Lugares para conhecer

O que fazer em Vila Velha

14 de dezembro de 2021

Separada de Vitória, capital do Espírito Santo, apenas por uma ponte, Vila Velha surpreende pela beleza de suas praias, atrações culturais e uma gastronomia para ninguém botar defeito. O destino é uma ótima opção para quem viaja com crianças. Neste texto você encontra dicas sobre o que fazer em Vila Velha.

Uma curiosidade é que a cidade foi a primeira do Espírito Santo a ser colonizada. Os navios portugueses desembarcaram na prainha que fica de frente para o Convento da Penha, que é o grande cartão-postal de Vila Velha.

Convento da Penha

Localizado no topo da montanha, o Convento da Penha é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, construído em 1558 e o principal ponto turístico da cidade. Seu entorno ostenta fragmentos da mata atlântica e uma vista panorâmica imperdível que você tem que conhecer em Vila Velha!

Ao longo dos séculos, diferentes relatos explicam a escolha do lugar para a construção do convento. Dizem que quem escolheu o local para erguê-lo foi a própria Nossa Senhora. Segundo a tradição religiosa, o quadro de Nossa Senhora, por vezes, desaparecia misteriosamente de uma capela e sempre era encontrado no alto do morro.

O Convento da Penha é o ponto turístico capixaba que recebe o maior número de visitações.

Morro do Moreno

Do alto do Convento da Penha dá para ver a linda Terceira Ponte, que conecta Vila Velha a Vitória. Bem ao lado dela fica o Morro do Moreno, que pode ser visto de várias partes da cidade por conta dos seus 273 metros de altura.

Esse é o point dos praticantes de rapel, escalada, parapente com descidas voltadas para a Terceira Ponte ou para a Praia da Costa. Também atrai quem deseja fazer trilhas e escaladas dentro da Mata Atlântica.

Na época da colonização, o Morro do Moreno funcionava como posto de observação e defesa contra ataque dos navios corsários. É um dos locais queridinhos dos capixabas.

Praias de Vila Velha

Próximo à Terceira Ponte, estão as principais praias de Vila Velha, que são ótimas para banho. A primeira delas é a Praia da Costa, e um pouco mais para frente, cerca de sete quilômetros, está a Praia de Itapoã. As duas são super movimentadas, cheias de pessoas correndo na areia e andando de bike (dá para alugar na orla!).

Se você caminhar mais um pouco, cerca de dois quilômetros, já chega na Praia de Itaparica. O mar é mais agitado, mas a praia é mais reservada para quem prefere evitar aglomerações.

A Praia de Itaparica é para quem quer fugir da agitação, mas ainda assim, ter acesso a diversos quiosques.

Agora, se você quer fugir mesmo do movimento, dê um pulinho na Praia Secreta. Só pelo nome já dá para perceber que ela fica escondida, né? Antes o acesso era por trás de um muro alto, mas recentemente foi criado um acesso ao lado do Farol de Santa Luzia.

Ao contrário da infraestrutura das outras, a Praia Secreta não conta com barracas. Até costuma passar algum vendedor ambulante às vezes, mas é bom levar comes e bebes para garantir.

A Praia Secreta é pequena, tem algumas pedras nas laterais e uma castanheira e pinheiros que garantem sombra, a paz perfeita para curtir um banho de mar e relaxar.

Outra que tem a mesma pegada e fica bem próxima à Praia Secreta, é a Praia do Bananal. Mas consulte a situação das marés, do contrário você pode chegar lá e não encontrar nenhuma faixa de areia. Aí não tem como curtir a praia!

Passeios culturais em Vila Velha

Além do Convento da Penha, que já citamos ser o ponto turístico mais famoso da cidade, a história de Vila Velha é representada nas construções centenárias, igrejas, museus e muitos outros passeios culturais para quem quer aumentar seu conhecimento histórico.

Na Praça do Papa é possível conhecer o Instituto da Baleia Jubarte, um espaço que conta a história dos animais marinhos e oferece passeios de escuna para a visualização de baleias. É lá que você pode conhecer mais sobre o Projeto Tamar, uma organização que cuida da proteção de tartarugas.

O passeio para ver as baleias Jubarte de perto só pode ser feito entre os meses de julho a outubro, quando elas migram das águas geladas da Antártica para as águas quentes da costa brasileira para reprodução.

Congo na Barra do Jucu

Falar da Barra do Jucu é falar do Congo – um ritmo musical trazido pelos escravos que continua muito presente na região. As bandas agitam festas, como Carnaval, fincada e retirada do mastro de São Benedito, Festa de São João e Ano-Novo.

A banda de congo Mestre Honório é uma das mais tradicionais da região, com 51 anos de história.

É também uma região muito rica em frutos do mar e com inúmeros restaurantes, por isso promete além da experiência cultural, uma ótima experiência gastronômica. Não deixe de experimentar a famosa moqueca capixaba, que é diferente da baiana, com pirão e arroz branco servida na panela de barro como manda a tradição.

A moqueca do Espírito Santo não tem leite de coco e nem azeite de dendê na lista de ingredientes, ao contrário da baiana.

Fábrica da Garoto

Se você um dia sonhou em visitar uma fantástica fábrica de chocolates, em Vila Velha você tem a oportunidade!
Essa é a maior fábrica de chocolates da América Latina e, no museu da Garoto, você conhece ainda as máquinas antigas, as primeiras embalagens e embarca em uma viagem histórica no acervo da marca. Em frente, fica a loja da fábrica de Chocolates Garoto com uma grande variedade de sabores!

As visitas guiadas pela fábrica, chamadas de Chocotour, estão suspensas temporariamente e precisam de agendamento antecipado, assim como as visitas ao museu.

A loja da fábrica dos Chocolates Garoto oferece sabores exclusivos!

Viu só como Vila Velha é um destino cheio de lugares interessantes? Dá para tomar banho de mar em belas praias, curtir a natureza, fazer passeios culturais, dançar ao embalo do Congo, comer frutos do mar fresquinhos, se deliciar na maior fábrica de chocolate da América Latina e muito mais! Descubra, agora, onde comer em Vila Velha!