Notícias

Queijo canastra é escolhido o melhor do mundo em plataforma colaborativa online

23 de junho de 2022

A culinária de Minas Gerais, mundialmente reconhecida, comemora uma nova conquista nesta semana. O queijo Canastra apareceu na primeira posição em uma lista com os 50 melhores queijos do mundo, elaborada pelo TasteAtlas, que se intitula “o atlas da comida mundial”.

Fomentando o turismo gastronômico no estado, os queijos artesanais mineiros tiveram seus processos de produção, que remontam a mais de dois séculos, preservados pelos produtores e são reconhecidos como patrimônio imaterial brasileiro desde 2008. 

Confira como o ranking foi elaborado e conheça as principais características do queijo Canastra.

 

Você vai ler sobre

 

Canastra aparece na primeira posição em lista de melhores queijos

De Minas para o mundo. O queijo Canastra apareceu na primeira posição em uma lista com os 50 melhores queijos de diversos países do globo, elaborada pelo TasteAtlas, que se intitula “o atlas da comida mundial”.

Queijo Canastra é eleito o melhor do mundo | plataforma colaborativa TasteAtlas | Conexão123

Usuários da plataforma colaborativa online, TasteAtlas, elegeram o queijo Canastra como o melhor do mundo

 

O ranking foi divulgado na terça-feira, 21 de junho, nas redes sociais do site e colocou a iguaria mineira à frente de queijos mundialmente conhecidos como grana padano, pecorino e gorgonzola. E mais: o Canastra foi o único de produção brasileira a figurar entre os 50 primeiros colocados da lista.

O TasteAtlas é uma plataforma colaborativa, nos mesmos moldes do Wikipedia, em que os próprios usuários vão alimentando as páginas, enviando fotos, comentários e atribuindo notas a pratos e iguarias do mundo todo.

Embora os critérios da avaliação não sejam claros, a notícia é para comemorar. No Instagram do TasteAtlas, entusiastas do queijo mineiro elogiaram a primeira colocação do Canastra. “Orgulho de ser Canastrer!”, escreveu um usuário, animado. 

Conheça um pouco mais sobre o queijo Canastra

O queijo Canastra ficou tão famoso que o seu modo de produção é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio cultural imaterial brasileiro desde 2008. 

Muitos acreditam que Canastra é um tipo de queijo, mas, na verdade, é o nome do local em que a iguaria é produzida: Serra da Canastra, no sudoeste mineiro. Só podem ser chamados assim os produtos feitos lá na região, de forma artesanal, com leite cru e sem pasteurização. 

Queijo Canastra é eleito o melhor do mundo | Produção dos queijos artesanais de MG é reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional | Conexão123

O modo de produção artesanal do queijo Canastra é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

 

A história deste laticínio remonta à época do Ciclo do Ouro, quando Minas ainda era uma capitania hereditária e atraia muitos imigrantes portugueses. Até os dias de hoje, os produtores ainda respeitam os tradicionais processos, realizados em pequenas propriedades da agricultura familiar.

Traduzindo em números, a produção de queijos artesanais em Minas Gerais chega a 85 mil toneladas ao ano, gerando emprego e renda para cerca de 30 mil famílias e faturando R$ 1,1 milhão por ano, segundo a Empresa de Assistência Técnica Rural (Emater-MG).

De acordo com a Associação dos Produtores de Queijo da Canastra (Aprocan), “aqui na região ainda fazemos o queijo do mesmo jeito, mantendo uma tradição de mais de 200 anos. Seguimos as normas e boas práticas exigidas para a produção de queijo artesanal, para garantir um produto de alta qualidade”.

Parte importante da identidade gastronômica mineira, o produto tem até uma data comemorativa. Em 16 de maio, o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais celebra essa tradição secular e visa cultivar e preservar os modos de produção tradicionais.

Raphael Ursino, colunista do Conexão123, elaborou um conteúdo especial com três lugares em BH para experimentar o legítimo queijo canastra.

 

Turismo gastronômico na Rota do Queijo da Canastra

O turismo gastronômico é um dos destaques do estado de Minas Gerais. A culinária mineira tem fãs por todo o Brasil e pelo mundo! 

Para quem deseja conhecer os processos artesanais e os principais produtores do queijo, visitando as propriedades onde são feitos, pode criar um roteiro para visitar a Rota do Queijo da Canastra. 

O circuito engloba cidades interessantes como São Roque de Minas, Delfinópolis, Piumhi, Vargem Bonita e Bambuí e oferece, além da cena gastronômica, belas paisagens naturais, como as do Parque Nacional da Serra da Canastra. 

Para conhecer esse e outros destinos incríveis do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite os melhores descontos em hospedagens, passagens e pacotes para sua viagem.