Lugares para conhecer

Viagem de moto pelo Brasil: três rotas para curtir sobre duas rodas

Pegar a estrada pode ser emocionante, e em se tratando de uma viagem de moto pelo Brasil, a dose de adrenalina triplica! Separamos três indicações de rotas pelo país em cima de duas rodas. Bora conhecer? 

Você vai ler sobre

Viagem de moto pelo Brasil

Mais que uma viagem, as road trips são o estilo de vida de muitas pessoas que procuram pela adrenalina proporcionada ao percorrer as estradas sobre duas rodas. É uma chance de conhecer novos lugares ao experimentar sensações incríveis pilotando. Isso é o que é uma road trip!

Essa modalidade possibilita ir além dos pontos turísticos tradicionais de cada lugar, ela dá liberdade para explorar as paisagens que aparecem nas estradas. E, pode apostar, há muito o que ver nas rotas brasileiras, sejam elas em qualquer canto do nosso país.

Para ajudar a escolher a rota ideal para sua próxima viagem de moto, o Conexão123 separou três destinos imperdíveis para curtir:

  • Rota das Emoções (Maranhão, Ceará e Piauí)
  • Estrada Real (Minas Gerais e Rio de Janeiro)
  • Rota Transpantaneira (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul)

Vamos conhecer um pouco cada um deles, com enfoque numa viagem sobre duas rodas!

Viagem de moto pelo Brasil: Rota das Emoções

A Rota das Emoções é uma viagem de moto pelo Nordeste que engloba três estados litorâneos brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão. Trata-se de um circuito que compreende quase 2 mil quilômetros de estrada.

Ao longo do caminho, você confere as belezas naturais de pontos turísticos muito visitados do Nordeste: Jericoacoara (CE), Delta do Parnaíba (PI) e os Lençóis Maranhenses (MA). A escolha de onde começar a viagem é sua, seja no Ceará (Fortaleza) ou no Maranhão (São Luís). 

A única certeza é de se deparar com paisagens deslumbrantes, de águas cristalinas em Jericoacoara, do maior delta da América Latina no turismo em Parnaíba e das dunas de areia e lagoas que compreendem as listas de o que fazer em Lençóis Maranhenses

Além disso, durante as paradas, você pode encontrar atividades turísticas variadas, como trilhas a pé, mergulho, kitesurf, windsurf, além de caminhadas pelos centros históricos das cidades.

Viagem de moto pelo Brasil: três rotas para curtir sobre duas rodas | Lençóis Maranhenses | Conexão123

Os Lençóis Maranhenses fazem parte da Rota das Emoções

A duração do passeio é muito variável, vai depender de quantos municípios vai incluir na sua rota e qual vai ser o tempo de parada em cada ponto turístico. Geralmente, a média é de uns 12 dias de viagem, contando que você passe 4 dias em cada estado. 

Sendo assim, o ideal é buscar hospedagens próximas a cada um desses destinos, assim você consegue descansar entre as viagens. Vamos ver algumas opções:

O Hotel Pousada Paraíso das Águas pode ser uma boa opção enquanto você está conhecendo os Lençóis Maranhenses. A hospedagem está localizada no município de Barreirinhas e oferece uma boa estrutura, com muito conforto, lazer e um ótimo  custo-benefício.

Para conferir mais possibilidades de onde se hospedar em Lençóis Maranhenses, veja o conteúdo do Conexão123!

Enquanto você passa pelo Piauí, considere hospedar-se no Hotel Pousada dos Ventos,  que fica instalado no litoral de Parnaíba e dispõe de um serviço de ótima qualidade para que os hóspedes sintam-se confortáveis.

Confira onde se hospedar em Parnaíba no conteúdo do Conexão123!

Para sua estada no Ceará, um dos hotéis recomendados é o Sun City Rota das Emoções by Nobile, localizado na Praia das Barreiras, a cerca de 1h30 de estrada até Jericoacoara. O hotel possui toda a infraestrutura para que sua estada tenha o máximo de conforto. 

Viagem de moto pelo Brasil: Estrada Real

A rota da Estrada Real é uma ótima opção para uma viagem de moto pelo Sudeste, que ela compreende cidades históricas de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É E é ideal para aqueles que desejam experimentar e explorar as marcas da história da era do colonialismo no Brasil.

Ao pegar a estrada e parar nas cidades, você consegue curtir atrações, como Túnel da Mantiqueira, Núcleo Histórico de Passa Quatro, Museu do Diamante, Memorial Histórico Cultural de Matias Barbosa, Alambique de- Coronel Xavier Chaves e muitos outros. As paradas também podem envolver a apreciação da gastronomia, tanto a mineira quanto a carioca. 

Existem opções diferentes de rotas para curtir a Estrada Real: Diamantes, Novo, Velho e Sabarabuçu, cada uma delas tem uma duração diferente e passam por cidades distintas. É uma forma diferente de conhecer lugares que são patrimônios históricos da humanidade.

O Caminho dos Diamantes passa por diversas cidades, dentre as principais: Diamantina, Ouro Preto, Paraty e Rio de Janeiro. A trilha passa por municípios que tiveram extrema importância na exportação de pedras preciosas do século XVIII.

São 395 km em uma viagem de aproximadamente 4 dias, na qual você passa por paisagens de tirar o fôlego que envolvem muitas serras e áreas verdes. 

Outra possibilidade é o Caminho Novo, uma rota que propõe ser uma alternativa mais rápida do Caminho Velho, ideal para relembrar a época das bandeiras e das primeiras explorações. Passa pelas principais cidades, assim como o Caminho dos Diamantes, a diferença é que engloba mais municípios. O trajeto é de 515 km em uma viagem que dura cerca de 6 dias.

Agora, o Caminho do Sabarabuçu é uma reconstituição do trajeto feito para avistar o minério de ferro do topo da Serra da Piedade, percorrido. Um fato que aconteceu há cerca de 300 anos. Essa é a alternativa mais rápida, sendo 160 km em uma viagem de 2 dias. 

Viagem de moto pelo Brasil: três rotas para curtir sobre duas rodas | Ouro Preto | Conexão123

Centro histórico de Ouro Preto, Minas Gerais

Para curtir ainda mais os passeios pela Estrada Real, procure por hospedagens em ambos os estados, assim, você consegue momentos de descanso durante a viagem.

Ao passar por Ouro Preto, por exemplo, você pode se hospedar no Solar do Rosário, um casarão antigo do século XIX. Sua localização é privilegiada, próxima da Igreja do Rosário, com vista para as Igrejas de São Francisco de Paulo, Nossa Senhora do Rosário, São José e o Pico do Itacolomi.

Já em Paraty, você pode ficar na Pousada Literária, no Centro Histórico, uma hospedagem que dispõe de quartos totalmente equipados, para que você consiga curtir o máximo da estada.

Viagem de moto pelo Brasil: Rota Transpantaneira

A Rota Transpantaneira envolve as paisagens do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. Ela é emblemática por suas belezas naturais típicas do bioma do Pantanal e por suas doses de aventura no meio do caminho.

A estrada Transpantaneira começa na cidade de Poconé e termina em Porto Jofre. Um trajeto de cerca de 150 km, que pode ser iniciado em ambas as extremidades. Porém, você pode seguir por outras estradas e chegar até cidades do Mato Grosso do Sul, como Corumbá (MS).

No trecho inicial de Poconé, é possível passar por estrada de terra, enquanto aprecia paisagens povoadas de pontes, campos abertos e muita mata fechada, que abriga jacarés, capivaras, tuiuiús, onças, entre outros.

O ideal é viajar no período da estiagem, assim, as chuvas que causam grandes lagos temporários na estrada são mais raras. Por isso, escolha realizar o percurso viajar entre abril e setembro para curtir o máximo dos passeios. 

Viagem de moto pelo Brasil: três rotas para curtir sobre duas rodas | Rota Transpantaneira | Conexão123

Rota Transpantaneira, Mato Grosso do Sul

Assim como as outras rotas, o tempo da sua viagem quem escolhe é você, de acordo com as paradas para realizar atividades turísticas nas cidades pelas quais você passar. O ideal é buscar pelo menos duas hospedagens para descansar.

No Mato Grosso, você pode se hospedar na capital, Cuiabá, que fica a apenas 100 km de Poconé. Um dos lugares onde se hospedar em Cuiabá é o Mato Grosso Palace Hotel, que tem uma localização privilegiada e 136 apartamentos, equipados com o máximo de conforto. 

Ao passar pelo Mato Grosso do Sul, você pode optar em terminar sua viagem em Bonito e, sendo assim, encontrar onde se hospedar em Bonito, como o Hotel Refúgio, localizado em uma rua tranquila do centro da cidade, onde há conforto e uma boa estrutura.

Confira mais informações sobre turismo aventureiro no Conexão123, sua plataforma de incentivo a experiências de viagens da 123milhas!