Dicas para o viajante

Tempo de férias: pesquisa aponta quantidade de dias ideal para descanso

3 de março de 2023

O período de férias é um momento esperado por muitos trabalhadores, afinal, é a chance de descansar e recarregar as energias para enfrentar os demais meses com mais disposição.

Qual é o tempo de férias ideal? Uma pesquisa apontou a quantidade de dias perfeita para o descanso. O Conexão123 te conta e dá dicas de como aproveitar ao máximo esse tempo e se desligar do trabalho. Boa leitura.

Você vai ler sobre

Quanto tempo devem durar as férias?

Sair da rotina e tirar férias é essencial para melhorar a sua saúde mental. Mas, afinal, quanto tempo off é o bastante para aumentar nosso nível de felicidade? Segundo um estudo publicado no Journal of Happiness Studies, o período ideal é de oito dias.

O estudo descobriu que os primeiros dias de férias são cruciais para aumentar a felicidade da pessoa, e que esse sentimento atinge o seu auge no oitavo dia. Depois disso, aquela sensação de bem-estar do ápice começa a diminuir.

Esses dias são suficientes para melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse, proporcionando um bem-estar para retornar ao trabalho. Mesmo que você não viaje, os oito dias de descanso proporcionam benefícios físicos e psicológicos.

Quanto tempo devem durar as férias?  | Mulher cansada no trabalho | Conexão123

Oito dias de férias, de acordo com estudo, é o tempo ideal para nos agregar felicidade | Foto: Divulgação

Tenho direito a quantos dias de férias?

No Brasil, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores têm direito a um período de férias anuais remuneradas, que pode variar de acordo com o tempo de serviço na empresa. E a duração mínima das férias é de 30 dias corridos, desde que não haja faltas injustificadas durante o período aquisitivo, que corresponde a 12 meses consecutivos de trabalho.

Porém, a CLT permite que o período de férias seja dividido em até duas partes, desde que uma delas não seja inferior a 10 dias corridos. Também existe a possibilidade de vender para o empregador até um terço das férias.

Vale lembrar que a legislação trabalhista varia de país para país.

Formas de aproveitar as férias e se desligar do trabalho

Tirar férias é essencial para nossa saúde e bem-estar, mas o descanso só é efetivo se realmente nos desconectarmos do trabalho. Preocupar-se com questões profissionais durante as férias pode gerar ansiedade, dificultando o relaxamento. 

Divida suas férias

Dividindo as férias, é possível ter mais períodos de descanso e bem-estar durante o ano. Tirar férias de uma só vez pode não ser a melhor solução para você.

Formas de se desligar durante as férias - Divida suas férias | Viagem em família | Conexão123

Dividir suas férias, além de trazer mais bem-estar, também proporciona ótimos momentos com a família ou a dois

Lembra-se do estudo citado anteriormente? A felicidade que nos é agregada com as férias diminui ao atingir o auge, então é importante ativar esse sentimento mais vezes ao longo do ano.

Ao dividir suas férias, você pode criar mais momentos para relaxar, praticar atividades prazerosas e se reconectar com amigos e familiares, reduzindo a carga de estresse acumulada. 

Se você mora em São Paulo, por exemplo, vai encontrar algumas opções de bate e volta incríveis, listados pelo Conexão123. 

Confira também algumas alternativas de viagens curtas saindo de Belo Horizontesaindo do Rio de Janeiro.

Organize-se com antecedência

Algumas semanas antes, tente fechar a maioria das suas tarefas no trabalho e distribua o restante para colegas que podem realizá-las na sua ausência. Dessa forma, você evita que as atividades pendentes se tornem motivo de preocupação e estresse durante suas férias.

Organizar o seu trabalho ajuda na continuação de projetos que estão em andamento e faz com que seus colegas tenham clareza sobre o que precisam fazer na sua ausência. 

Delegar algumas tarefas pode ser uma oportunidade para seus colegas de trabalho desenvolverem novas habilidades e assumirem mais responsabilidades. Em resumo, ao planejar, você pode ter férias mais tranquilas e garantir que o trabalho continue fluindo normalmente.

Inclua exercícios físicos no último dia de trabalho

Para fazer uma transição mais suave entre o trabalho e as férias, uma dica é praticar exercícios físicos no último dia.

O estresse do trabalho libera hormônios que deixam o corpo em estado de alerta, então atividade física te ajuda a entrar em um estado mais relaxado, o que pode ser benéfico para aproveitar melhor as férias.

Formas de se desligar durante as férias - inclua exercícios físicos no último dia de trabalho | Mulher fazendo exercício | Conexão123

Ter uma rotina de exercícios físicos é essencial. Principalmente para quem for tirar férias, escolher um dia para liberar o estresse é uma ótima dica

Outra dica para relaxar nas férias é buscar destinos menos badalados. Confira nossa lista de destinos nacionais para relaxar!

Defina sua disponibilidade

Se você tiver um telefone de trabalho, deixe-o em casa. Também evite verificar e responder constantemente e-mails. Essas tarefas fora do horário de trabalho, incluindo durante as férias, podem ser prejudiciais para a saúde mental. 

Uma estratégia eficaz é definir horários específicos para verificar e responder mensagens relacionadas ao trabalho, mantendo o resto do tempo livre para aproveitar os dias de descanso.

E se precisar inevitavelmente estar disponível para emergências de trabalho, é importante determinar que a empresa entre em contato somente em situações realmente críticas.

Também pode ser útil deixar uma mensagem automática, informando por e-mail a quem te contatar sobre tua ausência e quais colegas de trabalho podem ajudar em caso de emergência. Assim, é possível relaxar e desfrutar das férias sem a pressão constante de estar disponível para o trabalho.

Recomece com calma 

Caso tenha feito uma viagem de férias, reserve um ou dois dias para descansar em casa antes de voltar ao trabalho.

Evite regressar na segunda-feira. Opte por recomeçar na quarta-feira, para evitar mudança drástica de rotina logo na primeira semana. Durante a noite, faça atividades relaxantes que ajudem a prolongar os efeitos positivos das férias, tornando a transição para o trabalho mais suave. Assim, você poderá recomeçar com mais energia e disposição.

Gostou de saber mais sobre o tempo ideal de férias?

Acreditamos que viajar é pra todos e temos por missão oferecer aos clientes os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros. Vamos?