Notícias

Serviço de bordo é liberado pela Anvisa em voos nacionais

17 de maio de 2022

O serviço de bordo tem data marcada para retornar durante os voos nacionais: 22 de maio. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou a atualização das medidas de proteção coletiva contra a Covid-19. A flexibilização das regras sanitárias mostra que, aos poucos, o setor do turismo presencia um momento de retomada, após dois anos de pandemia. 

 

Você vai ler sobre


Retomada do serviço de bordo em voos domésticos 

O avanço da vacinação contra o coronavírus tornou possível a flexibilização de algumas medidas de proteção sanitária em diversos setores, inclusive na aviação. 

A partir de 22 de maio, os passageiros contarão com a retomada do serviço de bordo para voos nacionais, conforme alteração da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 456/2020. A novidade foi divulgada pela Anvisa em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pela Covid-19. 

O cenário epidemiológico atual pontua o risco reduzido de exposição do viajante ao vírus. Porém o uso de máscara nos aeroportos e aeronaves se mantém obrigatório, sendo considerado um meio fundamental para manutenção das novas medidas de segurança.  

A Anvisa ainda recomenda que o serviço de bordo seja realizado da forma mais breve possível. Além de os resíduos sólidos gerados serem recolhidos rapidamente após a alimentação do turista e descartados corretamente.

Serviço de Bordo é liberado pela Anvisa em voos nacionais | Mulher no avião | Conexão123

O serviço de bordo para voos no Brasil vai retomar em 22 de maio

 

Atualização das medidas de proteção coletiva 

Além do retorno do serviço de bordo, outros procedimentos foram atualizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Confira as novas ações:

  • Permissão para retirada da máscara para alimentação;
  • Retorno do uso da capacidade máxima das aeronaves para transporte de passageiros;
  • Retirada da restrição da desinfecção do avião apenas vazio.

Além disso, algumas regras permanecem para que haja cautela com a retomada e segurança no decorrer da viagem de avião. O distanciamento físico entre os passageiros será mantido, sempre que possível, justamente porque a melhor forma de evitar o contágio é manter-se afastado em ambientes confinados. 

Outra maneira de contribuir com a saúde dos viajantes será prosseguir com o desembarque por fileiras, a fim de impedir aglomeração dentro do avião. Os avisos sonoros também permanecerão, mas serão ajustados ao momento pandêmico atual. 

Para que a viagem seja proveitosa, o turista pode continuar com as medidas de proteção coletiva, como o uso de máscaras em ambientes fechados. Mais uma opção que auxilia é contar com seguro-viagem, durante a estada no destino. 

Cuidar de cada detalhe para que sua experiência seja perfeita faz parte da atuação da 123milhas. Conte com a gente para comprar passagens aéreas em promoção ou escolher pacotes de viagem