Notícias

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte adere a Pacto Global da ONU e recebe certificação

30 de dezembro de 2022

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte acaba de aderir ao Pacto Global da ONU, iniciativa das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção dos dez princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. 

Além disso, o Aeroporto Internacional de Confins é o primeiro do país a receber a certificação BV ESG 360. Bora saber mais sobre essas novidades? Continue a leitura no Conexão123!

Você vai ler sobre

Aeroporto Internacional de BH avança em práticas socioambientais

Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com abrangência de mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não empresariais, distribuídas em 70 redes locais que se espalham por cerca de 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado na agenda ambiental. No aeroporto, o fortalecimento da trajetória ESG (governança ambiental, social e corporativa) é uma realidade. Dentre as iniciativas, destaca-se o trabalho diário para reduzir as emissões de carbono e diminuir o consumo dos recursos naturais. 

Para completar, o terminal de Minas Gerais é o primeiro aeroporto do país a receber a certificação BV ESG 360 do Bureau Veritas. Coordenado pelo Grupo CCR Aeroportos, o Aeroporto Internacional de BH precisou passar pelo ciclo completo das etapas do programa durante este ano para obter a certificação. Foi verificado seu nível de maturidade em relação às práticas ESG, que visam mitigar as externalidades ambientais e promover um impacto social positivo, além de aumentar a sua transparência no mercado.

Aeroporto Internacional de Confins foi reconhecido como Aeroporto Verde

“Diante de todas as iniciativas desenvolvidas no aeroporto, aderir ao Pacto Global da ONU era um caminho natural. Temos um compromisso com a região e com a sociedade e trabalhamos diariamente para fazer com que as operações aeroportuárias tenham impacto mínimo nas comunidades”, ressalta o CEO do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, Kleber Meira.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte adere a Pacto Global da ONU e recebe certificação | Imagem aérea do aeroporto | Conexão123

O Aeroporto Internacional de BH é o primeiro do país a receber a certificação BV ESG 360 | Foto: Divulgação

O terminal mineiro foi reconhecido com o nível 4 de maturidade da certificação BV ESG 360, o que significa que está avançando na promoção do envolvimento e engajamento nas práticas participativas ESG. “Receber essa certificação é um resultado relevante, que valoriza o trabalho de todas as áreas do BH Airport e da comunidade aeroportuária”, assinala Kleber Meira.

Recentemente, o BH Airport recebeu a certificação de Aeroporto Verde, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires (Argentina). Além disso, o terminal conquistou a renovação da acreditação de redução das emissões de carbono, no nível 2, pelo programa do Airport Council International (ACI). 

Essa é a terceira vez que o terminal recebe a certificação por atender a todos os requisitos necessários de redução das fontes de emissão de gases de efeito estufa, que saíram de 2.480 toneladas, no primeiro ano de participação no programa, em 2017, para 584,6 toneladas, em 2021.

Curtiu a novidade sobre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte? Na hora de planejar sua viagem, lembre-se que a 123milhas oferece aos clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem e aluguel de carros.