Lugares para conhecer

Aniversário de Cuiabá: três curiosidades sobre a cidade

6 de abril de 2023

No dia 8 de abril a capital do estado do Mato Grosso comemora o seu aniversário. Se você é um apaixonado por viagens e ama conhecer as cidades brasileiras, não pode perder essas três curiosidades sobre Cuiabá que Conexão123 separou especialmente para esta data. 

Celebre o aniversário de Cuiabá conhecendo alguns fatos interessantes da cidade.

Conheça com o Conexão123

História de Cuiabá 

Vamos conhecer um pouco a história de Cuiabá?

A fundação da cidade de Cuiabá é atribuída ao bandeirante Pascoal Moreira Cabral, que chegou à região no ano de 1718 e formalizou a existência do povoado um ano mais tarde, em 8 de abril de 1719.

Com o crescimento da área, alguns anos depois, ela se tornou oficialmente Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, sendo esse nome em referência ao Rio Cuiabá, que banha a região e por onde se davam os principais deslocamentos na época.

Somente em 17 de setembro de 1818, o local foi reconhecido como cidade, tornando-se a capital de Mato Grosso.

Cuiabá tem uma mistura interessante de tradição e modernidade, além de ser uma cidade conhecida por suas belezas naturais e pela culinária típica, que é uma verdadeira celebração de sabores. Os pratos típicos que refletem a diversidade cultural da região, como o arroz com pequi, o pacu assado na brasa e o famoso pintado na telha. Há muitas opções de restaurantes incríveis no município.

Os pontos turísticos naturais mais famosos da região são o Pantanal, um bioma de fauna e flora exuberantes, e a Chapada dos Guimarães, com uma vasta área, repleta de cachoeiras e trilhas.

História de Cuiabá  | Chapada dos Guimarães | Conexão123

Beleza natural exuberante na Chapada dos Guimarães, região de aventura em Cuiabá

Uma viagem para Cuiabá pode ser uma experiência muito proveitosa — a cidade encanta os mais variados tipos de turistas, pois tem muito a oferecer. 

Curiosidades de Cuiabá

Desde a sua fundação, a cidade tem sido uma verdadeira fonte de fatos interessantes. Continue a leitura para conhecer algumas curiosidades de Cuiabá!

Cuiabá é o Centro Geodésico da América do Sul 

Uma das curiosidades mais fascinantes da cidade é que ela é o Centro Geodésico da América do Sul: o ponto onde todas as linhas que dividem a América do Sul em partes iguais se encontram. Isso significa que o município está localizado na parte mais central do continente, a uma distância equivalente dos oceanos Pacífico e Atlântico, por exemplo.

A definição deste marco é calculada a partir de uma técnica de medição chamada geodésia, que também é a ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra. O centro foi determinado, pela primeira vez, em 1909, pelo Marechal Cândido Rondon. 

O Centro Geodésico também tem significado cultural: ele representa a conexão de todos os países sul-americanos. O ponto fica em uma praça de Cuiabá e é marcado por um importante obelisco de aproximadamente 20 metros, feito em mármore branco.

A partir do centro geodésico são feitos levantamentos essenciais para a elaboração de projeções cartográficas e para a localização exata de propriedades, fronteiras e outros pontos importantes. Isso significa que Cuiabá tem um papel importante na composição de mapas e na navegação de toda a América do Sul.

Cuiabá é cortada pelos rios mais importantes do país | Rio Xingu | Conexão123

O Rio Xingu: fonte de vida, energia e biodiversidade em Cuiabá

Cuiabá tem forte influência da cultura indígena 

Cuiabá é uma cidade que possui uma forte influência da cultura indígena em diversos aspectos. No âmbito cultural, a capital é marcada pela rica mistura de tradições indígenas, quilombolas, europeias e da população ribeirinha.

Boa parte da herança dos povos originários é preservada no Museu Rondon, dedicado a homenagear o legado do Marechal Cândido Rondon, figura histórica que liderou a instalação de infraestrutura na região, respeitando as aldeias indígenas locais e suas lideranças. Por isso, ele ficou conhecido como o “Marechal da Paz”. 

Além disso, a gastronomia da capital é baseada na cultura ribeirinha, tendo como base os peixes típicos do Rio Cuiabá, como o dourado, que é muito apreciado na culinária local e faz parte de pratos tradicionais como o famoso “caldo de peixe”.

Esses pratos são consumidos de várias maneiras, acompanhados de farinha de mandioca, abóbora e banana, em pratos como a maria isabel, a farofa de banana e o pirão.

As danças típicas também tiveram sua origem influenciada pelas tradições indígenas. O siriri e o cururu são duas manifestações populares na região, com raízes nos povos originários. O siriri é um ritmo animado, em que os dançarinos se movimentam em círculos, enquanto o cururu é mais lento e envolve cantos e rituais religiosos.

Além disso, o artesanato local também é influenciado pela cultura indígena, com destaque para a produção de objetos de cerâmica, tecelagem e pintura em tela, que têm suas raízes nas técnicas utilizadas pelos índios da região.

Uma curiosidade interessante diz respeito ao nome da cidade. Teorias afirmam que sua origem também é indígena, proveniente da língua tupi-guarani, e significaria “lugar de muitas águas rasas”, o que faz muito sentido levando em conta a geografia da região, com muitos rios e riachos. Não sabemos se isso é verdade, mas seria interessante, não é?

Cuiabá é a única cidade localizada na confluência dos três principais biomas do país 

Cuiabá se localiza na confluência entre três dos principais biomas brasileiros: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. 

Cuiabá é a única cidade localizada na confluência dos três principais biomas do país | Bioma Pantanal | Conexão123

A beleza singular do Pantanal em Cuiabá, cidade única na confluência dos principais biomas do país

A poucos quilômetros da parte urbana da capital, é possível encontrar áreas da Chapada dos Guimarães e os rios do Pantanal. 

Oficialmente, todo o estado do Mato Grosso faz parte da Amazônia Legal brasileira.

Essa singularidade geográfica torna a capital mato-grossense um ponto de interesse turístico e científico, oferecendo uma grande diversidade de flora e fauna, além de contribuir para a riqueza cultural e econômica da região.

A gastronomia cuiabana é uma mistura de pratos feitos a partir de ingredientes típicos dos biomas que se encontram na região, como o peixe do Pantanal, a carne de sol do Cerrado e os frutos da Amazônia. Essa diversidade culinária torna a cidade um destino turístico atraente para os amantes da comida e da cultura.

Gostou de conhecer as curiosidades de Cuiabá? Qual achou mais interessante? Se ficou com vontade de conhecer a cidade, conte com a 123milhas para as melhores passagens, pacotes de viagem, hospedagem e aluguel de carros.