Lugares para conhecer

Dicas para aproveitar o Natal no Brasil

15 de dezembro de 2023

O Natal está chegando, trazendo sua magia que encanta pessoas no mundo inteiro. Esse dia tão especial é cheio de significados que emocionam crianças e adultos, mobilizando milhares de pessoas com valores como a compaixão, o amor ao próximo, a paz, a fraternidade e a alegria. Para comemorar a festa junto às pessoas que amamos, é fundamental iniciar os preparativos para o Natal com antecedência.

Hoje, no Conexão123, vamos conhecer algumas dicas para aproveitar o Natal e suas tradições pelo Brasil! 

Você vai ler sobre

Festas de Natal 

Falar de festejos de Natal nos remete a tradições natalinas, que permanecem vivas ao longo do tempo, como as árvores de Natal, a figura do Papai Noel, os presentes e a ceia. 

E por isso fizemos um compilado de dicas para você aproveitar o Natal de onde estiver.

Dicas para curtir o Natal | Ceia de natal | Conexão123

Reunir a família em volta da mesa para apreciar uma deliciosa ceia é uma das tradições de Natal

Árvores de Natal no Brasil 

O Natal no Brasil é bastante caracterizado por reuniões em família no dia 24 de dezembro, com direito à ceia, amigo oculto e outras atividades. Na madrugada, as crianças ficam à espera do Papai Noel, que, na imaginação, chega num trenó com nove renas e um saco vermelho grande com muitos presentes, depositados embaixo dos pinheirinhos decorados.

Em diversos cantos do Brasil há árvores de Natal de dimensões impressionantes. Listamos as mais famosas: 

  • Árvore Encantada – Goianésia (GO)
  • Árvore do Natal Luz de Gramado – Gramado (RS)
  • Árvore de Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)
  • Árvore de Natal Parque Villa-Lobos – São Paulo (SP)

Saiba mais em Árvores de Natal no Brasil: conheça as mais famosas

Cidades para apreciar as decorações de fim de ano 

Além das árvores, todo o tipo de decoração natalina embeleza diversas cidades pelo Brasil. Luzes coloridas, presépios, shows e apresentações… tudo para deixar essa época ainda mais bonita. Algumas cidades merecem um destaque especial: 

  • Penedo (Rio de Janeiro) 

A celebração natalina no local contará com mais de 60 apresentações temáticas, e, para completar a magia, o espaço também irá abrigar roda-gigante, autopista, cenários para fotos e vários brinquedos infláveis para garantir a alegria da garotada. 

  • Foz do Iguaçu (Paraná)

A decoração de fim de ano é espetacular e conta com uma árvore gigante, de 26 metros de altura, caixas de presentes enormes, além do túnel de luzes com projeção sonora, na Rua Barão do Rio Branco. Serão 35 dias de decoração em dez pontos da cidade. Todos os elementos decorativos utilizam tecnologia com baixo uso de energia.

  • Gramado (Rio Grande do Sul)

Sem dúvidas, um dos destinos mais icônicos para o Natal no Brasil é Gramado. A cidade da Serra Gaúcha abriga um parque temático chamado Aldeia do Papai Noel, que fica aberto o ano inteiro, mas ganha um charme a mais nessa época. Ademais, a cidade recebe o Natal Luz, uma comemoração que atrai milhões de turistas. Saiba mais a seguir!

Confira mais detalhes sobre os destinos nacionais para apreciar as decorações de fim de ano.

Natal na cidade de Gramado 

A Serra Gaúcha está em clima de festa. O aniversário de Gramado foi celebrado no dia 15 de dezembro. Um dos destinos mais amados do Brasil, com chalés alpinos, muito chocolate, clima serrano e gastronomia maravilhosa. 

Em meio às comemorações, o Natal Luz atrai milhões de visitantes à cidade gaúcha nesta época do ano. Pessoas de todo Brasil vão ao município conferir a decoração das ruas, os espetáculos ao ar livre e, claro, a iluminação festiva.

Esse é o período em que Gramado fica toda enfeitada com decorações natalinas e existem as famosas apresentações teatrais com temas de Natal. A cidade fica mais bonita e acolhedora.

Aliás, todos os anos os espetáculos ocorrem honrando a tradição, mas não se repetem. Dessa forma, o turista nunca assistirá uma reprise. Isso porque o esforço para a renovação e surpresa dos visitantes é contínuo. Assim, o sentimento que todos têm diante dos espetáculos do Natal Luz, é de que é a primeira vez que se assiste.

Confira a programação completa deste ano.

Dicas para curtir o Natal | Natal Luz de Gramado | Conexão123

O Natal Luz de Gramado é uma das celebrações mais visitadas durante o fim do ano

Natal na cidade de Tiradentes 

Como é o Natal na cidade de Tiradentes

A pequena cidade de Tiradentes, no interior de Minas Gerais, é repleta de história. Localizado a 190 km de Belo Horizonte, o município é conhecido no Brasil e no mundo por ser um dos locais mais relevantes da arte barroca.

Nos últimos anos, a cidade investiu em um esquema especial de iluminação e decoração natalina, e o resultado veio: hotéis e pousadas com grande procura aos fins de semana e também nos feriados de Natal e Ano-Novo. 

Mas o que esperar do Natal em Tiradentes? Primeiro, é bom lembrar que, apesar da celebração tradicional, Tiradentes decidiu valorizar a cultura mineira, e isso é nítido. E não é que os casarões históricos nas ruas de pedras enfeitados com guirlandas e luzes combinaram? Até 26 de dezembro, Tiradentes se transforma em uma vila de Natal, com direito à casa do Papai Noel e um circuito por onde ele anda contando histórias, projetadas na igreja Nossa Senhora das Mercês, todas as noites. 

O bom velhinho também desfila pelas ruas de pedra a bordo de um clássico automóvel conversível. E que tal tomar um cafezinho no melhor estilo mineiro na cozinha da mamãe Noel tendo aquela prosa? Ela fica na Casa Aimorés, no centro, e recebe visita das 16h às 22h. No mesmo local, às sextas e sábados, quitandeiras ensinam as crianças a fazer biscoitos, pães e bolos para a noite de Natal. 

Lugares para comer a ceia de Natal em São Paulo

O Natal também tem a gastronomia como ponto de destaque. O fato é que as famílias estão mudando, e as celebrações acompanham os novos costumes. Grande parte das pessoas ainda se reúne e prepara em casa as iguarias tradicionais, como rabanadas, peru e tortas.

Mas há quem opte por festejar de forma mais prática, em restaurantes que dispõem de pratos da alta gastronomia, elaborados por chefs, música ao vivo e a presença ilustre do bom velhinho, o Papai Noel. Uma alternativa incrível para aqueles que não desejam queimar toda a sua energia na cozinha antes da festa.

Sugerimos alguns lugares para comer a ceia de Natal em São Paulo

  • Padaria Bella Paulista
  • Restaurante Bananeira
  • Restaurante Cantaloup
  • Restaurante Fasano 
Dicas para curtir o Natal | Peru de Natal | Conexão123

Um jantar maravilhoso, com receitas clássicas, torna o natal ainda mais especial

Receitas de Natal 

O Natal é tempo de conexão. E nada nos conecta mais às memórias natalinas quanto nossos sentidos, especialmente o paladar.

É com esta certeza que convidamos o chef Leo Paixão, mineiro como a 123Milhas e aficionado pelos símbolos da culinária de Minas Gerais, para produzir uma receita de sobremesa natalina, com um toque mineiro. Dando play no vídeo, você aprenderá a fazer um delicioso pavê de doce leite para a sua ceia de Natal. Então bora conhecer essa receita de Natal com Leo Paixão

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar o Natal? Com a 123milhas você garante hotéis, voos, top ofertas e muito mais! Tudo para você aproveitar as festas de fim de ano com bastante tranquilidade!