Mato Grosso

Escolha um destino:

Conheça o estado de Mato Grosso

Considerado o terceiro maior estado do país, Mato Grosso reserva lugares incríveis e muito turismo para ser explorado. A biodiversidade natural é enorme e traz ao viajante a oportunidade de conhecer três biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Portanto, inclua o território em seu roteiro de viagem e surpreenda-se. Vamos viajar?

Você vai ler sobre

Estado do Mato Grosso

Passear pelo centro histórico, nadar em rios de águas cristalinas, vislumbrar diversas espécies de aves e provar deliciosos pratos típicos são algumas das opções que integram o turismo em Mato Grosso

O estado localizado no centro-oeste do Brasil tem 903.357 km² de extensão territorial. A população local soma 3.567.234 milhões de habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (2021). 

Peculiaridades e características distintas compõem a viagem pelas terras mato-grossenses, aliás, 141 municípios formam a estrutura do terceiro maior estado do país. Além da capital Cuiabá, Mato Grosso tem mais quatro cidades com população acima de 100 mil pessoas, são elas: Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. 

Outra importante curiosidade é o privilégio do destino em ter três biomas diferentes: Amazônia, Cerrado e Pantanal. Planeje seu turismo em Mato Grosso com o Conexão123.

Capital do estado de Mato Grosso

Atrativos culturais, boa gastronomia e arquitetura colonial fazem parte da visita à capital de Mato Grosso. Cuiabá é um dos primeiros locais em que o turista tem contato com a história e diversidade do estado mato-grossense. A cidade foi fundada oficialmente em 8 de abril de 1719 por bandeirantes paulistas com liderança de Pascoal Moreira Cabral. 

A população da região conta com 623.614 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE (2021). Às margens do rio Cuiabá, o município possui 3.292 km quadrados e faz divisa com cinco cidades: Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Acorizal. 

O clima predominantemente tropical continental caracteriza-se por duas estações bem definidas durante o ano, um verão quente e chuvoso, e um inverno ameno e seco. A propósito, a temperatura média varia entre 22º C e 27º C, com máximas que podem chegar até 40º C. 

Viajar para a capital de Mato Grosso pode ser uma oportunidade única. Saiba tudo sobre Cuiabá!

Conheça o estado de Mato Grosso | Pantanal | Conexão123

Devido as suas várias áreas verdes, Cuiabá é conhecida, principalmente pelos cidadãos locais, como Cidade Verde

História do estado de Mato Grosso

A história de Mato Grosso iniciou antes do processo de colonização portuguesa no Brasil. O atual território pertencia à Espanha devido ao Tratado de Tordesilhas de 1494. Porém com o descobrimento das terras brasileiras, Portugal teve interesse no solo mato-grossense pelas reservas minerais. 

As indefinições e incursões de forças estrangeiras resultaram na assinatura de um novo documento. Em 1750 foi assinado o Tratado de Madri, o qual assegurava que Mato Grosso pertencia ao Brasil, sob a colonização dos portugueses. 

Durante o período colonial, a região teve exploração de recursos minerais, como ouro. O crescimento populacional deu-se pela expansão da mineração, por isso, após a decadência da atividade, o estado sofreu isolamento político e econômico.

Já nos anos 1970 muitos sulistas migraram para a região para praticar a agropecuária, devido aos incentivos oferecidos pelo governo para ocupação territorial. Em 1979, após divisão do território em dois estados, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as terras tornaram-se destaque de desenvolvimento do agronegócio. 

Um breve panorama sobre a história do estado de Mato Grosso mostra a riqueza cultural que o local proporciona também aos turistas. Se você é um viajante que aprecia conhecer mais sobre o destino, listamos alguns pontos turísticos que valem a visita:

  • Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito - Cuiabá
  • Igreja Matriz Santuário De Sant'Ana - Chapada dos Guimarães
  • Igreja Nossa Senhora de Santana - Chapada dos Guimarães
  • Aldeia Quatro Cachoeiras - Campo Novo do Parecis
  • Beco do Candeeiro - Cuiabá
  • Ponte de Ferro - Cuiabá 
  • Centro Geodésico da América do Sul - Cuiabá
  • Museu do Morro da Caixa D’Água Velha - Cuiabá
  • Palácio da Instrução - Cuiabá
  • Museu de História Natural de Alta Floresta - Alta Floresta

Antes de avançar ao próximo tópico, outra curiosidade é sobre a bandeira de Mato Grosso. Após a Proclamação da República, Antônio Maria Coelho, primeiro governador do estado, criou o símbolo estadual em 1890. 

Todas as tonalidades têm significados diferentes e que vão de encontro com a história do Brasil:

  • Azul - remete ao céu carioca na noite da Proclamação da República
  • Verde - relaciona-se à esperança, à saúde e à natureza
  • Amarelo -  simboliza as ideias republicanas
  • Branco - em razão da paz

Geografia do estado de Mato Grosso

Localizado na região centro-oeste do Brasil e na porção central da América do Sul, o estado de Mato Grosso faz divisa com Amazonas, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Goiás. E também faz fronteira internacional com a Bolívia. 

O relevo estadual é considerado de baixa altitude com formação de planaltos aplainados. Porém em algumas regiões há ocorrências de áreas mais elevadas e em outras encontram-se planícies rebaixadas, como no Pantanal, reduto do ecoturismo brasileiro. 

Além disso, os principais rios que passam por Mato Grosso são Araguaia, Cuiabá, Paraguai, Teles Pires e Xingu. O clima predominante é o tropical caracterizado pelo verão quente e chuvoso, e inverno ameno e seco. A diversidade natural para o turismo é enorme e torna o estado um destino único com possibilidade de registros surpreendentes. 

O destino reserva para você momentos de lazer e descanso. Alguns lugares turísticos se destacam quando o assunto é planejar uma viagem pelo estado, entre eles a Chapada dos Guimarães e Nobres

Conheça o estado de Mato Grosso | Chapada dos Guimarães | Conexão123

A Chapada dos Guimarães está situada no interior do Mato Grosso, a cerca de 70 km de Cuiabá

Cultura do estado de Mato Grosso

A cultura de Mato Grosso possui costumes trazidos pelos colonizadores e também influências indígenas e africanas. O sertanejo é o ritmo mais popular, além do lambadão cuiabano com raízes paranaenses também. As apresentações tradicionais são conhecidas como: Siriri, uma dança indígena, e o Cururu, desafio de rimas musicais. Além disso, a viola de cocho e o ganzá são os instrumentos tradicionais mato-grossenses. Listamos quatro festivais mais conhecidos:

  • Festa de São Gonçalo Beira Rio - Cuiabá (janeiro)
  • Festa de São Benedito - Cuiabá (junho)
  • Cavalhada - Poconé (junho)
  • Festival de Quadrilhas do Araguaia (junho)

A gastronomia de Mato Grosso garante diversas opções e muitas delícias! Com influências da África, Portugal, Síria, Espanha, dos indígenas e também, após a migração da população, de outros estados brasileiros, os pratos típicos recebem ingredientes locais, como o peixe. 

A culinária destaca alguns preparos gastronômicos como: Maria Isabel (carne seca com arroz), pacu assado com farofa de couve, farofa de banana-da-terra madura, além do churrasco pantaneiro. Aliás, os doces mato-grossenses trazem mais sabor ao cardápio local, como: Furrundu (doce feito de mamão e rapadura de cana), doce de mangaba, doce de goiaba, doce de caju em calda, doce de figo e muito mais. 

O Mato Grosso reserva muitas oportunidades de turismo, desde atrativos e atividades até gastronomia e festividades. 

O que fazer em Nobres: Pontos Turísticos e Passeios | Reino Encantado | Conexão123

Rios cristalinos, peixes e cachoeiras garantem dias inesquecíveis em Nobres - MT

Economia do estado de Mato Grosso

A economia de Mato Grosso baseia-se principalmente no setor primário. Afinal, o estado é um grande produtor agrícola de soja, milho e algodão, com a maior parte da produção voltada para o mercado externo. Além disso, o território também dedica-se ao setor pecuário com a criação de bovinos e, em especial, na área pesqueira, que garante a melhor posição no Brasil em pescados de água doce. 

Em relação ao extrativismo, a região mato-grossense é o maior produtor de diamantes do país, e ainda atua com a extração de ouro, pedras coradas, seivas e madeira. A área de serviços e comércios é importante para a geração de emprego no estado. A propósito, o turismo vem se destacando nos últimos anos, principalmente com a alta procura do ecoturismo, muito praticado no Pantanal e na Chapada dos Guimarães, por exemplo. 

Este roteiro Mato Grosso: Turismo, cultura e muito mais trouxe a história e curiosidades sobre o estado do centro-oeste brasileiro. Vimos a imensidão de conhecimento que você pode apreciar durante sua estada na região. 

Você ainda pode conferir o Turismo na Chapada dos Guimarães: Guia de Viagem e também o que fazer em Nobres - MT. Além de outros destinos e atividades dentro do território mato-grossense. 

Ficou com vontade de viajar para Mato Grosso? Conte com a 123milhas!

Aproveite para comprar hotel e passagem aérea em um só clique com os pacotes de viagem.

Mas, se preferir, veja o aluguel de carros para desbravar as fronteiras brasileiras e vivenciar experiências únicas. 

RESERVAR

RESPOSTAS123

A capital de Mato Grosso é a cidade de Cuiabá que abriga diversos pontos turísticos do estado. 

O terceiro maior estado do Brasil está localizado no centro-oeste do país e reserva muitas atrações turísticas incríveis. 

Além da capital Cuiabá, as cidades mais populosas do estado são: Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. Além disso, existem outros municípios que são procurados para o turismo na região, como Chapada dos Guimarães e Nobres. 

A Vila Bela da Santíssima Trindade foi a primeira capital do estado de Mato Grosso.

A particularidade do destino é agregar três biomas diferentes, são eles Amazônia, Cerrado, Pantanal. Opções turísticas são diversas em Mato Grosso. Vale a pena visitar.