Lugares para conhecer

Conheça quatro cidades brasileiras em que se fala outro idioma

24 de julho de 2023

O Brasil é um país conhecido por sua rica diversidade cultural, e essa pluralidade se reflete também na variedade de idiomas falados em suas diferentes regiões. Sim, o português não é a única língua usada para se comunicar por aqui!

Existem cidades brasileiras em que se fala outro idioma, e conhecê-las é explorar novas culturas e vivenciar experiências enriquecedoras.

O Conexão123 te leva para uma viagem por cidades brasileiras que vão além do português e proporcionam a oportunidade única de explorar tradições estrangeiras sem sair do país.

Conheça com o Conexão123

Destinos multiculturais no Brasil

Você já sonhou em falar outro idioma? Seja inglês, espanhol ou francês, esse é um objetivo de diversas pessoas por aqui.

Para quem não sabe, o Brasil é o único país da América que tem a língua portuguesa como idioma oficial. O que muitos também desconhecem é que existem outros idiomas falados na nossa nação. 

É isso mesmo, existem cidades brasileiras em que cerca de 90% da população fala outra língua.

Visite 4 cidades brasileiras em que se fala outro idioma | Família reunida em um carro pronta para viajar | Conexão123

Tem coisa melhor do que Viajar de carro com a família e conhecer novas culturas?

Neste tópico, mergulharemos em destinos brasileiros que são verdadeiros tesouros linguísticos. Além disso, são centros turísticos muito agradáveis, alguns inclusive com clima europeu.

Com o 123carros, você pode cair na estrada para conhecer esses destinos. Alugue um carro com muita facilidade e praticidade. A depender da cidade onde formalizar o aluguel, você pode devolver o veículo em uma agência em outro município, por exemplo. 

Se você se interessou em conhecer essas cidades que falam outro idioma no Brasil, saiba que elas oferecem aos visitantes a oportunidade de vivenciar outras línguas e culturas de maneira autêntica. Acompanhe.

Bento Gonçalves (RS)

Uma das cidades brasileiras que falam outro idioma fica no Rio Grande do Sul: estamos falando da bela Bento Gonçalves.

Em meados dos anos de 1870, os primeiros imigrantes italianos chegaram ao estado, formando o que seria uma “Itália fora da Itália”, no fim do século XIX.

Muitos abandonaram o próprio país para fugir da grande crise agrícola. As chamadas “colônias imperiais”, formadas nos primeiros anos em que os italianos chegaram ao Sul do país, foram erguidas nos locais onde ficam as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi, Caxias do Sul e Veranópolis.

Aliás, a influência italiana é tão grande na região que desde 2015, após sessão realizada na Câmara dos Vereadores de Bento Gonçalves, o “talian”, dialeto italiano falado pelos habitantes da cidade, passou a ser considerada a língua cooficial do município. 

Visite 4 cidades brasileiras em que se fala outro idioma | Fábrica construída em estilo antigo na cidade de Bento Gonçalves, no RS | Conexão123

A capital brasileira do vinho, Bento Gonçalves, é um destino perfeito para quem gosta de passeios culturais

A capital brasileira do vinho, como a cidade gaúcha é conhecida, abriga até hoje uma grande colônia italiana. Além de desfrutar dos deliciosos vinhos produzidos na região, os visitantes têm a oportunidade de vivenciar a cultura italiana e o idioma talian. 

É possível encontrar estabelecimentos, como restaurantes e lojas, onde é comum ouvir o dialeto. 

Para chegar a Bento Gonçalves, uma excelente opção é a viagem de carro, aproveitando as belas paisagens da Serra Gaúcha.

A cidade se destaca na promoção de feiras e grandes eventos relacionados a bebidas derivadas da uva. E o lugar tem rotas turísticas nostálgicas, como os passeios de Maria-Fumaça pela Serra Gaúcha.

  • Passeio pela Maria Fumaça e Epopeia Italiana

Esse passeio tem um charme todo especial. O visitante embarca em um trem a vapor que percorre a ferrovia entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa e assiste apresentações culturais com tradições italianas que animam os vagões. O viajante faz uma tremenda imersão na cultura dos imigrantes. 

A história é contada na Epopeia Italiana: um espetáculo com nove cenários em tamanho real que retrata a história de imigrantes italianos que passaram por inúmeras dificuldades ao chegar ao Brasil e, após muito sacrifício e esforço, conseguiram prosperar nas terras gaúchas.

Horário e Funcionamento: O trem tem saída da cidade de Bento Gonçalves as 9h00, 9h50, 14h00 e 14h50,

Ingressos: A partir de R$235 para adultos. Crianças de 0 a 5 anos, no colo, não pagam ingresso.

Para deixar a visita ainda mais especial é preciso conhecer as cantinas históricas da cidade. Por lá você pode experimentar vinhos típicos da região, provar bons sucos e espumantes e ainda conhecer a gastronomia do lugar.

A indicação é olhar com calma todos os pontos desse percurso e não se esquecer de fazer reservas nos melhores restaurantes de comidas italiana e regional

Nas visitas às vinícolas Bento Gonçalves, o turista pode experimentar diferentes variedades de vinho e aprenderá sobre o processo de produção deles em meio às colinas cobertas de vinhedos.

E o cliente 123 pode economizar ao saborear todas essas delícias com o Prime Gourmet. Ao adquirir um prato, rodízio ou experiência gastronômica, os participantes do clube ganham outra de igual ou menor valor! Utilize o cupom 123MILHAS para obter 5% de desconto na assinatura.

Refeições harmonizadas, degustação às cegas, caminhadas panorâmicas são algumas entre outras tantas maneiras de apreciar a culinária e cultura de Bento Gonçalves.

Se você quiser conhecer Bento Gonçalves com tranquilidade, vale a pena alugar um carro e passar alguns dias na cidade. 

Pomerode (SC)

Continuando em nosso roteiro de cidades brasileiras em que se fala outro idioma, chegamos ao estado de Santa Catarina, para conhecer o município de Pomerode.

A cidade mais alemã fora da Alemanha fica aqui no Brasil, mais precisamente no Vale do Itajaí. 

Pomerode recebe esse nome por ser um verdadeiro recanto de preservação da cultura pomerana, um povo alemão originário da região do Mar Báltico, na divisa com a Polônia. Gastronomia, dança, idioma, arquitetura e costumes herdados dos imigrantes podem ser vistos em cada esquina da cidade. 

Segundo os registros históricos, os primeiros imigrantes chegaram à região por volta de 1863 e construíram suas casas e abrigos de forma rústica, com pau a pique. A agricultura era a base de sustento dos colonizadores naquela época, principalmente com pequenas fazendas.

O destino dispõe de  ambiente verde, museus e casas com arquitetura no estilo enxaimel. Chocolates e cervejas também não faltam por lá. Você tem que ir para Pomerode!

Esse recanto germânico fica a apenas 30 km de Blumenau, ideal para fazer uma viagem de carro. Assim, é possível conhecer dois excelentes destinos com a forte influência alemã, onde que boa parte dos munícipes adota o idioma alemão para o seu cotidiano. Foi, inclusive, a partir do ano de 2007, que as línguas de imigração se tornaram cooficiais em 19 municípios da região, sendo ensinadas nas escolas municipais junto com o português. 

Em Pomerode, Santa Catarina, há três línguas oficiais: português, alemão e, desde 2017, o pomerano.  

Ao conhecer a cidade e os costumes da população local, é possível observar que a maioria tem ascendência germânica. Dá para escutar tanto dialeto e sotaque dos descendentes dos colonizadores que você vai se sentir, de verdade, na Alemanha!

Visite 4 cidades brasileiras em que se fala outro idioma | Foto da entrada da cidade com fachada em estilo colonial alemão | Conexão123

Pomerode encanta pelo seu estilo colonial e clima aconchegante

Um lugar que vale a visita é o Museu Pomerano, onde dá para conhecer a história do município e da chegada dos imigrantes europeus no século XIX. Em resumo, o acervo conta com peças de couro, madeira, vidro, entre outros. 

Também não deixe de visitar a Casa Haut, localizada na entrada da rua Testo Alto, que de tão importante virou patrimônio tombado pelo governo federal. 

Construída no fim do século XIX, preserva suas características originais em uma edificação com arquitetura enxaimel. No passado já serviu de açougue e loja de roupa. É um paraíso para quem gosta de arquitetura e construção. 

Não deixe de visitar Pomerode! Sobram excelentes opções do que fazer por lá e pode contar com 123milhas para programar uma viagem inesquecível, ok?

Nova Petrópolis (RS)

E voltamos ao Rio Grande do Sul! Uma das cidades brasileiras em que se fala outro idioma e mais preservam a cultura alemã no estado é Nova Petrópolis.

Localizada na Região das Hortênsias e integrante da Rota Romântica do Rio Grande do Sul, o destino mantém dois parques que homenageiam os primeiros imigrantes germânicos da região: o Labirinto Verde e o Parque Aldeia do Imigrante.

A maioria dos habitantes de Nova Petrópolis são descendentes de imigrantes que vieram das regiões do antigo Reino da Prússia, Reino da Baviera e Boemia, no ano de 1858. Na época trouxeram seus dialetos, como o Pomerano, Boêmio e Hunsrück. 

O que prevaleceu foi o Hunsrückisch, dialeto originário da Região da Renânia (hoje estado da Alemanha), e que em Nova Petrópolis é falado por cerca de 70% da população. Não é por acaso que o município mantém a tradição de ensinar o alemão nas escolas.

A influência alemã por lá é tamanha que aos sábados, as praças se enchem de moradores que mantêm a tradição de falar no dialeto da região de origem de seus ascendentes.

Visite 4 cidades brasileiras em que se fala outro idioma | Foto da Praça das Flores um dos destinos mais charmosos de Nova Petrópolis, no RS | Conexão123

Quer se arriscar no alemão e passar um dia inteiro em uma cidade brasileira em que se fala outro idioma? Viaje para Nova Petrópolis!

A Praça das Flores, por exemplo, é um dos pontos mais charmosos de Nova Petrópolis. Cercada por árvores e inúmeros canteiros de flores, ela traz um clima muito agradável para a cidade e encanta os visitantes..

Pertinho dali fica o agradável e visitado Parque Aldeia do Imigrante. Construído em 1974, todo em arquitetura enxaimel, o complexo é composto pela Aldeia Bávara, onde se pode encontrar lojas de artesanato e produtos coloniais, um salão de baile e lojas de malhas. O local também dispõe de cervejarias artesanais que servem cerveja e chopp, além de pratos típicos alemães.

Localizado a pouco mais de 90 km de Porto Alegre e a 35 km de Gramado, o Jardim da Serra Gaúcha, como é conhecida Nova Petrópolis, é outro destino que permite aos turistas alugar um carro e fazer uma boa viagem.

Santa Maria de Jetibá (ES)

Para seguirmos nossa saga pelas cidades brasileiras em que se fala outro idioma, agora iremos até o Espírito Santo conhecer a cidade de Santa Maria de Jetibá.

Com uma distância de aproximadamente 98 km da capital Vitória, o município de Santa Maria de Jetibá é considerado a maior colônia Pomerana do Mundo. De acordo com o Memorial Waiands Huts, preservador da cultura pomerana no ES,  eles são mais ou menos 42 mil pomeranos vivendo na região.

A origem dos pomeranos é marcada pela busca de espaço para sobrevivência. Antigamente, o povo vivia em terras do sul do Mar Báltico, cobiçadas por alemães, poloneses, dinamarqueses e suecos. Essa região chamada Pomerânia, antigamente parte da Alemanha e que hoje faz parte do território polonês. 

Nos anos 1800 a 1900, mais de 330 mil pomeranos migraram para os Estados Unidos, mas lá não se isolaram. Para o Brasil, vieram 30 mil, que se mantiveram em comunidades fechadas.

E foi há mais de 160 anos que os povos vindos da Pomerânia chegaram ao Espírito Santo, um dos destinos mais procurados no Brasil no momento em que chegaram, fugindo das guerras. 

Santa Maria de Jetibá ostenta o título de “município mais pomerano do Brasil” e a presença desse povo tradicional se dá tanto no campo como na cidade.

Em Santa Maria do Jetibá, os imigrantes deram origem a uma população bilíngue, que integra uma das poucas cidades brasileiras que falam outra língua em boa parte do cotidiano.

Visite 4 cidades brasileiras em que se fala outro idioma | Parque ao ar livre com muita área verde em Santa Maria de Jetibá | Conexão123

Para os amantes da natureza e de uma boa viagem de carro, Santa Maria de Jetibá, no ES, é a pedida ideal

Inclusive, de acordo com a prefeitura local, cerca de 80% da população é de origem pomerana. No ano de 2018, a Câmara dos Vereadores declarou o hino da Pomerânia como cooficial de Santa Maria de Jetibá, tal qual o dialeto pomerano. 

O idioma é comumente ouvido em diversos ambientes, seja no campo ou na cidade, incluindo lugares como o comércio, as igrejas, escolas e ambientes familiares.

Agora que você já está por dentro da história da comunidade, sabia que Santa Maria de Jetibá também é um excelente destino para quem procura apreciar o turismo rural no Brasil?

Para quem gosta de tranquilidade, não pode perder a chance do contato com a natureza no Horto Municipal. 

Localizado a 5 km de distância do centro, o Horto é uma área ambiental com 32 hectares destinada à produção de mudas nativas, ornamentais e exóticas. Um excelente local para a prática do ecoturismo, que permite um contato direto com a natureza e dispõe de um belo cenário para fotos.

E então, fazer seu roteiro de viagem, cair na estrada e explorar essa imersão cultural em cidades brasileiras que falam outro idioma? Bora lá?

Para isso você pode contar com 123milhas! Além das facilidades no aluguel de veículos, aproveite as passagens aéreas, opções de hotéis, pacotes de viagem e muito mais.

RESPOSTAS123

Sim! Elas estão espalhadas pelo Brasil e mais próximas do que imaginamos. Entre as mais interessantes podemos listar:

  • Bento Gonçalves, RS
  • Pomerode, SC
  • Nova Petrópolis, RS
  • Santa Maria de Jetibá, ES

Pela proximidade de cidades grandes e até de outras capitais, 123carros é uma excelente opção. 

Aproveite a parceria, alugue e viaje de carro para conhecer uma das cidades brasileiras em que se fala outro idioma!