Lugares para conhecer

O que fazer em Macapá

21 de fevereiro de 2022

Tem vontade de ir ao Amapá e conhecer a Capital do Meio do Mundo? Além do Marco Zero, que marca a linha do Equador e divide a cidade em dois hemisférios, o destino tem vários outros atrativos. Descubra quais são os lugares imperdíveis e o que fazer em Macapá. A 123milhas te mostra por que deve viajar para lá! 

 

Parque do Forte

O Parque do Forte é uma ampla área verde no entorno da Fortaleza de São José. É um dos melhores lugares na cidade para caminhar, fazer piquenique e brincar com as crianças. Os decks panorâmicos proporcionam uma ótima visão para o rio Amazonas

A infraestrutura conta com brinquedos, estacionamento, banheiro público e equipamentos para exercícios físicos. Inclua um tempo para curtir o parque quando for visitar as construções da Fortaleza. 

O Parque do Forte fica no entorno da Fortaleza de São José

 

Casa do Artesão

Quer comprar artesanato de produtores locais? Vá à Casa do Artesão, que fica próxima ao Parque do Forte. Além de peças de Macapá e região, você também encontra trabalhos artísticos de áreas indígenas como Wayana, Tukue, Waiãpi e Palikur. 

Os produtos são feitos de materiais encontrados na natureza como madeira, vime, argila, sementes, penas, cipó, etc. 

Compre lembrancinhas na Casa do Artesão

A Casa do Artesão abre de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 14h às 18h. 

 

Trapiche Eliezer Levy

Contemple o rio Amazonas do Trapiche Eliezer Levy, um píer com 386 metros de extensão. Além de servir para o embarque e desembarque de pessoas, também é um ponto de encontro para moradores e turistas. A estrutura conta com área coberta, praça, sorveteria e bondinho elétrico para transporte. 

Veja o rio Amazonas bem de pertinho do Trapiche Eliezer Levy

 

Museu Sacaca

Um passeio interessante para conhecer a região Amazônica é o Museu Sacaca, cujo acervo abrange tanto os aspectos naturais, como fauna e flora, quanto os culturais. São 21 mil metros quadrados com diversas exposições a céu aberto e ambientes que proporcionam melhor experiência aos visitantes. 

A exposição conta com uma representação da  primeira arquitetura usada pelos ribeirinhos

Você encontra artefatos, documentos e fotografias de comunidades indígenas, ribeirinhas, produtores de farinha e extrativistas. O museu também promove atividades educativas e culturais em espaços como o planetário e a biblioteca. 

O Museu Sacaca abre de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita. 

Faça um passeio de regatão, uma embarcação para comércios , no Museu Sacaca

 

Praia da Fazendinha

Que tal incluir uma praia no seu roteiro de Macapá? A Praia da Fazendinha é banhada pelo rio Amazonas e fica a apenas 16 km de distância da capital. É um lugar agradável e com opções variadas de lazer como caiaque, jet ski, vôlei e futebol. Há diversos quiosques e barracas, perfeitos para tomar bebidas geladas e comer petiscos regionais. 

 

Trilha Maracá

Quem gosta de ecoturismo não pode deixar de fazer a Trilha Maracá. O passeio acontece na Reserva Particular Revecom, na Ilha de Santana (a 25 km de Macapá). O percurso é feito com guia e dura cerca de 2h30. Você verá bem de pertinho animais como cotias, morcegos, macacos, araras e até mesmo onças! 

A trilha é feita com um guia, que explicará todos os aspectos da fauna e flora da região. É necessário fazer reserva com pelo menos quatro dias de antecedência. Clique aqui para agendar. 

São realizadasAcontecem duas trilhas por dia. No período da manhã, das 9h às 12h, e à tarde das 14 às 17h. 

Confira os valores:

  • Crianças até 4 anos: gratuito;
  • Crianças de 5 a 10 anos: R$ 10;
  • Adultos e crianças a partir de 11 anos): R$ 20;
  • Idosos: gratuito;
  • Deficientes: gratuito.

 

Saiba tudo sobres espécies da Amazônia durante o passeio à Revecom

Já descobriu quais pontos turísticos estarão no seu roteiro para Macapá? Não se esqueça de ficar por dentro da gastronomia da cidade e não deixe de comer nenhum prato típico. Aproveite para conferir quais são os aplicativos essenciais para qualquer turista.