Lugares para conhecer

Carnaval sustentável: conheça três destinos e aproveite para curtir a folia de forma diferente

27 de janeiro de 2023

O Carnaval vem chegando, e está na hora de planejar a viagem para curtir uma das maiores manifestações culturais do Brasil. Ultimamente, alguns foliões têm demonstrado maior preocupação em participar dos festejos de uma forma mais ambientalmente sustentável. 

Mas você sabe o que é Carnaval sustentável? O Conexão123 explica o conceito e dá dicas de destinos para você visitar e aproveitar a folia de uma forma diferente. Continue a leitura!

Você vai ler sobre

O que é Carnaval sustentável?

Carnaval e sustentabilidade combinam, sim. Com atitudes mais conscientes e corretas, é possível diminuir os impactos ambientais causados para celebrar a folia.

No Carnaval sustentável, não é necessário poluir o meio ambiente com microplásticos para se divertir. Dá para usar bio-glitter e outras alternativas mais ecológicas. Confira algumas ideias sustentáveis para o Carnaval:

  • Use uma fantasia feita a partir de materiais reciclados
  • Faça confete de folhas secas, usando furador de papel 
  • Prefira latinhas de alumínio às de vidro ou plástico
  • Leve uma sacola ou mochila para guardar seus próprios resíduos
  • Leve seu copo ou canudo reutilizáveis

Agora vamos conhecer alguns destinos turísticos para você curtir seu Carnaval sustentável em grande estilo?

Conheça três destinos para aproveitar e colocar em prática atitudes sustentáveis

O Conexão123 separou três destinos especiais para visitar durante o Carnaval e aproveitar para ter uma conduta mais ambientalmente engajada: Trancoso (BA), Chapada dos Veadeiros (GO) e Alter do Chão (PA). Partiu?! 

Trancoso (Bahia)

Conhecido pela rusticidade, praias de areia branca e mar morno, Trancoso é um dos destinos mais procurados para passar o Carnaval. Esse distrito de Porto Seguro virou um dos queridinhos dos turistas.

O Carnaval neste paraíso baiano tem o ambiente ideal para os viajantes que querem desfrutar a verdadeira essência do vilarejo. Os dias de folia geralmente têm uma programação mais intimista e sem muito agito. 

À noite, a pedida é caminhar de forma despreocupada pelo Quadrado, uma grande praça retangular ladeada por uma igrejinha branca e várias casinhas coloridas, que é onde fica o agito. No Carnaval, o local concentra alguns bloquinhos de rua. Nas casinhas coloridas, os turistas encontram cafés, bares, restaurantes, pousadas e lojas diversas para uma pausa merecida das festas carnavalescas.

Carnaval sustentável: conheça três destinos para curtir a folia de forma diferente | Quadrado em Trancoso | Conexão123

O Carnaval em Trancoso tem o ambiente ideal para quem quer desfrutar a verdadeira essência do vilarejo

Entre as principais praias de Trancoso, para aproveitar durante o dia, destacam-se:

  • Praia do Espelho
  • Praia de Itapororoca
  • Praia dos Coqueiros
  • Praia de Nativos
  • Praia Ponta de Itaquena 

Chapada dos Veadeiros (Goiás)

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, impressiona os turistas com seus chapadões, cachoeiras, desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. O local faz parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, e fica a 400 km de Goiânia e a 230 km de Brasília.

Durante os festejos o lugar oferece muitas opções para um Carnaval sustentável, do silêncio ao sonoro, do místico ao tradicional, com muitos visitantes de todo o Brasil. Além dos blocos que saem na avenida principal ao longo dos dias em Alto Paraíso de Goiás, vários estabelecimentos fazem uma programação exclusiva de Carnaval.

Carnaval sustentável: conheça três destinos para curtir a folia de forma diferente | Cachoeira da Capivara | Conexão123

Os banhos de cachoeira são um dos atrativos mais procurados na Chapada dos Veadeiros

Há inclusive lugares que oferecem experiências holísticas, para o turista se reenergizar e aprender sobre sustentabilidade, com atividades como meditação, terapia do sonho, yoga, palestras, entre outras práticas. 

Algumas atrações da Chapada dos Veadeiros fazem os turistas acreditarem que estão em outro planeta. O Vale da Lua encanta com suas formações rochosas peculiares ao longo do leito do rio, com fendas e corredeiras que somem em meio às pedras, e o Jardim de Maytrea lembra um cenário pré-histórico, com sua flora característica. 

Por lá, os banhos nas dezenas de cachoeiras localizadas pelo parque são um dos atrativos mais procurados durante as folias. Conheça três quedas d’água que valem a visita:

  • Cachoeira Poço Encantado
  • Cachoeira Loquinhas
  • Cachoeira dos Cristais

Alter do Chão (Pará)

Alter do Chão, no Pará, está sendo cada vez mais procurado por visitantes do mundo todo. Já foi considerada, pelo jornal britânico The Guardian, o mais belo destino de praia brasileiro.

Para pôr em prática a sustentabilidade no Carnaval, além das opções de ecoturismo, a cidade tem animação garantida para os foliões de Momo. Conhecido como Carnalter, o carnaval na vila de Alter do Chão é marcado pelo tradicional “mela-mela”, uma brincadeira em que os foliões sujam uns aos outros com amido de milho e espuma.

Também é possível pegar um barco para curtir o pôr do sol e apresentações de carimbó, uma dança típica do Pará, acompanhadas de uma paella paraense.

Além das praias de águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns, o lugar é um portal para se conhecer a Floresta Amazônica em todo seu esplendor. A região encanta com seus grandes bancos de areia branca, florestas densas e banhos de rio, entre muitos outros atrativos.

Um dos lugares mais visitados em Alter é a Ilha do Amor. O ponto turístico fica em uma ponta de areia entre o Lago Verde e o Rio Tapajós. A dois minutos do centro, o lugar também é o mais recomendado para começar a conhecer a vila.

As praias de água doce dispensam apresentação. As principais são:

  • Ponto do Mureta
  • Pindobal
  • Lago Preto
  • Ponta de Pedras
  • Aramanaí

E aí, gostou das nossas dicas para um Carnaval sustentável? Na hora de planejar suas férias, lembre-se que a 123milhas oferece aos seus clientes os melhores preços em passagens, pacotes de viagem e aluguel de carros.