Serviço de bordo é liberado pela Anvisa em voos nacionais
O serviço de bordo tem data marcada para retornar durante os voos nacionais: 22 de maio. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou a atualização das medidas de proteção coletiva contra a Covid-19. A flexibilização das regras sanitárias mostra que, aos poucos, o setor do turismo presencia um momento de retomada, após dois anos de pandemia.
Você vai ler sobre
Retomada do serviço de bordo em voos domésticos
O avanço da vacinação contra o coronavírus tornou possível a flexibilização de algumas medidas de proteção sanitária em diversos setores, inclusive na aviação.
A partir de 22 de maio, os passageiros contarão com a retomada do serviço de bordo para voos nacionais, conforme alteração da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 456/2020. A novidade foi divulgada pela Anvisa em virtude do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) pela Covid-19.
O cenário epidemiológico atual pontua o risco reduzido de exposição do viajante ao vírus. Porém o uso de máscara nos aeroportos e aeronaves se mantém obrigatório, sendo considerado um meio fundamental para manutenção das novas medidas de segurança.
A Anvisa ainda recomenda que o serviço de bordo seja realizado da forma mais breve possível. Além de os resíduos sólidos gerados serem recolhidos rapidamente após a alimentação do turista e descartados corretamente.
Atualização das medidas de proteção coletiva
Além do retorno do serviço de bordo, outros procedimentos foram atualizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Confira as novas ações:
- Permissão para retirada da máscara para alimentação;
- Retorno do uso da capacidade máxima das aeronaves para transporte de passageiros;
- Retirada da restrição da desinfecção do avião apenas vazio.
Além disso, algumas regras permanecem para que haja cautela com a retomada e segurança no decorrer da viagem de avião. O distanciamento físico entre os passageiros será mantido, sempre que possível, justamente porque a melhor forma de evitar o contágio é manter-se afastado em ambientes confinados.
Outra maneira de contribuir com a saúde dos viajantes será prosseguir com o desembarque por fileiras, a fim de impedir aglomeração dentro do avião. Os avisos sonoros também permanecerão, mas serão ajustados ao momento pandêmico atual.
Para que a viagem seja proveitosa, o turista pode continuar com as medidas de proteção coletiva, como o uso de máscaras em ambientes fechados. Mais uma opção que auxilia é contar com seguro-viagem, durante a estada no destino.
Cuidar de cada detalhe para que sua experiência seja perfeita faz parte da atuação da 123milhas. Conte com a gente para comprar passagens aéreas em promoção ou escolher pacotes de viagem!