Lugares para conhecer

Turismo esportivo: destinos brasileiros para praticar

No Brasil, terra de incontáveis praias, montanhas, chapadas, picos e trilhas, o turismo esportivo ganha relevância como reduto ideal para os viajantes interessados em conhecer os atrativos turísticos naturais, e também tomar parte de eventos esportivos de nível internacional que ocorrem no país, como a Fórmula 1 e o Rio Open, campeonato de tênis.Por isso, o Conexão123 separou dicas de destinos nacionais com atividades que englobam o turismo de esporte. Partiu vivenciar novas experiências? 

 

Você vai ler sobre

 

Turismo esportivo: lugares para conhecer no Brasil

Você sabe o que é o turismo esportivo?  O segmento está relacionado à realização de viagens e passeios com fins específicos de promover a prática de esportes por amadores ou profissionais.

No Brasil, há diversas alternativas para desfrutar dessa modalidade turística, como surfe em Fernando de Noronha (PE) e o voo livre em Formosa (GO). Quem prefere deixar a ação para os atletas profissionais também tem opções dentro do segmento. O país sedia, anualmente, importantes competições de diversas modalidades, como o Grande Prêmio de Fórmula 1 e o Rio Open, que atraem milhares de turistas e espectadores.  

O turismo de esporte reserva aventuras e experiências aos viajantes. O Conexão123 reuniu dois eventos e duas regiões do Brasil para você conhecer e apreciar de perto o turismo esportivo.

Turismo esportivo: destinos brasileiros para praticar a modalidade | Voo de paraquedas | Conexão123

O turismo esportivo é uma modalidade que proporciona aos viajantes novas experiências e aventuras

 

Eventos esportivos no Brasil 

Os eventos esportivos conquistam adeptos mundo afora. A emoção de entrar em um estádio e torcer pelo seu time, acompanhar uma corrida emocionante decidida nas últimas voltas ou presenciar uma vitória épica de um atleta englobam a vivência dos apaixonados por esportes. 

No Brasil, essas grandes celebrações esportivas também têm lugar. Em 2014, o país foi sede da Copa do Mundo, o maior torneio de futebol mundial. A competição aconteceu em diversos estados brasileiros e atraiu milhares de turistas para as cidades-sede. Em 2016 foi a vez do Rio de Janeiro abrigar as Olimpíadas: cerca de 10.000 atletas de 206 países tomaram conta da cidade maravilhosa em um dos eventos mais relevantes do calendário esportivo mundial. 

Para quem adorou viver esse clima de competições internacionais, o Brasil também abriga eventos de outras modalidades esportivas. Confira, agora, detalhes sobre o Grande Prêmio de Fórmula 1 SP de 2022 e o Rio Open 2023. 

 

Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo (SP)

A Fórmula 1 é a modalidade mais popular do automobilismo mundial. Há relatos de que as primeiras corridas aconteceram no fim do século XIX. Mas apenas no início dos anos 1900 o nome Grande Prêmio passou a ser usado, com a prova que aconteceu na cidade de Le Mans, na França. 

A princípio, as disputas ocorriam na Europa, em países como Inglaterra, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália. Com o passar dos anos, mais países passaram a abrigar as corridas, os carros evoluíram e as pistas foram aprimoradas. Atualmente, existem aproximadamente 20 circuitos ao redor do mundo, 20 pilotos e 10 equipes.

Grandes nomes ganharam a cena internacional e entraram para a história do evento, entre eles Ayrton Senna, Michael Schumacher e Nelson Piquet.

O vencedor de 2021 foi holândes Max Verstappen, da Red Bull, que também lidera a classificação deste ano, seguido pelo seu companheiro de equipe, Sergio Pérez. Além disso, outro automobilista que se destaca nos últimos tempos é o inglês Lewis Hamilton. Em 2022, o campeonato iniciou em março e vai até novembro.

No Brasil, é a  cidade de São Paulo que costuma sediar a competição e neste ano será em 13 de novembro, porém, os treinos e a corrida classificatória ocorrem dois dias antes, em 11 e 12. Os amantes de alta velocidade podem esperar muita adrenalina e emoção na pista paulistana.

A corrida acontece no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul, e transforma a cidade no palco internacional do automobilismo. O circuito é considerado um clássico da modalidade, com seus mais de 70 anos de existência. Os pilotos elencam os diversos pontos de ultrapassagem e seu maior nível de dificuldade, pelo grande desnível de 58 metros entre o ponto mais elevado (Reta da Largada) e o mais baixo (Reta Oposta), como destaques da pista.

Grandes pilotos brasileiros fizeram história em Interlagos, entre eles Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Felipe Massa. 

Turismo esportivo: destinos brasileiros para praticar a modalidade | Circuito de Interlagos - Fórmula 1 | Conexão123

O circuito de Interlagos (SP) tem extensão de 4.309 metros e 23 boxes para os carros de corrida

 

Pensando em ir para a Fórmula 1 SP

O Bourbon Convention Ibirapuera tem excelente custo-benefício e está localizado em um dos bairros mais arborizados da metrópole. São 656 apartamentos, equipados com ar-condicionado, internet, televisão, cofre eletrônico, minibar e secador de cabelos. A diária ainda garante café da manhã aos hóspedes. 

Há mais opções de onde se hospedar em São Paulo! Saiba mais e se encante com a capital de SP. 

 

Tênis – Rio Open, Rio de Janeiro (RJ)

O Rio Open, no Rio de Janeiro (RJ), reúne os atletas de ponta do tênis mundial. Maior torneio sul-americano da modalidade, o evento do Rio de Janeiro faz parte de um seleto grupo de 13 competições com a denominação 500, ou seja, ele tem peso de 500 pontos para os campeões nos rankings da ATP (Associação de Tenistas Profissionais) e da WTA (Associação de Tênis Feminino).   

A competição representa o primeiro ATP World Tour 500, circuito internacional da modalidade masculina, da história do Brasil. Inclusive, também marcou a estreia da etapa WTA, tour de tênis global para mulheres, na cidade maravilhosa, que durou até 2016.

São nove quadras de saibro, sendo uma delas o estádio central, com capacidade para 6.200 pessoas. O torneio conta ainda com uma área interativa durante a realização dos jogos, no Leblon, com atrações, estandes e lojas para o público fã de tênis.  

A primeira edição ocorreu em 2014, e grandes atletas já estiveram nas quadras do Rio Open, como Rafael Nadal, considerado um dos maiores tenistas da história, Juan Martin Del Potro e David Ferrer. 

O campeonato é organizado nas categorias individual e duplas. O próximo torneio ocorre de 18 a 26 de fevereiro de 2023 e, em breve, os ingressos vão estar disponíveis para compra. Para saber mais, acompanhe as postagens no site oficial do evento. 

Turismo esportivo: destinos brasileiros para praticar a modalidade | Rio Open | Conexão123

O Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, acontece desde 2014

 

Que tal desfrutar de perto as peculiaridades do tênis? 

O Rio Othon Palace Hotel fica à beira da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e oferece conforto aos viajantes. Dentre as comodidades, academia, internet, piscina, restaurante, lavanderia e estacionamento se destacam. A diária ainda garante um apetitoso café da manhã aos hóspedes. 

Veja mais hotéis para ficar durante sua viagem pela Cidade Maravilhosa. 

 

Práticas esportivas no Brasil 

O futebol tem o título de paixão nacional. Além da clássica pelada entre amigos e amigas, alguns dos esportes mais praticados no Brasil são: voleibol, tênis de mesa, futsal, entre outros.

Há ainda a possibilidade de viajar para praticar esportes, principalmente aqueles que só são possíveis em meio à paisagens naturais, como montanhas e oceanos. Essa prática ainda possibilita que os turistas conheçam lugares maravilhosos e vivenciem aventuras incríveis. 

 

Surfe em Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha é um destino excelente para turismo esportivo no Brasil e garante intenso contato com a natureza num paraíso praiano. 

No arquipélago, que faz parte do estado de Pernambuco, os viajantes encontram um cenário perfeito para a prática do surfe, pois ao mesmo tempo em que algumas praias têm águas calmas, outras produzem ondas mais fortes, ideais para o esporte.

Algumas praias de Noronha são ótimas para pegar ondas magníficas e curtir momentos únicos em meio ao oceano. Separamos três alternativas para você incluir em seu roteiro de turismo de esporte

  • Praia Cacimba do Padre: além de estar bem perto de um dos famosos cartões-postais da ilha, o Morro Dois Irmãos, o local também é conhecido por ser um dos melhores lugares para surfar no mundo. As ondas medem de 2 a 11 pés, além de serem fortes e tubulares
  • Praia da Conceição: uma das mais bonitas e extensas do destino, durante a temporada, as ondas variam de 2 a 8 pés 
  • Praia do Boldró: o fundo repleto de corais propicia ondas tubulares, entre 4 e 10 pés. Aliás, o mar raso exige a atenção dos surfistas 
Turismo esportivo: destinos brasileiros para praticar a modalidade | Morro Dois Irmãos, em Fernando de Noronha | Conexão123

Fernando de Noronha reserva muitos atrativos, entre eles a oportunidade de surfar aos apreciadores da modalidade

 

Há muito o que fazer em Fernando de Noronha! Prepare as malas e embale a prancha para curtir dias inesquecíveis de surfe em águas noronhenses. 

Uma sugestão de onde se hospedar em Noronha é a Pousada Pedras Secas. O café da manhã e o chá da tarde estão inclusos na diária dos viajantes. Os quartos são confortáveis e destinados para toda a família. 

 

Voo livre em Formosa (GO)

A cerca de 80 km de Brasília e 280 km de Goiânia, a cidade de Formosa, em Goiás, é repleta de cachoeiras, sítios arqueológicos, cavernas e parques. O ambiente é propício para o ecoturismo e atrai os aventureiros de plantão para experienciar momentos em contato com a natureza. 

O município é referência nacional no parapente, uma categoria do voo livre, além de receber anualmente uma etapa do campeonato brasileiro, o Circuito Centro-Oeste de Parapente. 

De duas rampas saem os voos livres, a do Vale do Paranã e a do Morro de São Pedro, locais de onde partem os apaixonados por adrenalina para contemplar uma vista de tirar o fôlego e, em alguns casos, um lindo pôr do sol. 

O tempo de voo vai depender das condições climáticas, justamente por depender essencialmente do vento. Mas dura de 15 minutos a 1h30. 

Para realizar a atividade, é preciso contar com empresas especializadas, como a Parapente Formosa, que tem a alternativa do voo duplo com instrutor capacitado. O custo para voar é de R$ 350 (o preço pode sofrer alteração, dependendo da época da sua viagem). 

Após agendar a sua participação, basta respirar fundo, seguir as instruções do seu guia, correr e desfrutar de uma experiência inesquecível. Ah, lembre-se de usar roupas leves e confortáveis, levar um casaco e calçado fechado. 

Turismo esportivo: destinos brasileiros para praticar a modalidade | Rampa do Morro de São Pedro | Conexão123

Rampa de voo livre, no Morro de São Pedro, recebe os praticantes da modalidade esportiva

 

A aproximadamente 80 km de Formosa fica Brasília. Por lá, o turista encontra boas opções de hospedagem. O Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada fica às margens do Lago Paranoá e dispõe de 395 apartamentos, equipados com varanda, mesa de trabalho, televisão, internet, banheira, entre outras amenidades. 

Durante a estada, os hóspedes podem apreciar um delicioso café da manhã.

Conheça mais alternativas de onde se hospedar em Brasília

 

O que é turismo esportivo?

O conceito de turismo esportivo descreve um segmento constituído por programas e atividades com fins específicos de promover a prática de esportes amadores ou profissionais.

A primeira definição retrata as práticas programadas durante o tempo livre, que pode se aplicar também ao período de férias, desenvolvidas por atletas profissionais ou amadores. 

Mais uma finalidade importante desta modalidade é promover o contato homem-natureza, ou seja, fazer com que as pessoas aproveitem mais e melhor os destinos naturais e consequentemente o ecoturismo.

Já o segundo sentido descreve o planejamento de uma viagem para ver de perto competições e campeonatos, sejam nacionais ou internacionais, a exemplo da Fórmula 1, Rio Open, Copa do Mundo, Olimpíadas, entre outros. 

E aí? Gostou das dicas de turismo esportivo no Brasil? Para desfrutar dessa e de outras experiências turísticas, conte a 123milhas para garantir os melhores preços!

Aproveite também os pacotes Promo da 123milhas, escolha o seu destino com data flexível, garanta sua passagem promocional e o resto é com a gente!