Lugares para conhecer

Dia Internacional da Dança: confira destinos pelo Brasil para curtir a data

28 de abril de 2023

O Dia Internacional da Dança é uma celebração mundial que ocorre em 29 de abril e tem como objetivo homenagear essa arte tão importante na cultura de diversos povos. 

O Conexão123 vai apresentar cinco destinos no Brasil que abrigam importantes companhias de dança para curtir a data: Joinville, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Venha conhecer as principais atrações em cada cidade e se prepare para se divertir dançando! Boa leitura!

Conheça com o Conexão123

Cinco cidades brasileiras para curtir o Dia Mundial da Dança

O Dia Internacional da Dança, ou Dia Mundial da Dança, foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco em 1982. É uma data muito importante para celebrar essa arte que é capaz de expressar sentimentos e histórias de forma única. 

A dança é uma linguagem universal que ultrapassa barreiras culturais e geográficas e pode ser encontrada em diversas formas e estilos pelo mundo todo. Por isso, é uma ótima oportunidade para celebrar a diversidade e o poder da dança em nossas vidas.

Confira agora cinco sugestões do Conexão123 de como aproveitar o Dia Mundial da Dança e conhecer um pouco mais sobre essa arte performática pelo Brasil. Partiu? 

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é um dos locais mais icônicos para conhecer a dança clássica no país. Localizada em Joinville, Santa Catarina, a instituição é a única filial do renomado Teatro Bolshoi fora da Rússia e já formou diversos bailarinos que se destacaram em grandes companhias de dança pelo mundo.

A história da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil começou em 1996, quando o empresário brasileiro Márcio Yonamine decidiu levar sua filha, uma bailarina talentosa, para estudar no Teatro Bolshoi, na Rússia. Impressionado com a qualidade do ensino e com a importância do local para a cultura russa, Yonamine decidiu que o Brasil precisava ter uma escola como aquela. Incrível, não?

Desde então, a instituição tem formado alguns dos melhores bailarinos do país e contribuído significativamente para o cenário nacional da dança. O currículo da escola é baseado no método de ensino do Teatro Bolshoi da Rússia e inclui:

  • Ballet clássico
  • História da dança
  • Dança contemporânea
  • Dança de caráter
  • Pas de deux
  • Treinamento físico

Isso sem contar que no local também promovem atividades extracurriculares, como oficinas, workshops e apresentações. Os amantes da dança podem ainda fazer uma visita à escola. O tour guiado mostra a estrutura do lugar, incluindo as salas de aula, de música e o ateliê. Logo na entrada é possível conferir exposições itinerantes, sempre relacionadas à dança.

Para conhecer o espaço é necessário agendar a visita previamente, por telefone.

Além de formar bailarinos, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil também promove um festival anual de dança, que já se tornou um dos eventos mais importantes do gênero no país e no mundo: o Festival de Dança de Joinville.

Dia Internacional da Dança: confira destinos pelo Brasil para curtir a data | Festival de Dança de Joinville | Conexão123

O Festival de Dança de Joinville é um dos mais importantes eventos de dança da América Latina

O evento é realizado todos os anos desde 1983 e é uma oportunidade para bailarinos, coreógrafos e amantes da dança de todo o país se reunirem e compartilharem suas habilidades e conhecimentos. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é uma das principais organizadoras do festival e seus alunos e professores têm participado ativamente do evento ao longo dos anos.

Com certeza, Joinville é um destino que vale a pena ser visitado por quem é apaixonado por dança. A cidade, além de ser um importante polo cultural, oferece diversas opções de lazer e turismo, como museus, parques, restaurantes e hotéis. Inclua o Museu da Dança, localizado na rua Vargeão, 79, no roteiro. O espaço reúne acervo de diversas regiões do Brasil e exterior, como figurinos clássicos de espetáculos consagrados, e conta um pouco da história da dança e sua evolução.

Grupo Corpo de Belo Horizonte

Conhecer o Grupo Corpo é uma ótima pedida para curtir o Dia Internacional da Dança. Fundada em 1975, em Belo Horizonte, a companhia de dança contemporânea é mundialmente reconhecida por seu estilo próprio que mescla elementos do balé clássico, danças populares brasileiras e movimentos contemporâneos.

Ao longo de sua história, o grupo já criou mais de 40 espetáculos e se apresentou em mais de 40 países, recebendo inúmeros prêmios e reconhecimentos por sua excelência artística e técnica. Suas coreografias são marcadas por uma intensa expressividade corporal, combinando movimentos precisos e harmoniosos com uma grande carga emocional.

O Grupo Corpo é um dos maiores orgulhos culturais de Belo Horizonte e de Minas Gerais, sendo uma referência nacional e internacional em dança contemporânea. Seus espetáculos são uma experiência única para quem quer apreciar a beleza e a expressividade da dança em sua forma mais contemporânea e autêntica.

Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Nossa próxima dica para o Dia Mundial da Dança é o Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma das principais companhias de dança do Brasil e uma das mais antigas da América Latina, fundada em 1929. Com uma equipe de bailarinos altamente capacitados e uma ampla programação de espetáculos, o grupo é reconhecido por sua excelência artística e técnica.

Além das produções em sua sede no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Corpo de Baile também realiza apresentações em outras cidades do país e do mundo, promovendo a cultura brasileira através da dança. O repertório do grupo é variado e inclui desde clássicos do balé até obras contemporâneas, sempre com uma interpretação impressionante dos bailarinos.

Dia Internacional da Dança: confira destinos pelo Brasil para curtir a data | Theatro Municipal do Rio | Conexão123

O Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio é um símbolo da tradição e da excelência da dança no Brasil

O Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é um símbolo da tradição e da excelência da dança no Brasil, inspirando gerações de bailarinos e amantes da arte em todo o mundo. Seus espetáculos são uma oportunidade única de apreciar a beleza e a expressividade da dança em sua forma mais clássica e refinada.

Quem deseja conhecer a casa da renomada companhia de dança pode realizar uma visita guiada pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Existem opções de tour pelos bastidores ou com foco na decoração e arquitetura do local. As entradas podem ser adquiridas na bilheteria do espaço, que fica na Avenida 13 de Maio.

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança é um dos principais grupos de dança contemporânea do Brasil, fundado em 2008 e sediado na capital paulista. Com um repertório que mescla criações próprias e obras de grandes nomes da cena contemporânea, a companhia é reconhecida por sua criatividade, originalidade e excelência técnica.

A SPCD se apresenta regularmente em teatros e festivais no Brasil e no exterior. Seus espetáculos são marcados por uma intensa expressividade corporal, com movimentos precisos e harmoniosos.

A trupe paulista é uma referência em dança contemporânea no Brasil e no mundo, promovendo a cultura e a arte através da dança. A SPCD é um corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Associação Pró-Dança. Com certeza, conhecê-la é um bom programa para celebrar o Dia Internacional da Dança.

Balé Teatro Castro Alves de Salvador

O Balé Teatro Castro Alves é uma companhia de dança contemporânea de Salvador, na Bahia. Começou suas atividades em 1981 e é reconhecido por sua originalidade e criatividade, combinando elementos da cultura baiana com a dança contemporânea em suas coreografias.

Com uma equipe de bailarinos talentosos e uma programação variada de espetáculos, suas coreografias são marcadas pela expressividade corporal e pela mistura de ritmos e elementos culturais, criando uma linguagem única e autêntica na dança contemporânea.

Os espetáculos são uma experiência única para apreciar a beleza e a expressividade da dança brasileira.

Gostou das nossas sugestões de destinos para celebrar o Dia Internacional da Dança? Bateu aquela vontade de viajar? A gente te ajuda! A 123milhas oferece a seus clientes os melhores preços em passagens aéreas, pacote de viagem, hotéis e aluguel de carros. Boa viagem!

RESPOSTAS123

A data 29 de abril foi escolhida em comemoração ao nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos criadores do balé moderno.