Lugares para conhecer

Dia Mundial da Água: descubra as cinco quedas d’água mais famosas do mundo

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida no planeta e promover a preservação desse recurso tão valioso. 

E, para comemorar a data, nada melhor do que conhecer as quedas d’água mais famosas do mundo

Siga com o Conexão123 para descobrir destinos que mostram a beleza desse elemento tão essencial.

Você vai ler sobre

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceu no Rio de Janeiro. O dia é celebrado todos os anos, em 22 de março, e procura elucidar as pessoas a respeito da importância da água para a sobrevivência e o desenvolvimento humano.

A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. Além de ser fundamental para a sobrevivência humana, ela é importante para a agricultura, indústria, geração de energia e outras atividades econômicas.

E, em comemoração, o Conexão123 apresenta as cinco quedas d’água mais famosas do mundo.

Cinco quedas d’água mais famosas do mundo

Tanto as poderosas Cataratas do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e a Argentina, quanto a majestosa Cachoeira Gullfoss, na Islândia, são quedas d’água que têm características ímpares. 

Venha com o Conexão123 conhecer as quedas d’água mais famosas do mundo.

Cataratas do Iguaçu – Brasil

As Cataratas do Iguaçu são um espetáculo da natureza localizado na fronteira entre o Brasil e a Argentina, onde o rio Iguaçu divide os dois países. Parte das quedas d’água está situada em Foz do Iguaçu, no Paraná, enquanto a outra parte está na cidade argentina de Puerto Iguazú.

Cada lado conta com um parque nacional, o Parque Nacional do Iguaçu no lado brasileiro e o Parque Nacional del Iguazú na Argentina, ambos declarados Patrimônio da Unesco em 1984 e 1987, respectivamente. As cataratas são formadas por mais de 270 quedas d’água.

A área ao redor das quedas d’água (em ambos os lados) é um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo, com trilhas, passeios de barco, observação de aves e muitas outras atividades disponíveis.

Além disso, a região de Foz conta com uma infraestrutura turística completa, incluindo o Centro de Recepção de Visitantes – CCR de Foz do Iguaçu, no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu (IGU) que oferece informações, lojas de souvenir, restaurantes e diversas opções de entretenimento.

Niagara Falls – Estados Unidos

Quem nunca assistiu ao famoso episódio do Pica-Pau nas Cataratas do Niágara, no qual o personagem quer descer a cachoeira de barril, assim como a americana Annie Edson Taylor fez em 24 de outubro de 1901? 

As Cataratas do Niágara, ou Niagara Falls, são uma das atrações mais famosas dos Estados Unidos, localizadas na fronteira dos EUA com o Canadá, dentro do Parque Estadual das Cataratas do Niágara. Envoltas de mais de 400 acres de terra, elas formam uma paisagem espetacular. As quedas d’água são divididas em três seções: as Cataratas Americanas, as Cataratas Bridal Veil e as Cataratas Canadenses.

As Cataratas Americanas e as Cataratas Bridal Veil, no estado de Nova York, são a menor parte, mas ainda impressionantes. As Bridal Veil são conhecidas por sua névoa e arco-íris constantes.

Dia Mundial da Água: descubra as cinco quedas d'água mais famosas do mundo | Vista das Cataratas do Niágara, nos EUA, lado americano | Conexão123

As Cataratas do Niágara, do lado americano, estão no estado de Nova York

Victoria Falls – Zâmbia

As Cataratas Victoria — Victoria Falls estão localizadas na fronteira entre Zâmbia e Zimbábue, no continente africano. São a maior queda d’água do mundo, com cerca de 1,7 quilômetro de largura e uma altura de mais de 100 metros. A força das águas é impressionante e pode ser vista de vários ângulos ao longo dos parques nacionais dos dois países.

O Parque Nacional Mosi-oa-Tunya, do lado zambiano, é o local mais popular para observar as cataratas. Além de vistas espetaculares, no parque é possível fazer caminhadas, passeios de barco no rio Zambezi, observar animais selvagens e muito mais. 

Do lado zimbabuano, as Cataratas Victoria podem ser vistas no Parque Nacional das Cataratas do Zimbábue. Além de poder observar a queda d’água, no parque há atividades como passeios de helicóptero, bungee jumping, rafting e muito mais. Os visitantes também podem aproveitar para explorar a cidade de Victoria Falls. 

Dia Mundial da Água: descubra as cinco quedas d'água mais famosas do mundo | Victoria Falls vista do lado zambiano | Conexão123

Victoria Falls vista do lado da Zâmbia, África do Sul

Salto Angel – Venezuela

Localizada no sudeste da Venezuela, Salto Angel é a cachoeira mais alta do mundo, com cerca de 979 metros de altura. Ela é uma das principais atrações do Parque Nacional Canaima, Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1994. A queda d’água foi descoberta pelo piloto americano James Crawford Angel em 1933 e se tornou um destino turístico popular na Venezuela.

A Salto Angel é formada pelo rio Churún, e suas águas caem de uma montanha chamada Auyantepui. A cachoeira é tão alta que a água se torna névoa antes de atingir o solo. 

Dia Mundial da Água: descubra as cinco quedas d'água mais famosas do mundo | Vista aérea de Salto Ángel na Venezuela | Conexão123

Com 979 metros de altura, sendo 807 metros de queda ininterrupta, Salto Ángel é a maior cachoeira do mundo

Uma opção conveniente para os brasileiros que desejam visitá-la é partir de Boa Vista, Roraima, em transporte terrestre até Santa Elena de Uairén e, em seguida, pegar um voo direto até Canaima, que é a principal porta de entrada do parque. 

O Parque Nacional Canaima é um lugar incrível, com paisagens deslumbrantes, como as famosas tepuis, montanhas em forma de mesa que são um símbolo da região. 

Cachoeira Gullfoss – Islândia

A Cachoeira Gullfoss é um dos pontos turísticos mais famosos da Islândia e atrai visitantes do mundo todo. A queda d’água tem cerca de 30 metros de altura, um espetáculo natural impressionante, principalmente durante o verão, quando o degelo aumenta o volume da água.

A queda d’água está localizada no Parque Nacional Thingvellir, um dos lugares mais importantes da Islândia em termos de história e geologia. É possível caminhar pelas trilhas demarcadas, mas é importante seguir as instruções de segurança. No fim, o visitante pode se aproximar das cataratas e apreciar sua magnitude de perto.

O nome “Gullfoss” significa “cachoeira de ouro” em islandês, e sua fama vem do arco-íris que se forma quando a água bate nas rochas e reflete a luz do sol.

Dia Mundial da Água: descubra as cinco quedas d'água mais famosas do mundo | Cachoeira Gullfoss no canyon do rio Hvítá - Islândia | Conexão123

Gullfoss, localizada no rio Hvítá, significa “cachoeira de ouro” em islandês

Gostou das cinco quedas d’água mais famosas do mundo? Não perca a oportunidade de vê-las de perto com a 123milhas, que oferece os melhores preços para pacotes de viagens, passagens aéreas e hotéis.