Dicas para o viajante

Vacinas obrigatórias antes de viajar

11 de fevereiro de 2020

Diante do surto de sarampo que se alastrou no fim do ano passado pelo Brasil, o Ministério da Saúde anunciou uma nova fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo. Entre os dias 10 de fevereiro a 13 de março de 2020, crianças e jovens de 5 a 19 anos devem tomar a vacina contra esse vírus. E perante mais um surto viral que ganha o noticiário, faz-se necessário o esclarecimento sobre quais são as vacinas obrigatórias antes de viajar. Afinal, poderia haver algo pior numa viagem do que ser mandado de volta para casa ao chegar num país sem nem mesmo ter saído do aeroporto por conta de falta de vacinas?

Porém, saiba que isso pode acontecer com visitantes desavisados em países ou cidades que exigem algum tipo de vacinação prévia. Por isso, se ligar em quais são as vacinas obrigatórias antes de viajar pode salvar uma viagem.

Geralmente, a companhia aérea nem permite ao passageiro embarcar sem ter apresentado a carteira de vacinação atualizada, mas todo cuidado é pouco. Por isso, confira neste artigo sete respostas para o viajante que procura se inteirar sobre o tema. E, desde já, uma dica de ouro: jamais deixe um vacilo como esse estragar a sua viagem!

#1 Por que alguns países exigem vacinação?

Diferentemente do que muitos pensam, a maioria dos países que exige vacinação o fazem para precaver que visitantes tragam doenças, e não pelo território apresentar riscos de contaminação. E o Brasil, sob o olhar estrangeiro, não é a mais saudável das nações. 

Doenças típicas tropicais, como malária, febre amarela e, até mesmo, o sarampo, que estava erradicado no Brasil, mas voltou a se disseminar recentemente, alarmam países estrangeiros onde esses males não costumam circular.

#2 Quais vacinas são obrigatórias?

A única vacina que, em escala mundial, é obrigatória é a da febre amarela, uma doença infecciosa grave e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). É mais comum em países da América do Sul e Central, assim como em algumas regiões da África.

Por não ter cura, a prevenção da febre amarela é de extrema importância quando em áreas de risco: além da vacinação, deve-se usar repelentes e telas e não acumular água parada.

#3 Quais são as vacinas recomendadas para quem vai viajar?

Certas vacinas são recomendadas quando se visita alguns países ou regiões, principalmente zonas rurais, florestas e todos os lugares de grande contato com a natureza. Dessa forma, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o viajante tenha sempre em dia as vacinas para:

Febre amarela;

Tétano;

Difteria;

Hepatites A e B;

Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola);

Antirrábica (que protege contra a raiva eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos).

#4 Quais países e locais exigem ou recomendam vacinação?

Centenas de países exigem vacinação e ocasionais surtos alteram as regras constantemente, mas você pode consultar direto nas seguintes páginas:

Anvisa – países que exigem vacinação: página do sistema de emissão da Carteira Internacional de Vacinação, onde é possível pesquisar as exigências de cada país. Basta clicar na aba “Exigências de Viagem” e selecionar o país para o qual você pretende viajar.

OMS – países que exigem vacinação contra a febre amarela: lista disponibilizada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Já para viagens dentro do Brasil, recomenda-se a vacina da febre amarela para áreas de matas e rios na região Norte e Nordeste devido ao clima.

Mais recentemente, em razão de surtos localizados em zonas rurais dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, a vacina tem sido recomendada para o interior da região Sudeste.

#5 Como faço para me vacinar?

As vacinas, de modo geral, podem ser aplicadas em postos de vacinação ou em clínicas particulares. A vacina contra a febre amarela, gratuita, é tomada numa dose única e dura a vida toda.

#6 Quanto tempo antes da viagem eu devo tomar a vacina?

As regras mudam a cada país, mas a recomendação da Anvisa é que qualquer vacinação seja realizada preferencialmente de seis a oito semanas antes da viagem e, no máximo, 4 semanas antes.

Atente também para o período de imunização! No caso da febre amarela, o período de imunização é de 10 dias após a vacinação, ou seja, você deve tomar a vacina, no mínimo, 10 dias antes da sua viagem.

E se a sua viagem for para o exterior, não esqueça de fazer o Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa, que pode ser feito online, seguindo as orientações contidas nesse link. Com ele pronto, basta imprimir o cartão e assinar no local indicado.

Atenção: o comprovante simples de vacinação ou a Carteira Nacional de Vacinação não são válidos fora do território nacional.

Respeite esse prazo de imunização e a certificação internacional: as companhias aéreas podem negar o embarque ou desembarque de passageiros que não cumpram os requisitos da vacinação.

#7 É necessário refazer o certificado internacional no qual ainda consta data de vencimento?

Desde 11 de julho de 2016, definiu-se que a vacina contra a febre amarela é válida para a vida toda, até mesmo para quem se vacinou antes dessa data. Segundo as normas da OMS, se você tem o Certificado Internacional de Vacinação antigo (aquele amarelo), não é necessário atualizá-lo.

E agora que você já está bem informado sobre as vacinas obrigatórias antes de viajar, planeje sua viagem com mais tranquilidade e foque na economia que poderá fazer comprando seus voos aqui, na 123Milhas!