Dicas para o viajante

Descubra como devolver um carro alugado

6 de abril de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre como devolver um carro alugado está aqui! Alugar um veículo pode ser uma ótima opção para quem viaja a negócios ou lazer, mas chega um momento em que é preciso retorná-lo. Muitas pessoas ficam preocupadas com o processo de devolução, especialmente se é a primeira vez que alugam um carro. 

Neste guia que o Conexão123 montou, há todas as informações e as dicas mais importantes para garantir que a devolução do carro alugado seja rápida, fácil e sem problemas.

Conheça com o Conexão123

Viaje de carro alugado com o 123carros

Pegar a estrada de carro é uma excelente opção para quem deseja liberdade e flexibilidade. Ao optar por alugar um veículo, você tem muitas vantagens, como não se preocupar com a manutenção preventiva do automóvel, que inclui vistoria em pneus, freios, óleo do motor, faróis e lanternas. 

É a escolha perfeita, principalmente pela possibilidade de alugar o modelo ideal para as suas necessidades.

E falando em escolhas, o 123carros é a melhor opção para você alugar um automóvel, com segurança, economia e simplicidade. Caso nunca tenha alugado um carro, confira aqui algumas dicas para principiantes que podem ajudar.

Como devolver um carro alugado | Carro andando na estrada | Conexão123

A viagem com carro alugado traz flexibilidade e liberdade para criar um itinerário personalizado

Tudo o que precisa saber sobre devolver um carro alugado sem complicações

Quando você aluga um carro, é importante entender que há algumas regras e procedimentos a serem seguidos, principalmente no momento de devolução do veículo.  

Vamos ver agora o guia que o Conexão123 preparou, explicando como devolver um carro alugado sem complicações.

Local e horário de devolução

É possível alugar o carro em um local e devolvê-lo em outro, mas é importante ressaltar que pode haver um custo adicional para esse serviço, e que essas informações devem ser combinadas no momento do contrato. O preço pode variar de acordo com a distância, cidade e categoria do carro selecionado. 

É fundamental devolver o carro alugado dentro do horário estipulado no momento da reserva, mesmo que haja uma tolerância de atraso. 

Documentos necessários para devolução

Geralmente é preciso apresentar o documento de identificação do motorista (o contratante), e em alguns casos é necessário também apresentar o voucher ou o contrato, com as informações da reserva e instruções para a devolução do carro alugado.

É recomendado verificar com antecedência quais são os documentos exigidos para evitar imprevistos na hora da devolução.

Condições de entrega do carro alugado

Ao devolver o veículo, é importante lembrar que ele deve estar nas mesmas condições em que foi retirado, isso inclui o estado físico e a limpeza. Já em relação ao combustível, as regras podem variar. O mais comum é que as empresas que entregam os carros com o tanque cheio, exijam receber o veículo da mesma maneira. 

Também é essencial conferir se todos os acessórios fornecidos no aluguel estão no seu devido lugar. Isso faz parte dos cuidados com carro alugado e evita qualquer cobrança adicional por danos ou por itens faltando. Certifique-se também de retirar todos os seus pertences. 

Como devolver um carro alugado | Homem devolvendo a chave do carro sobre um contrato em uma mesa no escritório | Conexão123

Estar atento a detalhes como horário e local da devolução, documentos, condições do veículo são essenciais para que o procedimento corra bem

Inspeção de devolução

Na devolução do carro, é realizada uma nova inspeção para garantir que ele esteja nas mesmas condições do momento da retirada. Caso tudo esteja em ordem, não há motivo para preocupações. 

No entanto, se houver danos, é provável que a caução, que é o valor retido no cartão de crédito como garantia, ou parte dela, não seja devolvida. 

Registros de segurança

Para evitar possíveis cobranças injustas, recomenda-se fotografar itens importantes, como o indicador de combustível e de quilometragem, além da parte frontal, traseira e laterais do veículo. Isso pode ajudar a comprovar o estado no qual o carro foi entregue.

Estorno do valor retido

Após a inspeção no carro alugado, se estiver tudo bem, o valor retido no cartão de crédito é liberado. No entanto, é importante lembrar que o processo não é imediato, sendo necessário se informar sobre o prazo para o estorno.

Além disso, é fundamental solicitar um recibo que comprove o término do contrato de locação.

Como devolver um carro alugado | Homem e mulher conversando com o vendedor, verificando informações em uma prancheta | Conexão123

O processo de devolução do carro alugado é simples e tão importante quanto o processo de retirada

Tirou todas as suas dúvidas sobre como devolver carro alugado? Então aproveite que a 123milhas tem os melhores preços e caia na estrada com o 123carros!