Dicas para o viajante

Viagem longa de carro: confira dicas para um passeio tranquilo e seguro

Fazer uma viagem longa de carro pelo Brasil é o sonho de muitos turistas! A sensação de liberdade que uma road trip nos traz é incomparável!

De norte a sul, o Brasil é um destino perfeito para quem está planejando uma viagem de carro! Quer saber mais? O Conexão123 apresenta as melhores dicas para que sua aventura rodoviária seja mais tranquila e segura. Partiu estrada? 

Você vai ler sobre

Road trips mais longas exigem planejamento e organização

O Brasil é um país continental, portanto, as distâncias entre os extremos geográficos podem assustar um pouco aqueles que pretendem fazer uma viagem longa de carro. Só para ter uma ideia, a distância do Oiapoque ao Chuí é de 5.278 quilômetros por estrada, ou 75 horas de trajeto! 

Mas não se intimide. Com as dicas certas, é possível fazer uma viagem de carro de longa distância com muito conforto e segurança. Planejando e organizando tudo antecipadamente, viajar de carro tem tudo para ser inesquecível!

O aluguel de carros pode ser uma boa opção para realizar sua viagem, oferecendo toda a liberdade e flexibilidade que você deseja. Só tem vantagem: não há horários nem necessidade de comprar passagens com antecedência, além da flexibilidade nos roteiros, parando quando quiser, e até mesmo com espaço suficiente para compras e bagagens!

Viagem longa de carro: tenha água e lanchinhos

Bolachas, biscoitos, sanduíches, frutas, água… Para uma road trip mais confortável, planejar os lanchinhos e a hidratação de todos é essencial. A principal dica é calcular a quantidade de comida a depender do número de pessoas no carro.

Viagem longa de carro: confira as melhores dicas para um passeio tranquilo e seguro | Casal na estrada | Conexão123

Lembre-se de levar lanchinhos e bastante água em uma viagem longa de carro

Sempre dê preferência para comidinhas que não estraguem com facilidade, como barras de cereal, castanhas e salgadinhos. Para armazenar com mais segurança os alimentos, lembre-se de usar papel-alumínio e colocar num cooler ou bolsa térmica.

Viagem longa de carro: pesquise as rotas e se programe com antecedência

Para uma viagem longa de carro com segurança e mais previsibilidade, é importante fazer um bom planejamento. Programe todas as rotas com antecedência, agende a revisão do veículo e verifique as paradas e postos de combustível ao longo do trajeto. 

Tenha o caminho muito bem definido, usando o GPS sempre que possível. Leve também um mapa físico e não tenha medo de abordar pessoas na rua caso esteja perdido. E viajar na companhia de alguém que fique responsável por prestar bastante atenção ao trajeto também é excelente estratégia.

Viagem longa de carro: não tenha pressa

Ao decidir viajar de carro, lembre-se sempre: não tenha pressa. A dica aqui é aproveitar todo o trajeto como uma parte das suas férias, conhecendo novos lugares e apreciando a paisagem. Viajar com pressa se torna estressante e arriscado, por isso, vá tranquilamente e garanta a segurança e a melhor experiência para todos.

Viagem longa de carro: confira as melhores dicas para um passeio tranquilo e seguro | Carro na estrada | Conexão123

Dirija com tranquilidade, não tenha pressa!

Viagem longa de carro: não esqueça os documentos necessários 

Este é um item indispensável! Além dos documentos de identificação de todos os viajantes, você deve ficar atento à questão documental do veículo e do seguro. Verifique tudo isso antes de sair de casa e garanta segurança e tranquilidade durante sua longa viagem de carro.

Planeje pausas com certa frequência durante o trajeto

Fazer pausas para esticar as pernas, espreguiçar-se e ir ao banheiro é outra dica fundamental em uma viagem longa de carro. Para não perder tempo, é muito importante planejar os momentos em que as paradas serão feitas. Determine a duração das pausas, de no máximo 20 minutos, por exemplo, tempo suficiente para tomar um café e seguir viagem.

E aí, pronto para uma road trip pelo Brasil? O aluguel de carros pode ser a melhor opção, oferecendo toda a liberdade e flexibilidade que você deseja. Só tem vantagem: não há horários nem necessidade de comprar passagens com antecedência, além da flexibilidade nos roteiros, parando quando quiser, e até mesmo com espaço suficiente para compras e bagagens!