Lugares para conhecer

O que fazer em Aracaju (SE): pontos turísticos e passeios

5 de junho de 2022

Aracaju, capital de Sergipe, é um dos destinos turísticos mais visitados da Região Nordeste do Brasil. Apesar de ser o menor estado do país, com uma área de aproximadamente 22 mil km², o local é dono de uma cultura muito rica. Lá você encontra muitos pontos turísticos e passeios para inserir no seu roteiro de o que fazer em Aracaju.

Descubra mais sobre o turismo nesse destino e prepare-se para se apaixonar pelo charme da capital sergipana.

Você vai ler sobre

Principais atrações em Aracaju

Fundada em 1855, Aracaju tem um nome que vem do tupi-guarani e pode ser traduzido como “cajueiro dos papagaios”. Atualmente, com seus mais de 160 anos de história, a capital de Sergipe apresenta boa infraestrutura de bares, comércios e restaurantes, além de praias, parques e atrações que movimentam o turismo local. 

Sua orla é conhecida como uma das mais bonitas do Brasil, e passear por ela é uma das atividades que não podem ficar de fora do roteiro. Os Arcos da Orla de Atalaia são um dos cartões-postais famosos da cidade. A região, inclusive, é famosa por seus hotéis e pousadas e pode ser uma ótima opção na hora de escolher onde se hospedar em Aracaju

Para quem não abre mão de tomar sol enquanto relaxa na areia, as praias do município fazem a alegria de pessoas de todas as idades. A Crôa do Goré, ilha localizada no meio do Rio Vaza Barris, surge em épocas de maré baixa e é um passeio muito querido pelos viajantes, assim como a Praia do Saco e do Mosqueiro. 

Quer saber mais sobre a cidade? Continue acompanhando as indicações do Conexão123 dos pontos turísticos de Aracaju

O que fazer em Aracaju: pontos turísticos e passeios | Vista aérea | Conexão123

Conheça a cultural local em tours guiados em Aracaju

O que fazer em Aracaju: pontos turísticos

Quando o assunto é turismo, Aracaju é uma cidade bem completa! No centro histórico você conhece um pouco do passado da região visitando os monumentos e museus, enquanto as praias e as ilhas oferecem aquela dose de relaxamento em meio à natureza.

Acrescente à sua lista os principais pontos turísticos em Aracaju que você não pode deixar de visitar.

Museu da Gente Sergipana

Inaugurado em 2011, o Museu da Gente Sergipana é uma das atrações turísticas de Aracaju que contam a história e o passado do local. Sendo totalmente tecnológico e imersivo, ele está instalado no antigo prédio do Colégio Atheneuzinho.

Ao acessar o edifício, você encontra diversos espaços com exposições de elementos típicos da região, como:

  • Pratos 
  • Festas
  • Praças 
  • Personalidades 

Além de mostras temporárias, a exemplo de “Mamulengo de Cheiroso: a Magia no Teatro de Bonecos”, apresentações artísticas e gastronômicas, feiras de artesanato e eventos culturais também enriquecem a programação do museu. 

A atração está localizada na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, e recebe visitantes de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h, com entrada gratuita. 

Palácio e Museu Olímpio Campos

Inaugurado em 1863, em homenagem ao jornalista, professor e sacerdote Monsenhor Olympio de Souza Campos, o Palácio e Museu Olímpio Campos se tornou um espaço cultural apenas em 2010. Anteriormente, o prédio era usado como sede do governo do estado de Sergipe. 

A fachada, em estilo neoclássico, e as áreas abertas do espaço contam ao público o processo político e histórico do estado.  No interior da edificação, você vai encontrar obras permanentes, exposições temporárias e móveis originais preservados. No site do museu, é possível fazer um tour online.

O roteiro de visitação inclui obras e documentos das épocas do Brasil Império e República, dando destaque aos períodos significativos para Sergipe. Durante o passeio, guias narram os fatos sobre os salões e espaços que serviram como residência para os governantes e suas famílias. 

Para conhecer o ponto turístico, é preciso ir até a Praça Olímpio Campos, no Centro Histórico de Aracaju. A entrada é gratuita, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; aos sábados e domingos, das 9h às 13h.

O que fazer em Aracaju: praias

A faixa litorânea da capital sergipana, com seus cerca de 35 km de praias de areias brancas e mar calmo (cenário perfeito para banho e mergulho), tem muito a oferecer aos turistas que escolherem Aracaju como seu próximo destino de viagem. A boa estrutura da orla inclui bares, quiosques, restaurantes – e toda sorte de atividades para relaxar e contemplar o clima praiano da urbe nordestina.

Praia de Atalaia

A Praia de Atalaia, com suas águas mornas e calmas, é a mais conhecida de Aracaju e tem uma orla bem urbana e de fácil acesso, com excelente infraestrutura de lazer e alimentação. Frequentada tanto pelos moradores quanto pelos turistas, a Praia de Atalaia é um ótimo lugar para a prática de mergulho.

Localizada na região central da capital sergipana, a praia tem 6 quilômetros de extensão, com estrutura para ciclovias, quadras de tênis e futebol, além de pista de cooper e skate. O Oceanário, do Projeto Tamar, com mais de 70 espécies marinhas, e o parquinho são os points favoritos das crianças. 

Outro lugar imperdível é o Centro de Arte e Cultura – indispensável para conhecer o artesanato de Aracaju. A comunidade do local produz souvenirs, que estão à venda nas barracas da Feira do Turista. É um dos melhores lugares para encontrar doces e bebidas locais. De quinta-feira a domingo, geralmente tem música ao vivo no período da noite.

O grande ponto gastronômico da orla é a Passarela do Caranguejo. O trajeto conta com bares e restaurantes para todos os gostos e uma escultura de um caranguejo, criada pelo artista sergipano Ary Marques Tavares – um dos cartões-postais da cidade. 

Praia de Aruana

Para quem gosta de praias mais tranquilas, a de Aruana é uma ótima alternativa. Não é tão movimentada quanto a de Atalaia, mas tem boa estrutura de quiosques para os turistas. Petiscos e bebidas são vendidos por preços mais acessíveis e dá para se divertir entre tanta variedade nas barracas. 

O mar tem água morna e ondas fracas, que tranquilizam na hora de se refrescar! Por ser um ambiente mais calmo, a Praia de Aruana geralmente é frequentada por famílias com crianças.

Para quem gosta de caminhar ou praticar esportes na areia, é o melhor lugar. A areia é bem firme e dá para se exercitar bastante.

Praia do Saco

Uma das principais praias de Sergipe, a Praia do Saco fica a aproximadamente 70 km de Aracaju e é perfeita para um bate-volta. O mar azul e a areia fininha são responsáveis por uma paisagem encantadora e relaxante.

Os passeios de buggy te levam até o topo das dunas, onde você pode contemplar a imensidão do mar. Os percursos costumam incluir no roteiro uma parada refrescante, em uma lagoa artificial, e custam cerca de R$ 120 por pessoa, com duração de uma hora e 30 minutos. 

 A Praia do Saco é uma das mais famosas da capital sergipana

A praia ainda dispõe de estrutura para atender os viajantes. Os quiosques à beira-mar servem petiscos, bebidas e drinques refrescantes, além de pratos principais da gastronomia de Aracaju.

Não deixe de fazer uma caminhada pela faixa de areia e de desfrutar da tranquilidade do fim da tarde. A Lagoa dos Tambaquis, além de proporcionar um contato especial com os peixinhos coloridos, fica a 15 km da Praia do Saco e compensa a visita. 

O que fazer em Aracaju: passeios

Os passeios em Aracaju são muito diversificados. Tanto os apaixonados por gastronomia quanto os amantes de aventura podem se esbaldar nas atividades exclusivas da capital sergipana. As opções da cidade colocam um sorriso no rosto de adultos e crianças e prometem experiências únicas.

Listamos três alternativas para você incluir no seu roteiro em Aracaju

Crôa do Goré

Inclua a Crôa do Goré em sua lista do que você tem que fazer em Aracaju! Esse ponto turístico consiste em um grande banco de areia, localizado no Rio Vaza-Barris, que vem à tona quando a maré está baixa.

Para chegar até a Crôa, é preciso pegar uma lancha ou catamarã para fazer a travessia. O trajeto é rápido, com duração de dez a quinze minutos e as embarcações saem da Orla do Pôr do Sol, na região do Mosqueiro. 

O local oferece várias atividades aquáticas, como caiaque, pedalinho, stand up paddle e jet ski, além de bares flutuantes.

Mercado Municipal Antônio Franco

Os mercados municipais são maravilhosos para conhecer e se aproximar da cultura regional. O Mercado Municipal Antônio Franco oferece ainda opções de restaurantes com comidas típicas de Aracaju, como o Caçarola. 

O cardápio do estabelecimento faz uma brincadeira divertida com os nomes dos pratos. Ao abrir o menu, você vai encontrar:

  • Véia fogosa
  • Moça virgem
  • Camarão de cueca
  • Galinha de mulher parida

Mas não se assuste! É apenas uma brincadeira para deixar a experiência mais divertida. Além disso, são servidos sucos de frutas regionais e uma deliciosa sobremesa de sorvete de tapioca e banana flambada.

A venda de peças de artesanato, como bordados, redes e rendas e os desejados objetos de palha garantem aquela lembrancinha que todos amam levar da viagem. A Passarela das Flores faz a ligação entre o Mercado Thales Ferraz, onde são vendidos produtos como tapioca, queijo, rapadura, castanha de caju e doces típicos. 

O que fazer em Aracaju: pontos turísticos e passeios | Mercado Municipal Antônio Franco | Conexão123

Encontre de tudo um pouco no Mercado Municipal de Aracaju

Oceanário Aracaju

Está pensando em conhecer a capital de Sergipe com a criançada? Então o Oceanário Aracaju, certamente, vai fazer a alegria da família inteira! Desenvolvido pelo Projeto Tamar, o espaço é um grande centro marinho, com 18 aquários e quatro tanques, que abrigam cerca de 80 espécies nativas da região. 

O viveiro dos tubarões é uma das principais atrações do oceanário e atrai olhares curiosos. Ele possui, em média, 2 mil litros de água e abriga quatro tubarões-lixa, que são alimentados todos os dias às 16h30. É nesse momento que os mais corajosos podem se arriscar a tocar os animais. 

Tartarugas, arraias, moreias e peixes de água doce e salgada também são encontrados no complexo. O Centro de Educação Ambiental, além de receber visitantes, tem como principal meta levar conhecimento às comunidades, principalmente em escolas, sobre a importância da preservação. 

Localizada na Avenida Santos Dumont, 1.010, na movimentada Orla de Atalaia, o espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.

O que fazer em Aracaju: pontos turísticos e passeios | Oceanário Aracaju | Conexão123

O Oceanário Aracaju é um ótimo passeio para fazer com a criançada

Parque dos Cajueiros

O Parque dos Cajueiros, como é conhecido o Parque Governador Antônio Carlos Valadares, é um dos lugares para conhecer em Aracaju para quem quer relaxar na capital sergipana. Inaugurado em 1990, o espaço é muito frequentado por famílias de diversas regiões do estado. 

Após dez anos fechado para reforma, o local reabriu em 2012 com novas atrações, melhor infraestrutura e mais modernidade. Academia ao ar livre, ciclovia, pista de caminhada e quadras poliesportivas estão disponíveis para os visitantes. 

No Rio Poxim, que margeia o parque, praticantes de esporte aquáticos, como remo e canoagem, se reúnem para curtir o espaço. Os castelos de madeira e os playgrounds garantem a alegria dos pequenos.

Alguns comerciantes, ainda, armam camas elásticas e piscinas de bolinha! Já imaginou que delícia curtir um domingo com os entes queridos em um lugar como esse? O endereço é Avenida Beira Mar, s/n – Farolândia, e o funcionamento, às terças, quintas e sábados, das 5h às 9h e das 15h às 18h. 

Bateu aquela vontade de viajar? Embarque com a 123milhas! Nós temos pacotes de viagem com os preços que cabem no seu bolso para que você possa curtir todos os destinos turísticos que desejar.

RESPOSTAS123

As melhores atividades para fazer em Aracaju ao ar livre são:

  • Praia do Saco
  • Parque dos Cajueiros
  • Orla de Atalaia

Se estiver pensando em desembarcar em Aracaju, você não pode deixar de fora do seu roteiro os seguintes pontos turísticos:

  • Mercado Municipal Antônio Franco
  • Museu da Gente Sergipana
  • Oceanário Aracaju