Notícias

Planejar férias pode melhorar produtividade no trabalho: entenda os motivos

17 de julho de 2023

Especialistas em RH são unânimes: ter férias planejadas rende benefícios aos colaboradores e às empresas. O Conexão123 conversou com profissionais de recursos humanos e mostra como planejar férias pode melhorar a produtividade no trabalho.

Conheça com o Conexão123

Férias e produtividade: uma relação direta

Planejar e tirar férias é muito mais que um direito trabalhista. Especialistas em recursos humanos ouvidos pelo Conexão123 afirmam: colaboradores que conseguem planejar as férias trazem bons resultados para a equipe e para a empresa, além de apresentarem melhoria na saúde.

“Corpo e mente precisam de períodos de pausa para conseguirem retomar um ritmo de alta produtividade depois. As férias nada mais são do que um momento de relaxamento bem-vindo para que muitas pessoas consigam regular melhor seu humor, níveis de sono, estresse e, depois, voltar ao trabalho e seguirem com suas atividades com bem mais saúde”, relata Thiago Liguori, diretor médico da Pipo Saúde, corretora de benefícios corporativos de saúde.

Planejar as férias pode render gatilhos positivos, que geram motivação ao trabalhador. É a tese defendida pela psicoterapeuta Aline Sampaio, especializada em abordagem centrada na pessoa. “Planejar as férias é uma motivação que vem de fora, mas que ajuda a movimentar internamente e faz a pessoa trabalhar pensando no ganho positivo que terá. As motivações ajudam a trazer força nos momentos complicados”, diz Aline.

Thiago Liguori cita estudos do Journal of Occupational Health Psychology que mostram como tirar uma folga do trabalho pode reduzir o risco de doenças cardíacas, sobretudo em mulheres. 

O médico também aponta a pesquisa da  International Foundation of Employee Benefit Plans, de 2019, intitulada “Vacation’s Impact on Health, Happiness, and Performance” (Impacto das férias na saúde, felicidade e desempenho). A pesquisa constatou que os funcionários que tiravam férias regularmente relataram maior satisfação no trabalho (78% contra 62%) e eram mais propensos a classificar sua produtividade como “excelente” (73% versus 61%) em comparação com aqueles que não tiravam férias regularmente.

Para Liguori, a satisfação no trabalho dos funcionários que tiraram férias ficou mais evidente  depois do período de pandemia. “Os índices de ansiedade, depressão e burnout, que é uma condição vinculada especificamente ao ambiente do trabalho, têm subido de forma significativa no Brasil e no mundo. Aqui na Pipo, nós trabalhamos com mais de 200 empresas e gerenciamos mais de 80 mil vidas e temos plena consciência de que as pessoas precisam estar atentas aos benefícios de tirar férias”, afirma o médico. 

Saber que o período de férias está marcado, além de melhorar a motivação do trabalhador, também gera ganhos para a saúde. “As férias funcionam como se fosse uma recarga, você consegue se afastar das pressões diárias, aliviar o estresse cotidiano, e reequilibra a mente”, defende a psicoterapeuta Aline que avisa: “ao melhorar a saúde mental, você melhora a concentração, a criatividade, a produtividade e muito mais!”

Qual o período ideal de férias

Com a reforma trabalhista, o período de férias, por lei, pode ser dividido em etapas. O cálculo, para todos os trabalhadores é: cada mês trabalhado dá direito a 2,5 dias de férias, o que resulta nos 30 dias durante um ano trabalhado.

“O período de férias pode ser dividido em três partes. Pelo menos uma delas precisa ter duração mínima de 14 dias e as outras podem ter qualquer tamanho, desde que tenham o mínimo de cinco dias cada”, explica Wládia Rodrigues,  coordenadora de RH.

Wládia alerta que tem crescido o número de colaboradores que adiam o período de férias ou trocam por remuneração. “Há um sentimento de culpa por estar ausente em momentos críticos e necessários para a empresa”, afirma Wládia, que faz um alerta: “tirar férias, muito mais que uma lei trabalhista, é essencial para o meio corporativo por conta da qualidade de vida e equilíbrio de todos”.

O período ideal de férias vai depender de cada indivíduo. “A duração das férias deve levar em consideração o tipo de trabalho que a pessoa exerce, o nível de estresse, suas preferências pessoais, entre outros fatores”, conta o médico Liguori, que complementa: “o que é desaconselhável são períodos menores que uma semana, pois é provável que isso seja pouco tempo para o corpo relaxar e se desconectar completamente do ambiente de trabalho, sobretudo para quem está lidando com cargas altas de estresse”.

Planejar férias pode melhorar produtividade no trabalho | Relaxar nas férias | Conexão123

Aproveite o período de férias para se desligar totalmente e relaxar

A psicoterapeuta Aline Sampaio cita um estudo da Universidade de Tampere, na Finlândia, publicado no Jornal dos Estudos da Felicidade, que indica oito dias como tempo ideal de férias. “Mas estudos falam da maioria das pessoas, e não necessariamente de mim ou de você. O tempo ideal é aquele que você acha que precisa”, aconselha Aline.  

O que fazer nas férias do trabalho

O trabalhador conseguiu organizar um tempo para as férias, mas vem a pergunta: como aproveitar as férias do trabalho? As empresas podem auxiliar seus funcionários a aproveitarem melhor o período de férias.

“Algumas empresas auxiliam o funcionário a ter um momento melhor nas férias, fazendo parcerias em programas de viagens para incentivar o colaborador a ter uma vida além do trabalho. Isso é importante, afinal, quanto mais saúde mental tiver o colaborador, mais produtivo ele vai ser”, explica Aline.

O diretor médico Thiago Liguori também incentiva a viagem nas férias. “As pessoas que tiram férias e viajam geralmente ampliam sua cultura e trazem para a empresa mais conhecimento”, conta Liguori. 

A 123milhas colabora com o planejamento das férias, oferecendo pacotes de viagens, venda de passagens aéreas, reserva de hotéis e muitos outros serviços turísticos, sempre com a preocupação de oferecer os melhores preços para os turistas aproveitarem as férias com tranquilidade e comodidade. 

Assim que o turista der início às férias, a dica do médico Thiago Liguori é aproveitar o tempo realmente relaxando e se divertindo. “Apague aplicativos relacionados ao trabalho para evitar receber notificações no celular. Dê-se permissão para curtir sem culpa e nem ficar pensando no trabalho. É fundamental se desligar completamente da empresa, pois não vale tirar férias e continuar se comunicando com a chefia e os subordinados”, avisa Liguori.

Planejar férias pode melhorar produtividade no trabalho | Planejar férias | Conexão123

Conte com a 123milhas para planejar suas férias e garantir um momento inesquecível

Como mostraram os especialistas em recursos humanos, planejar férias melhora a produtividade das empresas e dos trabalhadores, por isso, a 123milhas oferece a venda de passagens aéreas, reservas de hotéis, passagens de ônibus e aluguel de carros com os melhores preços para aproveitar bem o período de férias.