Guia turístico

Tem que ir para Belo Horizonte e se encantar com a sua vida noturna

5 de fevereiro de 2022

Belo Horizonte é conhecida por ser a capital dos bares, então não podia faltar algumas dicas da nossa terra natal sobre como explorar a noite belorizontina. São várias opções, de valores diferentes, que valem a visita, seja para tomar uma cerveja gelada ou para conhecer a gastronomia de BH. Então, vem com a gente saber  por que você tem que ir para Belo Horizonte e se encantar com a sua vida noturna.

 

Maletta

Começando pelo centro da capital mineira, o Maletta é um prédio icônico que foi construído em 1957. Além de famoso ponto comercial, com papelarias, lan houses, costureiras e sebos de livros, a noite do Edifício Arcângelo Maletta é cheia de atrações. Sua varanda, com vista para o centro da cidade, é uma ótima pedida para tomar aquele chopp gelado.

Para jantar, indicamos a icônica Cantina do Lucas. Tombada pelo patrimônio histórico de Belo Horizonte, é um ponto de encontro desde 1962. Com ar de cantina italiana antiga e pequenas mesas no salão, o local é uma experiência única. Experimente a parmegiana, considerada a melhor da cidade!

Depois de degustar uma comida deliciosa, suba as escadas rolantes (que nunca funcionam! risos) para o segundo andar do prédio e vá ao Dub para curtir o fim de noite. A carta de bebidas é fenomenal, com drinks autorais e clássicos, como o Scarlet, que leva uísque e frutas vermelhas.

DUB no Maletta

Mas se você gosta de algo mais tranquilo, escolha o Graffica Gastrobar. De dia, Gráfica Exemplo. À noite, um barzinho cheio de estilo e com petiscos maravilhosos em um cantinho privilegiado da varanda do Maletta.

A decoração é toda feita com itens de gráfica. Você pode se sentar em uma guilhotina de papel ou em uma máquina off set e tomar sua cerveja. Um lugar diferente e super bacana para curtir a noite.

Graffica Bar no Maletta

 

Rua Sapucaí

Bem próxima ao centro da cidade, atravessando o belíssimo Viaduto Santa Tereza, está a Rua Sapucaí, que tornou-se um point da noite belorizontina. É uma rua de calçamento irregular e cheia de delícias da gastronomia local.

A vista é um espetáculo à parte, com os prédios no horizonte, o conjunto arquitetônico da Praça da Estação e as obras do Circuito Urbano de Arte (CURA) enfeitando o cinza do centro.

Viaduto Santa Tereza

O primeiro estabelecimento a se firmar nesse corredor gastronômico foi a Salumeria Central, do chef Massimo Battaglini. A casa é especializada em embutidos, além dos pratos brasileiros como a feijoada e o mexido. O local é charmoso e tem uma carta de drinks excepcional.

Um pub dançante com ginga de botecagem. É assim que se identifica o Mi Corazón. A agenda cultural do local é animada, com shows e DJs para você curtir a noite. Além disso, você pode se deliciar com as comidas da chef Mika Costa.

Tudo isso acompanhado de um gelado Xeque Mate, a bebida da vez criada por belorizontinos, feita de rum, chá mate e limão.

 

Mercado Novo

Construído em 1960 para ser um complemento do Mercado Central de BH, foi esquecido no tempo, com poucas lojas e um ar de tristeza, até que em 2018 alguns negócios locais escolheram seus andares para ressignificar o local que hoje abriga um dos restaurantes e bares mais descolados da capital.

Tudo começou com a Distribuidora Goitacazes, uma cervejaria que nasceu no bairro Pompeia e trouxe para o centro toda a sua bossa e torneiras de chope.

Junto com a distribuidora, veio a Cozinha Tupis, um local com ares de passado, mas sabores modernos. Todas as cervejas são de produção própria e alguns drinks também estão no cardápio. A comida tem cara de casa de vó, com pão com manteiga e carne de lata, uma delícia!

Além de todo esse fuzuê gastronômico, aqui você encontra algumas lojinhas como brechó, loja de itens para fotografia analógica, presentes, tabacaria… vale a pena visitar o Mercado Novo durante o dia e ficar para a noite badalada do local.

Na Rotisseria Central você já é recebido com um carrinho de pipoca cheio de torresmo. Do chef Djalma Victor, dono do Osso, um restaurante premiado de BH, esse local despretensioso tem um cardápio que varia a cada dia. Os pratos são definidos pelos melhores ingredientes do mercado, mas a língua na brasa e o sanduíche de coração são sempre encontrados por aqui.

 

Savassi

Se BH é a capital nacional dos bares, muito desse título tem a ver com a Savassi. Um bairro típico da boemia na cidade, são tantos bares que seria necessário dias e dias para visitar todos.

O bairro é um charme, com sua praça cheia de estabelecimentos comerciais, mas com aquele arzinho gostoso de natureza. Muitas árvores e um conjunto arquitetônico bonito fazem da Savassi um ótimo destino para bater perna e ver de perto como os belorizontinos vivem.

Vista aérea da praça da Savassi

Em um casarão próximo à praça Diogo de Vasconcelos fica o Savá Pub. Uma portinha abaixo de um restaurante clássico de BH abriga torneiras de chope maravilhosas e ótimos hambúrgueres. A casa é pequena e muitas vezes os clientes ficam na calçada apreciando sua cerveja. Os hambúrgueres são de babar, com opções como o Brie Burger, que tem queijo brie e geleia de bacon.

E, como diz o ditado, já que Minas não tem mar… eu vou pro Baiana do Acarajé! Esse bar e restaurante especializado em quitutes da Bahia é tão famoso que tem duas casas na Savassi, quase de frente uma para a outra.

São mais de 18 mil clientes por mês, mesmo em épocas mais tranquilas. A Casquinha de Siri é o carro chefe da casa, acompanhada de uma boa cerveja gelada. Sente-se na calçada e observe a movimentação na parte mais movimentada da região, um quarteirão fechado cheio de charme.

Se a sofisticação, a comida boa e a literatura são a sua paixão, visite o Café com Letras. Uma cafeteria com livros expostos para você apreciar as delícias da cozinha acompanhado de uma boa leitura. À tarde, um café descolado e, à noite, um barzinho com os melhores drinks da região, como o Cosmopolitan, que é divino.

Conforto e bom gosto em um só lugar, você não pode deixar de conhecer essa casa tradicional da Savassi!

Deu pra perceber que a noite de BH é, sem dúvidas, um dos principais motivos do porquê tem que ir para Belo Horizonte e se encantar com a sua vida noturna? Então faça já as malas e #partiuBH.