Notícias

Acessibilidade na Copa do Mundo do Catar: torneio mais inclusivo da história

O maior torneio do futebol mundial se aproxima. De 20 de novembro a 18 de dezembro, o Catar será a sede da Copa do Mundo 2022

Para garantir a acessibilidade na Copa do Mundo do Catar, tanto para pessoas com deficiência (PCDs) como para quem tem mobilidade reduzida, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) estabeleceu requisitos para que todos os locais e eventos promovam a inclusão de turistas PCD.

Quer mais detalhes sobre as ações voltadas para receber as PCDs que irão acompanhar os jogos da seleção brasileira no Catar? Confira no Conexão123!

Você vai ler sobre

Copa do Mundo 2022: transportes foram prioridade para acessibilidade de PCDs

Para fazer do torneio o mais inclusivo da história, o governo do Catar, por meio do Conselho Nacional de Turismo do país, desenvolveu um sistema de classificação com as exigências mínimas obrigatórias. Todos os estádios da Copa do Mundo do Catar e locais de treinamento também serão acessíveis.

No quesito transporte, o Catar promete uma experiência única para os turistas PCD. A maioria dos espectadores da Copa do Mundo 2022 chegará pelo Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, a capital. A organização do evento quer garantir que haja informações pré-voo adequadas disponíveis para que os terminais estejam cientes das necessidades de passageiros com deficiência e os preparativos de acesso apropriados possam ser entregues. Veja mais sobre as condições para PCD em viagem de avião

Acessibilidade na Copa do Mundo do Catar: torneio mais inclusivo da história | Snyline de Doha | Conexão123

A partir de 20 de novembro até 18 de dezembro, o Catar será a sede da Copa do Mundo 2022

Um guia interativo e intuitivo do aeroporto também será desenvolvido, a fim de garantir a acessibilidade na Copa do Mundo do Catar e que as pessoas com deficiência se locomovam com mais facilidade pelas instalações do local, eleito o melhor aeroporto do mundo em 2021 no World Airport Awards.

Copa do Mundo do Catar: inauguração do metrô em Doha amplia acessibilidade para PCDs

A recente inauguração do metrô na capital, Doha, expandiu significativamente a rede de transporte público, sendo a acessibilidade para pessoas com deficiência uma consideração fundamental. Todas as 37 estações são acessíveis e oferecem aos turistas PCD melhor conectividade e menor tempo de viagem para os principais destinos, como estádios, atrações turísticas e locais de hospedagem

Além disso, a sede da Copa do Mundo de 2022 promete melhorias significativas de acessibilidade também para os serviços de ônibus públicos quanto para as operações de táxi. 

Acessibilidade na Copa do Mundo do Catar: torneio mais inclusivo da história | Imagem aérea de Doha | Conexão123

A recente inauguração do metrô na capital, Doha, expandiu significativamente a rede de transporte público

Na infraestrutura urbana, a preocupação com os turistas PCD segue presente. Isso inclui a construção de meios-fios rebaixados e travessias elevadas, calçadas mais largas, pavimentação tátil e menos obstruções de pedestres. 

Ainda, aspectos como a sinalização e a conectividade serão aprimorados em instalações essenciais, como centros de transporte, acomodações e locais de lazer, como o centro de Doha e a Corniche, um calçadão à beira-mar onde se concentrarão diversas atividades relacionadas ao torneio.

Curtiu nosso conteúdo sobre a acessibilidade na Copa do Mundo do Catar? A 123milhas acredita que viajar é pra todos e tem por missão oferecer a seus clientes os melhores preços em passagem aérea, pacote de viagem, seguro-viagem e aluguel de carros.