Guia turístico

Três dicas do que fazer nas proximidades de Belo Horizonte

30 de março de 2022

Belo Horizonte é uma metrópole rica em cultura, gastronomia, esportes, bares, parques e várias atrações para todos os gostos!

Mas além de BH, a região em torno da capital mineira também tem seus encantos, como os vilarejos ladeados por serras cobertas de verde, várias cachoeiras turísticas e muito mais.

Veja a seguir três dicas do que fazer nas proximidades de Belo Horizonte

 

1. Lavras Novas 

Um dos lugares para ir perto de BH é Lavras Novas, conhecida como a estrela de Ouro Preto, um dos 13 distritos da cidade histórica e fica apenas a 20 km da sede.

Com menos de mil habitantes, o refúgio chama a atenção por seus casarios coloniais coloridos, sua igreja matriz e suas várias cachoeiras para visitação. Um cenário perfeito para quem busca descanso e um lugar mais afastado da cidade. 

A cidade de Lavras está a 1.300 metros de altitude e apresenta temperaturas amenas na maior parte do ano

 

O que fazer em Lavras Novas e Ouro Preto?

Um bom roteiro por Lavras Novas começa explorando a pé o centro da vila, onde você poderá conhecer a maioria das lojinhas de artesanato, a oitocentista Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres e uma variedade de restaurantes para provar o delicioso tempero da culinária mineira. 

À noite você pode tomar uma boa cerveja e curtir os shows ao vivo que acontecem nas calçadas dos bares!

Um detalhe charmoso das ruas do centro de Lavras Novas são as habitações simétricas

E se você curte uma boa aventura, reserve alguns dias para descobrir as atividades em meio à natureza de Lavras Novas, como: trilhas, cavalgadas e esportes radicais na mata.

A Pedra do Equilíbrio é mais uma atração que surpreende os visitantes por seu aspecto instável que harmoniza com a paisagem. O local costuma ser um queridinho dos turistas, pois rende fotos incríveis!

A pedra fica situada em um trecho de terra a 2 km do centro de Lavras Novas.

Três dias costumam ser o bastante para visitar os principais atrativos do distrito e com mais dois dias você ainda pode incluir um passeio por Mariana, que foi a primeira capital oficial de Minas Gerais e tem mais de 300 anos de história. O município fica situado a apenas 30 km de Lavras Novas.

Outro ponto espetacular para descobrir nessa região é Congonhas, destino conhecido pelas esculturas dos profetas, esculpidas em pedra-sabão por Aleijadinho. O destino fica a 50 km de Lavras Novas. 

A Pedra do Equilíbrio pode gerar pontos de ilusão de ótica dependendo do ângulo que a observa em Lavras Novas

Outro ponto turístico de destaque na região é o Mirante da Pedra que guarda uma das mais belas vistas para a cidade. De lá também é possível registrar belas fotos da paisagem natural.

Dentre as cachoeiras mais bonitas de Lavras Novas estão as quedas d’água dos Namorados, Rapel, Cachoeira Três Pingos e a Cachoeira dos Prazeres. Elas ficam localizadas a aproximadamente 6,5 km do centro da cidade. 

Mas, por serem locais de mata nativa, é recomendado que o acesso seja feito com o acompanhamento de um guia.

Lavras Novas tem um circuito especial de cachoeiras para conhecer!

Porém, se você quer conhecer um lugar de mais fácil acesso, basta seguir cerca de 8 km de carro até a Represa do Custódio. O ponto é cercado por natureza e possui uma pequena lagoa formada em razão da construção de uma hidrelétrica na região.

A represa do Custódio é um refrescante ponto de encontro em Lavras Novas

Lavras Novas e Ouro Preto ainda oferecem mais trajetos naturais quase intocados, como a Pedra Sabão por Santa Rita, ou as matas de Santo Antônio do Salto, onde está localizado o deslumbrante Cânion do Funil, um dos cenários preferidos dos praticantes de trekking no estado. 

A beleza do Cânion do Funil, em Ouro Preto, é uma das mais espetaculares da região próxima à Belo Horizonte

A região ainda é muito propícia para passeios de quadriciclo, motocross, jeep ou quadcross Busque hospedagem em Ouro Preto aqui e saiba mais sobre como curtir esses passeios na região.

 

2. Casa Branca

Separe um dia de imersão no mundo das artes em visita a Inhotim, que fica a 40 km de Casa Branca

Casa Branca está situada na área rural da cidade de Brumadinho e é um excelente destino para os amantes da natureza.

Localizada a 34 km de distância de Belo Horizonte, o povoado fica ao entorno do Parque Estadual Serra do Rola Moça, uma das mais importantes áreas verdes de Minas Gerais.

As primeiras casas da vila surgiram para o abastecimento das expedições dos tropeiros e dos mineradores de esmeraldas e ouro na região. Hoje é um ponto turístico bastante procurado, pois possui um clima agradável devido ao relevo montanhoso e oferece várias opções de passeio.

Caminhe por trilhas de intensidade moderada ou difícil na Serra do Rola Moça

Casarões rurais e diversas opções de hospedagem ficam entre o relevo montanhoso do distrito de Brumadinho. O clima agradável também favorece a prática de esportes de aventura, caminhadas ecológicas, visita aos mirantes, passeios de bicicleta e muito mais!

Para compor a aura charmosa do lugar, bares e restaurantes oferecem gastronomia mineira e variada programação musical.

Várias lojas de artesanatos oferecem peças típicas de Minas Gerais, feitas de cerâmicas, fibras de bananeira, bambus, tecidos, palhas, papéis e biscuits. 

Aproveite e reserve o dia de passeio em Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea e jardim botânico a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brumadinho.

 

O que fazer em Casa Branca

No século XVIII, o Forte de Brumadinho era uma área de trânsito de pessoas e mercadorias. Agora restam as Ruínas do Forte, um lugar com paredões de pedra bem conservados, que guardam segredos e mistérios do período colonial e fazem parte do Conjunto Histórico e Paisagístico da Serra da Calçada. 

Visite as Ruínas do Forte de Brumadinho durante o dia por causa da ausência de iluminação da área  /Crédito: Prefeitura de Brumadinho

As Ruínas do Forte ficam no Condomínio Retiro das Pedras e o acesso é feito pela BR-040, km 548, na Alameda das Azaleias. 

Conheça os monumentos históricos do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba: região rica em igrejas, museus e quilombos 
Crédito: Prefeitura de Brumadinho

Outro ponto que vale a pena conhecer é um dos mais importantes acervos de peças relacionadas à escravidão no Brasil e está no Museu do Escravo, localizado em Belo Vale, na região do Circuito Turístico de Veredas do Paraopeba.

O museu conta com mais de 3.500 itens da época da escravidão, expostos no prédio construído no período colonial, composto de seis salas e o pátio ladeado por senzala e pelourinho. 

O turismo histórico ainda passa pela Fazenda dos Martins, datada do século XVIII. Além da herança do congado na comunidade Quilombo do Sapé e da arquitetura secular e devoção religiosa na Igreja Nossa Senhora de Piedade. 

Com águas cristalinas e boas para banho, a Cachoeira da Ostra tem acesso livre e fica a 58 km de Belo Horizonte
Crédito: Prefeitura de Brumadinho

As montanhas fazem de Casa Branca um excelente ponto para praticar ecoturismo em Minas Gerais, pertinho da capital mineira. Dá para encher o corpo de boas energias com cavalgadas, arvorismo, tirolesa, rapel, mountain bike, off road e voo livre. 

Um dos destinos mais procurados de Casa Branca é a Cachoeira da Ostra e a Cachoeira da Pedra Furada, que estão separadas por apenas 100 metros.

O ponto de partida para chegar até elas começa na Praça de São Sebastião, a principal no vilarejo. 

Quando o sol nascer, pegue a trilha que sai na rua calçada, chamada Canela de Ema. Após passar a ponte, vire à esquerda na bifurcação. Continue na estrada até o final ao pé da serra, onde é possível ter uma vista privilegiada da paisagem no Mirante Morro dos Veados. 

O percurso é feito a pé por 8 km entre ida e volta, cerca de três horas de caminhada. Por isso o nível de dificuldade é considerado alto. 

O Templo Budista Dawa Drolma recebe praticantes de meditação e apaixonados por arquitetura

Situado em uma região de belas montanhas, o Templo Budista Dawa Drolma atrai quem está em busca de um caminho espiritual aliado a bela cultura asiática.

O espaço projetado com arquitetura tibetana abriga várias pinturas e estátuas de budas. As visitas ao templo acontecem diariamente, com programação variada de meditação e outras atividades. Localizado no condomínio Aldeia da Cachoeira, na Alameda Catucaba, em Casa Branca. 

 

Como ir de Belo Horizonte para Casa Branca

A melhor forma de chegar à Casa Branca, em Brumadinho, a partir de Belo Horizonte, é seguir pela rodovia BR-040. Saia do BH Shopping até o Posto Chefão, no bairro Jardim Canadá, no município de Nova Lima. 

Em seguida, continue pela direita na Avenida Montreal e vá até a entrada do Parque Estadual Serra do Rola Moça. E mantenha-se em frente por aproximadamente 9 km até a praça central do povoado de Casa Branca. 

 

3.Lapinha da Serra

Localizado próximo a Serra do Cipó, Lapinha da Serra é um charmoso distrito de Santana do Riacho, aproximadamente a 125 km de Belo Horizonte. Repleto de rios, cachoeiras e pinturas rupestres, o vilarejo está na rota dos destinos com paisagens naturais mais desejados de Minas Gerais. 

O destino de Lapinha da Serra tem história ligada aos tropeiros que usavam a região como ponto de apoio durante o percurso para exploração de diamantes. Alguns desses colonizadores se instalaram no local e, por volta de 1759, construíram uma capela e mais pousadas, onde muitas famílias foram se estabelecendo.

A Lapinha da Serra é um paraíso natural e sagrado perfeito para se desconectar da agitação no centro urbano de Belo Horizonte

Para desfrutar do belíssimo cenário cheio de montanhas da Lapinha da Serra, uma das opções é tomar um banho refrescante na Cachoeira do Lajeado. Com nível de dificuldade mediano, ela fica a cerca de duas horas de trilha, mais ou menos 12 km (ida e volta).

A cachoeira possui uma queda d’água com mais de 40 metros de altura e um poço pouco sombreado para se banhar em águas cristalinas e agradáveis. 

A Cachoeira do Lajeado está entre as mais bonitas de Lapinha da Serra

Você também pode conhecer um Sítio Arqueológico preservado em Lapinha da Serra. O local possui registros rupestres com mais de 7 mil anos.

Fica no sopé do Pico Breu, em uma região onde se pode chegar por trilha de caminhada e, na época de cheia do rio, por meio de um lindo passeio de barco. A entrada custa cerca de R$ 25 por pessoa. 

A melhor época para visitar a Lapinha da Serra é durante a seca, que vai de maio a setembro. Chuvas escassas e o visual colorido dos jardins naturais chamam a atenção nessa época do ano.

Vale destacar que nos meses de dezembro a março, o aumento no volume de água dos rios e cachoeiras torna o ambiente um pouco perigoso e de difícil acesso.

As pinturas rupestres pertencentes ao Sítio Arqueológico de Lapinha da Serra revelam os traços dos primeiros artistas da região

Os topos na Lapinha da Serra também são ideais para admirar e explorar o destino, especialmente se a sua intenção de viagem é a prática de esportes ligados ao ecoturismo.

Um dos mais desafiados na região é o Pico da Lapinha, segundo ponto mais alto da Serra do Cipó, com 1.686 metros. 

O percurso até o lugar tem aproximadamente 10 km contabilizando ida e volta. Possui trilha com desvios e pontos de descanso em cachoeiras e corredeiras, como a do Rapel e a do Paraíso. É uma ótima localização para realizar escaladas e descidas. 

O visual no topo do Pico da Lapinha é panorâmico para a região de Santana do Riacho

Ainda na pegada dos esportes radicais, o stand up paddle é uma modalidade que faz sucesso na Lapinha da Serra. Você pode aproveitar os pontos que oferecem aluguel de equipamentos e instrutores especializados para quem deseja se aventurar no local. 

Mas, caso prefira realizar um passeio mais tranquilo, a Lapinha da Serra também é um destino muito procurado pelas pousadas aconchegantes e relaxantes, com estadias repletas de comodidades! Dentre elas, a lareira e o serviço gastronômico com carta de vinhos permitem curtir o friozinho em uma viagem a dois ou mesmo com família e amigos.

Como ir para a Lapinha da Serra MG?

A maneira mais fácil de chegar até a Lapinha da Serra de carro, a partir de BH, é seguir pela Rodovia MG-010, sentido Lagoa Santa.

De ônibus, existem opções partindo da Rodoviária de Belo Horizonte que cumprem o trecho até Santana do Riacho pelo preço médio de R$ 40. 

Do distrito até os pontos na Lapinha, o trajeto precisará ser completado por transporte particular, com o serviço de transfer.

Para quem vem de outros estados, a principal opção é desembarcar no Aeroporto de Confins e de lá seguir o trajeto indicado de automóvel individual ou coletivo. Conheça dicas de onde ficar na Serra do Cipó.

Viu só, não é preciso ir muito longe para curtir um visual incrível e aproveitar muitas atrações e beleza natural!

Comece já a planejar a sua viagem ao entorno da capital mineira com a gente! Confira também as nossas dicas de hotéis próximos a BH para fugir da rotina.