Lugares para conhecer

Conheça três destinos internacionais para visitar no Dia do Turismo Ecológico

1 de março de 2023

O Dia do Turismo Ecológico, celebrado mundialmente em 1º de março, é uma data que destaca a importância da natureza e das comunidades cujos meios de sobrevivência estão atrelados à ela, e promove, ainda, a conservação da biodiversidade e a conscientização ambiental.

Para celebrar esse dia, viajantes do mundo todo são convidados a conhecer destinos que oferecem experiências responsáveis, contribuindo para a preservação do planeta.

Venha com o Conexão123 descobrir três lugares pelo globo que oferecem experiências autênticas e sustentáveis. 

Você vai ler sobre

Turismo ecológico

Segundo o WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo – em português), o turismo ecológico representa, atualmente, cerca de 25% do mercado de viagens e turismo. Mas, afinal, o que é turismo ecológico? 

É uma forma de turismo que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura local. A ideia é que, a partir da realização de viagens com esse objetivo, os impactos negativos das atividades turísticas na natureza sejam minimizados e os viajantes ampliem a conscientização a respeito da importância da sustentabilidade para o meio ambiente.

O turismo “comum”, por sua vez, é uma atividade mais ampla, que pode englobar diversas formas de viagem e lazer, como o turismo cultural, o turismo de aventura, o turismo de negócios, entre outros.

Por isso, compreender o que é turismo ecológico e essa diferença entre turismo e ecoturismo é importante para escolher destinos que estejam alinhados com os valores dessa categoria. Ela tem se tornado cada vez mais popular entre os viajantes que buscam experiências autênticas e sustentáveis em destinos naturais ao redor do planeta.

Três destinos internacionais para visitar no Dia do Turismo Ecológico

O Brasil tem uma rica biodiversidade e uma variedade de biomas, que atrai cada vez mais visitantes para o ecoturismo nacional, mas também há diversos outros lugares pelo globo para praticar o turismo ecológico. Hoje, vamos apresentar alguns destinos internacionais que oferecem uma ampla variedade de atividades, desde trilhas ecológicas, observação de animais até mergulhos em rios e mares.

Então siga com o Conexão123 para descobrir onde vivenciar experiências incríveis de forma sustentável e responsável.

Monteverde – Costa Rica

Conheça Monteverde, uma pequena cidade no noroeste montanhoso da Costa Rica, cercada por belezas naturais e únicas. Localizado na América Central, o país é um destino ideal para os amantes do turismo ecológico. A região é conhecida por sua exuberante floresta nublada, onde é possível avistar diversas espécies de animais e plantas raras.

Uma das atividades mais populares em Monteverde é a trilha na Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde. Lá, os visitantes podem caminhar por uma rede de trilhas ecológicas que passam por pontes suspensas e mirantes, além de observar diversas espécies de aves, macacos e preguiças.

Conheça três destinos internacionais para visitar no Dia do Turismo Ecológico | Ponte suspensa próxima ao vulcão Arenal em Monteverde - Costa Rica | Conexão123

Na Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde, há pontes suspensas, onde os visitantes podem caminhar

Outra atração imperdível é a tirolesa, que permite aos turistas atravessar a floresta a uma altura de até 60 metros. Há oportunidade também de fazer rapel, escalada em rochas e caminhadas à noite, para observar animais noturnos.

O melhor período para turismo ecológico em Monteverde é entre os meses de dezembro e abril, que têm clima bom e agradável. O aeroporto mais próximo de Monteverde é San Jose (SJO) – Costa Rica.

Tromso – Noruega

Tromso (originalmente Tromsø) é um destino que não pode faltar na sua lista de lugares onde praticar turismo ecológico. Localizada no extremo norte da Noruega, a cidade é cercada por uma paisagem deslumbrante e oferece diversas opções de atividades ao ar livre para aqueles que querem se conectar com a natureza.

Uma das principais atrações de Tromso é a Aurora Boreal, um fenômeno que ocorre no céu noturno da região, geralmente de outubro a março, e encanta a todos que têm a oportunidade de presenciar suas luzes coloridas dançando na abóbada celestial. Além disso, a cidade tem diversas trilhas para caminhadas, pistas de esqui e passeios de trenó puxado por cães.

Em Tromso você encontra também o turismo responsável de observação de baleias, que é muito popular. Espécies como a baleia jubarte, a baleia-azul e a baleia-piloto são comuns pelo local, e é possível fazer passeios de barco com guias especializados para se aproximar desses majestosos animais em seu habitat.

Conheça três destinos internacionais para visitar no Dia do Turismo Ecológico | Baleia-Piloto com parte do corpo para fora | Conexão123

A baleia-piloto é uma espécie comum de se ver no turismo responsável de observação de baleias em Tromso, na Noruega

Os meses ideais para turismo ecológico em Tromso são de meados de setembro a meados de novembro, período em que a região ainda não está coberta de neve e as temperaturas são mais suaves. Já os turistas que desejam avisar a aurora boreal devem dar preferência para os meses de dezembro e janeiro, quando o fenômeno é mais frequente. A melhor forma de chegar até lá é pelo aeroporto de Tromso (TOS) – Noruega.

Queenstown – Nova Zelândia

Queenstown, na ilha sul da Nova Zelândia, é um verdadeiro paraíso para os amantes do turismo ecológico. A cidade oferece diversas atividades que proporcionam experiências únicas em meio às belezas naturais da região.

Uma das principais atrações de Queenstown é o passeio de barco pelo Lago Wakatipu, que proporciona uma vista incrível das montanhas e demais paisagens ao redor. Também é possível fazer trilhas nas florestas nativas da região, como a trilha Ben Lomond e a Routeburn Track, que são muito populares entre os viajantes.

Conheça três destinos internacionais para visitar no Dia do Turismo Ecológico | vista do Lago Wakatipu, Queenstown - Nova Zelândia | Conexão123

Lago Wakatipu, Queenstown – Nova Zelândia

Para quem gosta de adrenalina, Queenstown oferece diversas opções de esportes de aventura, como bungee jump, paragliding, rafting e skydiving, sempre com vistas espetaculares. Além disso, a cidade tem um forte compromisso com a preservação ambiental e dispõe de diversas opções de turismo responsável e sustentável, como o EcoZip Adventures e a visita ao Jardim Botânico de Queenstown.

Os melhores meses para turismo ecológico em Queenstown são entre novembro e março, período que a cidade recebe mais horas de sol por dia, e a melhor forma de chegar até é pelo próprio aeroporto de Queenstown (ZQN) – Nova Zelândia.

Gostou dos destinos internacionais que escolhemos para comemorar o Dia do Turismo Ecológico? Então conte com a 123milhas e reserve agora seu voo com preços imperdíveis!