Lugares para comer

Tem que comer em Guarujá

9 de novembro de 2021

Conhecida pelas lindas praias e beleza natural, Guarujá é uma cidade que proporciona viagens maravilhosas. Apelidado de Pérola do Atlântico, este destino não decepciona os visitantes. Além do forte ecoturismo e inúmeras opções de praias, o município também tem a gastronomia como preciosidade. Vem com a 123Milhas descobrir tudo o que você tem que comer em Guarujá!

Camoranga

Um dos pratos mais famosos em Guarujá é o camoranga. Apesar do nome um pouco inusitado, a combinação é comum: camarão e abóbora moranga. O fruto do mar geralmente é preparado com creme de leite ou catupiry, e colocado dentro da moranga, já assada. O camoranga costuma ser acompanhado por batata palha e arroz. Delícia!

Alcide’s Restaurante

O Alcide’s Restaurante é um dos mais tradicionais da cidade e oferece um cardápio de frutos do mar bem variado. Além do delicioso camoranga, o risoto com frutos do mar (camarão, lula, marisco, polvo) também recebe muitos elogios. Não deixe de explorar as diversas opções de preparos de camarão!

As opções com camarão são diversas

O restaurante fica aberto todos os dias, das 11h30 às 23h. Perfeito tanto para o almoço quanto para o jantar. O menu conta com opções para dietas vegetarianas. 

Chopp Halle

Outro lugar que serve um delicioso camarão na moranga é o Chopp Halle, localizado em frente à Praia das Pitangueiras. O ambiente agradável com vista para o mar é um dos pontos altos, além dos excelentes pratos. No menu, a lagosta e o bacalhau a mediterrâneo chamam a atenção, e não deixe de experimentar a casquinha de siri!

Este restaurante abre ao meio-dia e fecha apenas quando o último cliente vai embora. 

Não deixe de comer casquinhas de siri

Marisco lambe-lambe

Mais um prato com nome inusitado, mas muito delicioso. O marisco lambe-lambe é uma iguaria que você tem que comer em Guarujá! A receita tem como base mariscos e arroz, junto com vários temperos. Em alguns casos, é servido sem arroz, e com um delicioso molho de tomate. A textura dos mariscos é bem diferente, e vale a pena experimentar. 

Os mariscos são preparados com molho de tomate

Dalmo Bárbaro

De frente para a praia da Enseada está o Dalmo Bárbaro, um luxuoso restaurante. O forte da casa são os frutos do mar, com destaque para os mariscos! O marisco lambe-lambe é bem tradicional no Dalmo Bárbaro. As porções são bem fartas, então pode ir preparado para comer bem! 

O estabelecimento fica aberto de terça a sábado, das 11h30 às 23h. Aos domingos, o funcionamento vai até às 21h. 

Quiosque da Helena

Outro lugar famoso pelo marisco lambe-lambe é o Quiosque da Helena, localizado na Praia do Guaiúba. Bem despojado, rústico e com direito a pé na areia, o quiosque atrai pelo preço justo, deliciosos frutos do mar e drinks gelados. 

O camarão na moranga, a caranguejada e o espetinho de camarão são os queridinhos do cardápio, ao lado do delicioso marisco lambe-lambe. Para quem quer almoçar na praia, o Quiosque da Helena é uma ótima opção. Além do menu variado e excelente atendimento, a estrutura também merece estrelinhas. O espaço conta com chuveiro e banheiro para os clientes. Nada melhor para um restaurante na praia!

O quiosque fica aberto todos os dias, das 10h30 às 17h30.  

Muitos peixes e frutos do mar

Por ser uma cidade litorânea, a culinária caiçara é bem tradicional nos pescados. Peixes e frutos do mar são os protagonistas nos cardápios, e os diferentes preparos chamam a atenção. Ainda que os alimentos sejam parecidos, as receitas elaboradas fazem toda a diferença. Cada restaurante tem seu jeito único de oferecer essas delícias.  

Atlântico Frutos do Mar

A paella é um prato típico da Espanha que ganhou vários países pelo leque de variedades no preparo. A base sempre é arroz e na receita original é acompanhado por carnes e legumes. Com as adaptações, surgiu a paella marinera, que troca a carne por frutos do mar. 

A paella com frutos do mar é muito popular

Este prato é um dos queridinhos do restaurante Atlântico Frutos do Mar. A paella vem com camarão, polvo, lula, mexilhão, vôngole, polvo e peixe. Delícia! Na seção de petiscos, a casa também tem muitos destaques. O ceviche de robalo, a isca de linguado e a casquinha de siri são espetaculares!

O Atlântico fica próximo à Praia da Enseada e abre apenas para o jantar, das 19h às 22h, todos os dias da semana. 

Baru Restobar

Para quem gosta de polvo ou tem vontade de experimentar, a dica é o Baru Restobar. Você pode comer com risoto, espaguete, à provençal, pomodoro, grelhado, dentre outros deliciosos pratos. O menu é bem criativo, com vários tipos de massas, saladas e acompanhamentos. 

O Baru é especialista em polvo

Os ingredientes de horta, como temperos e folhas, são orgânicos e plantados no próprio restaurante. Além de oferecer melhor sabor e ser mais saudável, garante que os alimentos estarão sempre frescos e com a qualidade supervisionada. 

Com um cardápio tão completo e variado, há opções para todos os gostos. Dietas vegetarianas também são contempladas!

O restaurante está aberto às quartas e quintas-feiras, das 18h às 22h30. Às sextas e sábados, você pode ir das 12h às 15h ou das 18h às 23h30. Já aos domingos, o funcionamento é das 12h às 16h. 

Cosme e Damião

Que tal uma feijoada marinha? Você pode encontrar esta delícia no restaurante Cosme e Damião. O prato é preparado com feijão branco, camarão, lula, polvo e mariscos. Impossível não amar. O risoto de frutos do mar e os filés de linguado também são um espetáculo e conquistam os visitantes.

O restaurante Cosme e Damião fica em frente à Praia do Perequê. Além da comida deliciosa também conta com uma linda vista. Fica aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h. Aos sábados e domingos, o horário se estende até às 19h.

Avelino’s

Um restaurante muito popular entre moradores e turistas é o Avelino’s, localizado em frente à Praia das Pitangueiras. A casa é especialista em frutos do mar e peixes, e se destaca pelo risoto de lula e filé de linguado com molho de camarão. O cardápio conta com refeições infantis e pratos vegetarianos. 

Experimente o risoto de lula

O Avelino’s tem um diferencial: é pet friendly! Cachorros e gatos podem acompanhar os donos, desde que se acomodem nas mesas disponíveis na área externa.

Além do restaurante, também há um quiosque, onde você pode consumir drinks, cervejas e petiscos.  

O espaço fica aberto de domingo à quinta-feira, das 12h às 23h. Às sextas e sábados, o funcionamento vai até às 00h. 

Ficou com água na boca depois de descobrir as delícias que esperam por você na baixada santista? Aproveite para saber mais sobre a cidade e confira tudo o que você tem que conhecer em Guarujá!