Notícias

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebe selo verde por práticas socioambientais

6 de outubro de 2022

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Green Airport Recognition, durante a Annual Assembly Conference & Exhibition ACI-LAC 2022, realizada em Buenos Aires, capital da Argentina.

O aeroporto foi reconhecido por suas iniciativas sustentáveis nas áreas de eficiência energética e reúso de água, assim como pelo seu sistema de climatização.

Quer saber mais sobre sustentabilidade no Aeroporto Internacional de BH? Confira no Conexão123!

Você vai ler sobre

Aeroporto Internacional de BH é o sétimo mais movimentado do Brasil

O Aeroporto Internacional de Confins, coordenado pelo Grupo CCR,  é o principal de Minas Gerais. Está situado a 39 km de Belo Horizonte, sendo o sétimo aeroporto mais movimentado do país, recebendo mais de 30 mil passageiros diariamente. Confira aqui os dez aeroportos mais pontuais do Brasil

Um dos destaques entre as ações voltadas para a sustentabilidade no terminal é seu sistema de climatização, que passou por uma inovadora reforma. As intervenções representaram um ganho de eficiência do sistema de refrigeração de até 30% e uma redução do consumo de energia da Central de Água Gelada, no horário de pico, de até 70%.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebe reconhecimento por práticas socioambientais | Foto aeroporto de BH | Conexão123

O reaproveitamento de águas pluviais no aeroporto reduz consumo de energia | Foto: Divulgação

Kleber Meira, o CEO da BH Airport, concessionária que opera e administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, esteve presente no evento e ressaltou a honra de ver o aeroporto ser novamente reconhecido quando o assunto são ações sustentáveis. “As práticas ambientais são uma realidade aqui, assim como a sustentabilidade é um importante pilar estratégico. Nossa felicidade é redobrada pelo reconhecimento como Aeroporto Verde”, afirmou Meira.

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte: reaproveitamento de águas pluviais reduz consumo de energia

O novo sistema de climatização também é sinônimo de economia no consumo de água, pois está ligado ao conjunto de reaproveitamento de águas pluviais. Sua estrutura tem capacidade para armazenar 2.352 m³ de água da chuva, que pode ser utilizada como reposição para o mecanismo de climatização..

A infraestrutura é composta por duas Centrais de Água Gelada, instaladas no Terminal de Passageiros 1 e no Terminal de Passageiros 2, equipadas com grandes reservatórios de termo acumulação capazes de armazenar um total de até 4 milhões de litros de água gelada, para utilização nos horários de maior consumo de energia elétrica, possibilitando o desligamento de motores elétricos. 

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte recebe reconhecimento por práticas socioambientais | Imagem aeroporto BH | Conexão123

O Aeroporto Internacional de BH recebe 30 mil passageiros por dia | Foto: Divulgação

Outro projeto no Aeroporto Internacional de BH viabiliza o reaproveitamento de águas pluviais. O volume é direcionado para reservatórios enterrados e, em seguida, para o reservatório elevado de água de reuso. 

Para quem vai viajar saindo do terminal de Confins, deixar o carro dentro do aeroporto é mais seguro e prático. E você sabia que clientes 123milhas têm descontos exclusivos no estacionamento do Aeroporto Internacional de BH? A parceria entre a BH Airport e a 123milhas garante 15% a mais de desconto nos preços praticados online, para quem acessar a plataforma pelo link disponibilizado aqui.

Agora que você já sabe que o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte manda muito bem nas práticas ambientais, que tal concretizar aquela tão sonhada viagem? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, hotéis, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.