos – US$ 104 (R$ 532,59)

Grande Barreira de Corais – Austrália

The Great Barrier Reef é uma maravilha natural localizada na costa nordeste da Austrália. Ela é considerada a maior estrutura de corais do mundo, se estendendo por mais de 2.300 km ao longo da costa de Queensland, abrangendo mais de 900 ilhas e abrigando um enorme leque de vida marinha.

Uma das principais atividades para realizar no local é a observação da vida marinha. Os turistas podem ver várias espécies de peixes coloridos, tartarugas, tubarões, raias e outros animais do ecossistema. Existem muitas áreas de mergulho com visibilidade excepcional, permitindo que os visitantes vejam em detalhes os recifes e as criaturas que habitam os corais.

Outras atividades turísticas que podem ser realizadas são mergulho, snorkeling, passeios de barco, observação de animais selvagens e muito mais.

É importante ressaltar que embora a Grande Barreira de Corais seja um local turístico popular, é uma região de importante área de preservação ambiental. Os visitantes devem seguir as orientações locais para evitar danificar os corais e outras formas de vida marinha. 

Muralha da China – China

A Grande Muralha da China é uma obra-prima de arquitetura e engenharia, construída ao longo de vários séculos. Estende-se por mais de 8.800 km, planejada originalmente para proteger a China dos invasores nômades que vinham do norte.

Tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1987 e como a sétima maravilha do mundo moderno, a Muralha da China é hoje uma das principais atrações turísticas da China, possuindo várias seções de visitação. As mais populares são:

  • Badaling: trecho da Muralha mais popular, localizado a 75 km de Pequim.
  • Mutianyu: trecho mais vazio da Muralha, localizado a menos de 90 km de Pequim.
  • Jinshanling: trecho mais afastado, localizado a 140 km de Pequim. 
  • Simatai: trecho com menos restaurações feitas, localizado a 130 km de Pequim. 

Ao todo, a Muralha da China possui 21.196 quilômetros de comprimento, iniciando na província de Gansu e terminando no Golfo de Bohai, atravessando cidades como Pequim, Tianjin e Datong.

Além de caminhar pela Muralha, os visitantes podem desfrutar de uma série de atividades, como passeios de teleférico e tobogã. Algumas seções oferecem atividades como tiro com arco e demonstrações de artesanato tradicional.

Os horários de funcionamento variam de acordo com cada seção, mas, em geral, as mais populares estão abertas das 7h30 às 17h30.

Gostou dos 10 lugares para conhecer antes de morrer? Qual deles você vai escolher para a sua próxima viagem? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Partiu conhecer o mundo?!