Guia turístico

Onde ir em Trancoso: guia sobre o distrito baiano

29 de janeiro de 2022

Conhecido pelo aspecto rústico, praias de areia branca e mar morno, Trancoso é um dos destinos mais procurados para férias relaxantes. Esse distrito de Porto Seguro virou um dos queridinhos de uns tempos pra cá e com toda a razão! É um paraíso! Motivos para conhecer é o que não faltam, e quem vai sempre quer voltar. Bateu curiosidade? Venha com a 123milhas e saiba onde ir em Trancoso!

 

Praia dos Coqueiros

A Praia dos Coqueiros é uma das mais centrais de Trancoso, e muito frequentada por turistas. Fica a dez minutos de caminhada do Quadrado e o acesso é super tranquilo! 

A Praia dos Coqueiros possui o acesso mais fácil e se destaca pelas piscinas naturais.

O mar é calmo e, principalmente quando a maré está baixa, são formadas lindas piscinas naturais. Perfeito para relaxar sem preocupações, ainda mais para quem tem crianças.

A praia tem ótima estrutura de quiosques, onde você pode experimentar as delícias típicas da Bahia. Duas ótimas indicações são a Cabana da Silvana e Cia e a Barraca do Jonas. 

Na Silvana e Cia você pode usufruir dos sofás e cadeiras disponíveis para descansar enquanto se delicia com o cardápio. Os peixes e frutos do mar são frescos e com ótimos ingredientes. O peixe frito é um dos favoritos! Quem gosta de bons drinks e cerveja gelada não irá se decepcionar.

Para quem adora camarões, a Barraca do Jonas é o lugar! As opções com esse fruto do mar são deliciosas e agradam a todos, junto com o caranguejo. Para beber, a caipirinha é a especialidade da casa!

Ambos os estabelecimentos acima, contam com estrutura de banheiros e duchas para os clientes.

 

Praia dos Nativos

A praia mais movimentada e badalada de Trancoso é a dos Nativos. Também fica na região central, e é conhecida pelas belas palmeiras, em um cenário paradisíaco. Tem um trecho dela em que há o encontro do rio com o mar, então você pode aproveitar tanto a água doce quanto a salgada. 

A Praia dos Nativos é a mais frequentada de Trancoso.

Para quem quer ficar no grande agito da praia, a dica é procurar pelo Flyclub. O destaque desse beach club é o DJ, que costuma atrair o público jovem. É lá que acontecem várias festas! Para completar o pacote, ainda tem ótimas comidas e drinks no cardápio. 

 

Praia do Espelho

Um pouco mais distante, porém imperdível, está a Praia dos Espelhos. O apelido veio porque a água cristalina reflete o céu e as falésias nos dias com bastante sol. Um espetáculo! Alguns dizem que é uma das praias mais bonitas do Brasil. 

Não deixe de conhecer a deslumbrante Praia do Espelho, que fica entre as vilas de Trancoso e Caraíva.

Por não ser tão próxima ao centro, não costuma ser tão movimentada. Alguns trechos da areia, principalmente os que tem quiosques, costumam ter mais pessoas. Se você estiver em busca de um local mais vazio, ou até mesmo deserto, basta caminhar um pouco, e logo encontrará espaços tranquilos. 

A maré baixa é o melhor momento para aproveitar o mar, pois a água fica bem calma e várias piscinas naturais se formam. Outra curiosidade é que os quiosques não oferecem sombrinhas, uma vez que essa função é cumprida pelos próprios coqueiros da praia. A perfeita tradução do paraíso!

Para ter a melhor visão do espelho e tirar belas fotos, a dica é subir nas falésias para ver a água de cima.  

 

Quadrado

É no Quadrado que tudo acontece em Trancoso. Este ponto do vilarejo é uma praça retangular, com uma igrejinha branca e várias casinhas coloridas. A Igreja de São João Batista foi erguida em 1815 e é lindíssima! Logo atrás dela, tem um mirante com a vista mais bonita das praias. 

A igrejinha é o cartão postal da cidade.

As casinhas são ocupadas por pousadas, lojas, restaurantes, cafés, dentre outros estabelecimentos. A maioria fica fechada durante o dia, e é após o entardecer que o Quadrado ganha movimento. 

Aproveite para caminhar pelas casinhas e ver o que elas têm a oferecer. É onde você pode encontrar lindos artesanatos, roupas de praia, bolsas e lembrancinhas de viagem. Também é o melhor lugar para tomar um bom drink e comer petiscos baianos. 

O melhor local para comprar artesanato é no Quadrado.

Tanto moradores quanto turistas se reúnem na praça, e a atmosfera é bem agradável. É uma ótima oportunidade para conhecer as pessoas da região e até mesmo pegar algumas dicas do que fazer por lá

Aposto que deu vontade de ir ver de pertinho este paraíso, certo? Que tal descobrir mais sobre a gastronomia local? Vem conferir tudo o que você tem que comer em Trancoso!