Lugares para conhecer

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos e passeios

12 de março de 2022

Buenos Aires, capital da Argentina, é o primeiro destino internacional de muitos brasileiros. E motivos para isso não faltam! A cidade é cheia de atrações, pontos turísticos, parques, passeios e se renova a cada dia. Quem se apaixona pelo lugar faz questão de voltar, fazer novos roteiros e conhecer novos lugares.

No Conexão123 vamos descobrir o que fazer em Buenos Aires, os principais pontos turísticos e passeios, passando pelos tradicionais bairros La Boca e Recoleta, os modernos Puerto Madero e Palermo e por todas as atrações do centro. Aqui você encontra um ótimo roteiro para planejar a sua viagem a uma das cidades mais queridas da América do Sul!

Conheça com o Conexão123

Principais atrações em Buenos Aires

A cidade de Buenos Aires é a capital da Argentina e segunda maior área urbana da América do Sul, ficando atrás somente de São Paulo, no Brasil. Sua sociedade foi formada a partir da chegada de imigrantes espanhóis, italianos e ingleses, e por isso é possível encontrar muitas referências à cultura europeia pelas ruas do município.

Buenos Aires é incrível, com uma atmosfera internacional, ruas arborizadas, comércio despojado e aquele clima mais ameno que o nosso. É uma cidade perfeita para visitar, e, além disso, existem diversas atrações em Buenos Aires, como: 

  • Galerias Pacífico
  • Teatro Colón
  • Feira de San Telmo
  • Livraria El Ateneo
  • Cemitério Recoleta
  • Flor Metálica
  • MALBA
  • Jardim Japonês
  • La Bombonera
  • Caminito
  • Shows de tango
  • Casa Rosada
  • Café Tortoni
  • Obelisco
  • Puente de la Mujer

No Conexão123, vamos apresentar alguns desses pontos turísticos e passeios na capital portenha! Bora lá!

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos e passeios | Bandeira da Argentina | Conexão123

Buenos Aires é incrível, com ares internacionais, ruas arborizadas, comércio despojado e aquele clima mais ameno que o brasileiro

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos

Buenos Aires é um dos destinos mais procurados por brasileiros para a primeira viagem internacional. A proximidade com o Brasil e a semelhança do português com o espanhol, além de passagens mais baratas do que para a Europa e os Estados Unidos, fazem a capital da Argentina ser invadida todo o ano por milhares de brasileiros. 

Buenos Aires, assim como as grandes cidades do mundo, possui inesgotáveis atrações. Todo dia tem algo diferente acontecendo em vários cantos da metrópole.

Por isso, vamos conhecer alguns pontos turísticos.

Caminito 

Localizado no bairro La Boca, o Caminito é sinônimo de cores, história e artes. A rua mais colorida de Buenos Aires, antigamente, era simplesmente um terreno com trilhos de trens e cortiços.A mudança se deu pela vontade de seus moradores, entre eles Arturo Carrega e o pintor local, Boca Quinquela.

Ao chegar em La Boca, a primeira coisa que vemos é o Rio Riachuelo, já que o bairro foi desenvolvido às margens do canal. As casas coloridas, pintadas com sobras de tinta, eram cortiços com vários quartos, pátio central e um banheiro compartilhado, dos quais os moradores, em grande maioria, eram imigrantes italianos e até espanhóis.

Pelo bairro, encontramos diversos restaurantes, ateliês, lojas e cafés. O Patio Quinquela, na rua Calle Magallanes, 878, mantém a história com cômodos ocupados por artesãos, artistas, artesanatos e souvenirs. O mesmo acontece com o Centro Cultural de Los Artistas na rua Calle Magallanes, 861, criado em 2001, que reúne diversos artistas no antigo cortiço de 1881. Vale a pena fazer uma imersão histórica por este incrível bairro de Buenos Aires.

Casa Rosada 

A Casa Rosada está longe de passar despercebida por quem caminha pela Plaza de Mayo. Nas proximidades é possível avistar a Catedral Metropolitana, o Centro Cultural Kirchner, o Café Tortoni e o Puerto Madero. Dá até para fazer um roteiro e ir em todos esses lugares, hein!? 

A Casa Rosada é um ponto turístico bastante importante, pois é a sede do poder executivo da Argentina e conta com um acervo histórico imenso. Documentos, objetos e peças artísticas espalhadas pelos salões recontam os 200 anos de história argentina. Para conhecer o interior da sede, é possível fazer visitas guiadas gratuitas aos fins de semana e feriados. Vá sem pressa, porque é comum ter que esperar algumas horas na fila.

A entrada é gratuita, e a visitação ocorre somente aos sábados, das 10h às 18h. Sua localização é na Rua Balcarce, 50. Já anote no seu roteiro de viagem para não se perder!

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos e passeios | Casa Rosada | Conexão123

A Casa Rosada é um ponto turístico bastante importante, pois é a sede do poder executivo da Argentina

Puente de La Mujer 

Esse ponto turístico no bairro de Puerto Madero é um dos principais centros da boemia argentina. A ponte tornou-se o cartão-postal mais requisitado de Buenos Aires, e, claro, seja noite, seja dia, todos param para fotografar a Puente de La Mujer. Inclusive, um almoço ou jantar nos restaurantes da região com vista para a ponte é uma ótima pedida. Conheça onde comer em Buenos Aires e já reserve um dia especial para esse momento. 

Uma curiosidade sobre o monumento é que se trata de uma ponte pedestre giratória com um dos maiores mecanismos de giro do mundo, pensado para permitir a passagem das embarcações a vela que percorrem os diques do Puerto Madero.

A obra, realizada na Espanha e doada à cidade, representa a imagem de um casal que dança o tango, em que o mastro branco simboliza o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher.

Obelisco

O Obelisco é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Localizado no bairro de San Nicolás, está posicionado na Praça da República, entre as famosas Avenida 9 de Julio e Avenida Corrientes, consideradas as mais largas do mundo. Construído em 1936 para comemorar os 400 anos da cidade, ele é uma importante referência histórica e geográfica da capital da Argentina.

O projeto foi elaborado pelo arquiteto Alberto Prebisch, um dos principais expoentes do modernismo argentino e autor também do vizinho Teatro Gran Rex.

A praça em que o obelisco está localizado tem acesso liberado. Não é cobrada nenhuma entrada e você pode visitar a qualquer hora. O acesso é fácil, sendo possível ir de metrô, ônibus e a pé. Caso tenha pouco tempo em Buenos Aires, sugerimos visita guiada ou ônibus turístico que faz parada no Obelisco.

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos e passeios | Obelisco | Conexão123

O Obelisco é um dos principais pontos turísticos de Buenos Aires. Localizado no bairro de San Nicolás

O que fazer em Buenos Aires: passeios 

Você já sabe quais são os melhores passeios em Buenos Aires para incluir no seu roteiro de viagem? Nessa maravilhosa metrópole, encontramos atividades diversificadas para todos os turistas. Desde as clássicos, como apresentações de tango, até os passeios voltados mais para os jovens. 

Se está com pouco tempo, mas gostaria de ter uma noção geral da cidade, o walking tour passa pelos principais bairros da capital da Argentina em um único dia: centro, San Telmo, La Boca, Puerto Madero e Recoleta. Veja mais dicas de o que fazer em Buenos Aires.

Shows de Tango

Assistir a um show de tango em Buenos Aires é um dos programas indispensáveis na viagem para a terra de nossos hermanos. É o tipo de espetáculo que merece o seu investimento e atenção pelo menos uma vez na vida. Em Buenos Aires há uma quantidade incrível de casas de tango, cada canto da cidade tem pelo menos uma opção.

O Madero Tango está no charmoso bairro de Puerto Madero, sendo que algumas mesas do estabelecimento oferecem uma belíssima vista noturna da região. Por lá, é possível comprar ingresso apenas para assistir o show de tango e solicitar bebidas ou comidas à parte. Os valores variam de AR$ 2984,49 a AR$ 18404,34 e pode variar a depender dos seus pedidos. 

Outros lugares interessantes para assistir shows de tango em Buenos Aires são:

  • Café de los Angelitos
  • Señor Tango
  • Piazzolla Tango
  • Tango Porteño

Feira de San Telmo

A Feira de San Telmo é famosa pelas antiguidades e curiosidades. Ela fica centralizada na Plaza Dorrego, mas nas ruas circundantes também há barraquinhas com souvenirs, pinturas, retratos, pulseiras, mates, artesanato, livros etc. É um dos melhores lugares para comprar lembrancinhas de viagem. 

Essa feirinha é uma das mais famosas de Buenos Aires. Ocorrendo desde 1970, recebe milhares de pessoas todo domingo. Na parte da tarde há muitas pessoas, por isso é recomendado visitar a feira entre as 10h e as 14h. Outras atrações da feira são os artistas de rua e orquestras de tango.

O endereço é Praça Dorrego, Rua Defensa e Humberto I. O turista pode optar por ir caminhando a partir da Plaza de Mayo, contando 10 blocos até a feirinha. 

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos e passeios | Feira de San Telmo | Conexão123

Essa feirinha é uma das mais famosas de Buenos Aires, ocorrendo desde 1970, recebe milhares de pessoas todos os domingos

Plaza de Mayo

A Plaza de Mayo é o coração político de Buenos Aires e fica bem em frente à Casa Rosada. O local é palco frequente de manifestações populares, entre elas a das Mães da Plaza de Mayo, que ocorre às quintas-feiras. A organização teve início com protestos reivindicando justiça pelos desaparecidos e mortos durante a ditadura militar no país, e segue até hoje engajada na luta pelos direitos humanos no país.

A praça é cercada por belos edifícios, como o Cabildo, a Catedral e a sede do Banco de La Nación Argentina. Bastante arborizada, ela costuma ser um local de piqueniques e descanso dos moradores e trabalhadores da região. De frente sai a Avenida de Mayo, que leva à bela praça do Congresso.

O nome do local é uma homenagem à revolução do dia 25 de maio de 1810, que resultou na independência argentina, a partir da qual o país pode escolher o seu próprio governo. Outra curiosidade é que a Plaza de Mayo foi o lugar onde foi fundada a cidade de Buenos Aires, por Juan de Garay, no dia 11 de junho de 1580, com o nome de “Ciudad de la Santísima Trinidad y Puerto de Santa María del Buen Ayre”. Ao redor dessa praça foi crescendo a primitiva aldeia, até se converter no centro político do país.

Museu Nacional de Belas Artes 

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes da América Latina, possuindo a maior coleção de arte argentina do país. Foi inaugurado em 1896, mas sua atual sede data do ano de 1933, sendo reformado pelo arquiteto Alejandro Bustillo para receber a coleção permanente. 

Dentro do patrimônio de arte internacional do museu se destacam obras de El Greco, Goya, Rodin, Rembrandt, Rubens, Renoir, Degas, Cézanne, Chagall e Picasso. Entre os pintores argentinos mais importantes, estão Cándido López, Lino Enea Spilimbergo, Prilidiano Pueyrredón, Fernando Fader, Benito Quinquela Martín, Xul Solar, Antonio Berni, Carlos Alonso e Antonio Seguí. O museu conta também com uma sala de fotografia, uma de arte andina pré-colombiana, dois terraços de esculturas e uma biblioteca com 150.000 exemplares de livros.

O espaço do museu é muito bonito, com áreas bem arborizadas, flores e, claro, uma estrutura lindíssima, que vale muitas fotos. Localizado na Av. del Libertador, 1473, tem entrada gratuita, mas abre somente de terça a domingo, das 10h às 19h30.

O que fazer em Buenos Aires: pontos turísticos e passeios | Museu Nacional de Belas Artes | Conexão123

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes da América Latina, possuindo a maior coleção de arte argentina do país

E aí, gostou das nossas dicas de o que fazer em Buenos Aires? Para aproveitar ainda mais a cidade, a melhor solução é agendar seus passeios com antecedência. O Conexão123 disponibiliza ingressos, tours, experiências, tíquetes e vivências para atrações turísticas essenciais para quem deseja conhecer bem a cidade portenha. Clique aqui e monte seu roteiro e agende todos os passeios!

Com a 123milhas, você garante conforto, tranquilidade e os melhores pacotes de viagem. Contamos com passagens aéreas, aluguel de carros, seguro-viagem, top ofertas e muito mais! 

RESPOSTAS123

Ir à Casa Rosada, Plaza de Mayo e conhecer o Obelisco

  • Casa Rosada
  • Café Tortoni
  • Obelisco
  • Puente de la Mujer

Conhecer os shows e espetáculos de tango no centro da cidade