Lugares para conhecer

O que fazer em Tulum: pontos turísticos e passeios

13 de março de 2023

Tulum é uma pequena cidade na Península de Yucatán, no México, com belas praias, ruínas maias e destinos naturais que vêm encantando cada vez mais pessoas. Os cenários deslumbrantes da região, que guardam a história de antigas civilizações, justificam sua classificação como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Aos viajantes que vão para esse destino único, banhado pelo mar do Caribe, o Conexão123 preparou dicas de passeios e pontos turísticos. Bora descobrir o que fazer em Tulum?

Conheça com o Conexão123

A cidade de Tulum

Tulum é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade de muralha da civilização maia. Situa-se ao longo da costa do mar do Caribe, no sudeste do México, no estado de Quintana Roo, numa região conhecida como Riviera Maya. 

A fundação dessa cidade, de acordo com vestígios encontrados pelos historiadores, se deu no ano de 564 d.C. Tulum permaneceu habitada pelos maias até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século XVI. 

Atualmente, as ruínas da cidade construída pelos maias se tornaram um sítio arqueológico aberto à visitação. Assim, a região combina história, natureza preservada e paisagens praianas surpreendentes em um só lugar, com excelente estrutura turística.

O que fazer em Tulum: passeios e pontos turísticos | Vista aérea de Tulum | Conexão123

As areias claras das praias de Tulum criam um lindo contraste com o azul turquesa dos mares

Ah, vale lembrar que Tulum fica a apenas 130 km de um dos destinos mais cobiçados do Caribe: Cancún! Em uma viagem de cerca de 2h de carro, você também pode conhecer a famosa península mexicana e realizar mais passeios incríveis!

Quer conhecer mais desse destino? Confira nosso guia de turismo em Tulum. A seguir você confere os melhores pontos turísticos para visitar e passeios para fazer na cidade!

O que fazer em Tulum: pontos turísticos

Detentora de belas paisagens, Tulum é o destino ideal para curtir com a família, amigos, ou até mesmo em viagens solo. Vamos conhecer os pontos turísticos de Tulum? 

Praias de Tulum e clubes de praia

Tulum tem beach clubs muito legais, que costumam ser uma boa pedida para quem deseja curtir a praia.

A primeira praia da orla é a Playa Paraiso, seguida da Playa Pescadores, cujo nome já é um indicativo dos charmosos barquinhos que compõem o cenário local. Nesse trecho inicial, você encontra hotéis com espaços abertos ao público de fora e alguns beach clubs, que dispõem de espreguiçadeiras e servem almoços, lanches e bebidas. Nesses locais, costuma-se cobrar um valor em consumação para utilizar o espaço. 

Na sequência, há um trecho em que pedras formam pequenas enseadas, com pouco ou nenhum espaço para caminhar. A parte mais charmosa fica mais ao sul, quando inicia a extensão única da praia. 

Entre os clubes de praia mais conhecidos em Tulum, que valem uma visita, ainda que seja apenas para um almoço relaxante, estes precisam estar na sua lista:

  • Ahau Tulum
  • Taboo Tulum
  • Ziggy’s Beach 

A Caleta Tankah é outra praia de Tulum bastante famosa. Ela está localizada na costa da Riviera Maya, e é conhecida por ser uma das mais exuberantes da região. 

Em Caleta Tankah, grande quantidade de água doce subterrânea flui das águas dos cenotes e das entranhas da península de Yucatán. 

A praia é conhecida como a piscina de água doce mais fria que o mar. Sim, isso mesmo! Uma piscina natural formada pela erosão gerada pelas ondas, onde a água doce dos rios subterrâneos encontra a água salgada do mar. Para acessar essa maravilha, você precisa pagar aproximadamente M$ 101,90 por pessoa. Crianças de 6 a 12 anos pagam M$ 72,79.

Ruínas maias no sítio arqueológico de Tulum

As ruínas de Tulum são uma das mais conhecidas do México e da região da Riviera Maya. A pequena cidade construída pela civilização pré-colombiana na beira do mar, em cima de uma falésia, era fortificada e tinha essa curiosa localização, servindo como porto para embarcações. 

Uma visita ao sítio arqueológico de Tulum permite conhecer mais de perto sobre a cultura do povo maia. 

Na zona arqueológica você encontra diversos edifícios importantes que fizeram parte da cultura maia:

  • Casa del Cenote 
  • Templo del Dios Viento
  • Palacio del Gran Señor
  • Casa de las Colunas 
  • Templo del Dios Descendiente
  • Templo de los Frescos

Após subir as escadas das ruínas, você ainda pode ficar admirando o mar azul-turquesa desse lugar tão incrível. 

O que fazer em Tulum: pontos turísticos | Ruínas de Tulum | Conexão123

As ruínas de Tulum ficam situadas em Quintana Roo, próximas à beira do Mar do Caribe

Para chegar ao sítio arqueológico de Tulum, o melhor é usar os ônibus (autobuses) da ADO, a empresa que praticamente monopoliza o setor de ônibus no estado de Quintana Roo. Há muitos horários disponíveis e o valor das passagens é a partir de M$ 109,18 por pessoa por trajeto. O terminal de autobuses da ADO em Tulum fica no centro do Pueblo. 

A outra opção, é procurar por excursões nos hotéis, com um guia explicando sobre a história de cada ruína maia. Os preços são a partir de M$ 1062,70 por pessoa, com o ingresso incluso, transfer ida e volta para o hotel, guia em português, além do ingresso do parque. Menores de 4 anos não pagam! 

Os turistas ainda podem visitar a Zona Arqueológica de Tulum de forma autônoma. Se foram de carro, podem deixar o veículo na nova entrada, que fica na estrada para Cancún e Playa del Carmen, ou na entrada antiga, que passa pelas praias, e você pode chegar pela zona hoteleira de Tulum. Para quem for por conta própria, a área da bilheteria está logo na entrada, o preço é de M$ 109,18 por pessoa. 

Endereço: Carretera Federal, Cancun – Chetumal Km 230, 307, 77780 Tulum, Q.R., México

Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h às 16h

Entrada: M$ 109,18 por pessoa

Gran Cenote

Os cenotes são poços de águas originárias de rios subterrâneos onde, com o passar de milhares de anos, ocorreu um colapso da estrutura rochosa que os sustenta. Muitos deles são cavernas ou poços parcialmente encobertos, enquanto outros dão origem a lagos e ambientes totalmente abertos.

Com suas águas cristalinas e seu mundo subterrâneo, o Gran Cenote é um dos mais famosos de Tulum, muito procurado por banhistas e mergulhadores. Parte dele fica numa caverna, e lá mesmo você pode alugar equipamento de snorkel. O aluguel do snorkel é M$ 72,79 por pessoa, o colete salva-vidas M$ 54,59 e os armários M$ 163,77. 

A entrada do Gran Cenote está localizada ao lado do estacionamento. Aviso! Você deve tomar banho antes de entrar na água: é uma prática comum em todos os cenotes da Península de Yucatán para proteger seu ecossistema.

O espaço se segmenta em dois: um aberto e, claro, outro fechado, com cavernas. Nele, os peixes coloridos dividem o espaço com as tartarugas. Dica: é bom levar uma lanterna à prova d’água para garantir mais visibilidade. O preço da entrada no local é de M$ 181,97 por pessoa. 

Esse é um passeio muito famoso em Tulum, que faz com que os turistas fiquem horas e horas por ali fazendo fotos. A atração fica próxima de Tulum Pueblo (centro da cidade). Ali, inclusive, passam as vans conhecidas na cidade que levam os turistas a esse passeio, cobrando valores a partir de M$ 72,79 por pessoa. 

O Gran Cenote também é muito bem estruturado, com banheiro e guarda-volumes. 

Dica: No cenote há uma barraca de bebidas e petiscos, mas não há restaurante no local.

Endereço: Quintana Roo 109, 77796 Tulum, Q.R., México

Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h às 16h45

Entrada: M$ 473,12 por pessoa

O que fazer em Tulum: passeios

Procurando os melhores passeios de Tulum? Vamos lá!

Diferente da badalação de Cancún e Playa del Mar, Tulum é um lugar mais calmo e acolhedor. Mas essa atmosfera também tem espaço para grandes estruturas turísticas e de lazer. Conheça algumas delas a seguir!

Suba a Tulum Tower

Mais uma dica de o que fazer em Tulum é subir a Tulum Tower, uma torre que tem 35 metros de altura. 

No topo da construção há uma plataforma que oferece refeições na pegada de “jantar nas alturas”. Diversas cadeiras estão ligadas entre si, onde as pessoas ficam sentadas, com cinto de segurança ao redor de uma mesa, com os garçons preparando as melhores comidas e drinks enquanto você admira a beleza de Tulum. Legal, né?

Ao todo, a torre suporta até 16 pessoas, e do alto dela é possível observar as praias e a zona arqueológica, por exemplo. Seu funcionamento é diário, das 10h30 às 18h, e a entrada custa a partir de M$ 655,09 por pessoa. 

Desfrute do luxo da natureza a 118 pés de altura no único aerobar do México. Uma combinação de história, paisagem espetacular e drinques incríveis. A melhor parte: você pode cantar no karaokê ou ter uma sessão exclusiva de DJ.

O que fazer em Tulum: passeios | Tulum Tower | Conexão123

A vista do alto da Tulum Tower é espetacular e rende lindos registros

Endereço: Avenida Yalku MZ10 Lote 3 Fracción 2 oficina 101-a Avenida Tulum Zona Arqueologica, 77760 Tulum, Q.R., México

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h30 às 18h

Entrada: a partir de M$ 655,09

Reserva de Sian Ka’an, em Tulum

Sian Ka’an é um dos pontos turísticos mais incríveis de Tulum. Situada cerca de 30 km ao sul da cidade, a enorme reserva, com mais de 500 hectares de área, abriga um belíssimo ecossistema.

É considerada patrimônio da Unesco e possui florestas tropicais, lagoas, área de mangue e abriga mais de 300 tipos de aves. No complexo, é possível realizar atividades como observação da fauna, snorkelling em sua barreira de corais e passeio de barco. O aluguel de snorkelling na reserva é a partir de M$ 72,79 por pessoa.

De lá também é possível visitar as ruínas maias, na reserva arqueológica, que fica a 30 minutos de distância, indo de carro. Você pode fechar um passeio incluindo as duas atrações (Sian Ka’an e Sítio arqueológico de Tulum), a partir de M$ 2911,52 por pessoa, com transporte incluso, entradas em cada parque e lanches naturais. Estas excursões podem ser facilmente encontradas na Zona Hotelera de Tulum e possuem ótimo custo benefício, unindo dois passeios em um.

Para chegar à reserva de carro, siga em direção ao sul pela orla hoteleira de Tulum. São 10 km até chegar a um portal, que é a entrada de reserva. 

Há operadores turísticos em Tulum que organizam day tours, você pode se informar na zona hoteleira de Tulum. 

O que fazer em Tulum: pontos turísticos | Sian Ka’an | Conexão123

Em Sian Ka’an é possível realizar diversas atividades, como a observação de tartarugas marinhas

Endereço: Felipe Carrillo Puerto, Quintana Roo, México

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 6h às 19h

Entrada: M$ 72,79

Passear na Zona Hotelera de Tulum

Com certeza um dos passeios mais baratos em Tulum, pois a Zona Hotelera de Tulum reserva muitas atrações legais! 

Na Zona Hotelera passa a principal via da região, a Carretera Tulum-Boca Paila, um trecho à beira-mar onde ficam situados os mais procurados hotéis e restaurantes de Tulum.

Ao longo da Carretera Tulum-Boca Paila, você vê lojinhas de artesanato, galerias de arte e clubes de praia. É uma via asfaltada, em que carros, pedestres e bicicletas dividem o espaço. Muita gente opta por alugar uma bicicleta para circular por Tulum, e essa pode ser uma ótima pedida! Vários hotéis, inclusive, emprestam bicicletas! 

Gostou das nossas sugestões sobre o que fazer em Tulum? 

A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros Vamos?!

RESPOSTAS123

Há diversos resorts em Tulum, com atrações para toda a família, além dos incríveis Cenotes em Tulum, que oferecem diversos passeios de barco, snorkelling, entre outros.

Tulum é uma das cidades mais seguras do México.

Jantares privados nas praias, além de diversos restaurantes românticos como Norita e Kokoro Tulum.