Lugares para conhecer

Dia do Cacau: conheça as principais regiões produtoras da fruta no Brasil

26 de março de 2023

O Dia do Cacau, celebrado em 26 de março, é uma homenagem a um dos frutos mais populares do Brasil. O cultivo de cacau é uma das atividades agrícolas mais importantes do país, reconhecido mundialmente pela qualidade do produto que dá origem a um dos alimentos mais adorados ao redor de todo o mundo: o chocolate. 

Então, vem com o Conexão123 conhecer as principais regiões produtoras de cacau no Brasil e descobrir um pouco mais sobre história, cultivo e curiosidades desse ingrediente tão especial.

Você vai ler sobre

História do cacau

A história do cacau remonta a antigas civilizações da América Central e América do Sul. Há mais de 3 mil anos, os olmecas foram os primeiros a aproveitar o fruto do cacaueiro, que encontrou no solo do México condições ideais para se desenvolver. Mais tarde, os maias começaram a usar as sementes para preparar uma bebida amarga e picante para seus rituais sagrados.

Os toltecas, que vieram depois dos maias, também usaram o cacau para preparar uma bebida sagrada, chamada de “tchocolath“. Já os astecas consideravam o cacau como uma bebida energética e fonte de sabedoria, além de afrodisíaca e relaxante. Naquela época, os grãos de cacau eram usados como moeda e oferenda aos deuses.

Com o tempo, a produção de cacau se expandiu pelo mundo, tornando-se popular entre as civilizações antigas. Quando os europeus chegaram ao Novo Mundo e experimentaram a bebida à base de cacau, não imaginavam o impacto que ela teria na Europa. Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a provar a bebida exótica, em 1502, mas não gostou muito por achá-la muito amarga e picante.

Entretanto, o conquistador Hernando Cortés foi o principal divulgador do cacau no continente europeu, em 1528, levando o ingrediente para a Espanha. A princípio, os espanhóis tiveram a mesma impressão que Colombo, mas descobriram um novo sabor ao adicionar açúcar à bebida.

Em pouco tempo, o líquido preparado à base de cacau tornou-se uma iguaria elegante, apreciado somente pela corte espanhola por décadas. Em 1615, a princesa espanhola Ana Maria Maurícia se casou com o rei francês Luís XIII e apresentou a bebida ao monarca, que gostou muito do sabor e passou a consumi-la com frequência. A partir daí, o cacau se espalhou por todo o continente.

Novas experimentações foram feitas, na Alemanha, Itália, Bélgica e principalmente na Suíça, levando à criação do chocolate sólido que conhecemos hoje. O cacau começou a ser comercializado em barras, dando origem a grandes indústrias de chocolate. No entanto, a barra ainda era considerada amarga e com textura arenosa e quebradiça.

Foi o suíço Rodolphe Lindt que, em 1880, escreveu mais um importante capítulo na história do cacau ao inaugurar a era do chocolate moderno. Ele inventou um processo de produção chamado conchagem, que permitiu a criação de barras mais consistentes e que derretem na boca.

Dia do Cacau: conheça as principais regiões produtoras de cacau no Brasil | Produção de Chocolate | Conexão123

Foi o suíço Rodolphe Lindt, em 1880, que inventou um processo de produção de chocolate

O cultivo de cacau no Brasil começou em 1679, quando os colonizadores portugueses trouxeram a fruta para território brasileiro. Embora tenha sido introduzida inicialmente no Pará, foi no sul da Bahia que ela encontrou as condições ideais para seu desenvolvimento.

As regiões de clima temperado e solos férteis foram fundamentais para a história do cacau, pois são nessas condições que o cacaueiro se desenvolve melhor.

Cultivo de cacau

O cacaueiro se adapta bem em regiões mais úmidas e quentes, com temperaturas superiores a 21 °C, pois o clima frio prejudica a qualidade das sementes e, consequentemente, o produto final. O solo ideal para o cacaueiro deve ser profundo e bem drenado.

A colheita começa no segundo ano do plantio e é realizada em dois períodos: safra (entre novembro e fevereiro) e temporão (de abril a agosto).

O plantio de cacau pode ocorrer em três sistemas: 

  • Extrativista: baseado na produção natural das florestas, com árvores altas, é comumente utilizado pelas comunidades locais.
  • Sombreado: também conhecido como Sistema Agroflorestal (SAF), permite o controle da entrada da luz solar e é amplamente utilizado em regiões de mata atlântica, promovendo grande produção de matéria orgânica.
  • Pleno sol: nessa técnica, o cacau é plantado sem um sombreamento permanente. São empregados clones de cacaueiros que são resistentes à vassoura de bruxa, uma doença causada por fungos.

As amêndoas de cacau, obtidas a partir da fermentação das sementes, são a matéria-prima para a produção de diversos produtos, como chocolate, manteiga de cacau, geleias e bebidas destiladas. 

Dia do Cacau: conheça as principais regiões produtoras de cacau no Brasil | Produção e plantio de Cacau | Conexão123

Pesquisas científicas têm comprovado a alta concentração nutricional do cacau e seus benefícios para a saúde

O cultivo de cacau proporciona benefícios ambientais, pois atua como um sumidouro natural de dióxido de carbono, que ajuda a absorver parte do carbono presente na atmosfera.

Benefícios do cacau

O cacau é reconhecido como um alimento altamente saudável há séculos. Atualmente, pesquisas científicas têm comprovado sua alta concentração nutricional e seus benefícios para a saúde, tornando a fruta ainda mais valorizada.

Alguns dos benefícios do cacau são:

  • A capacidade de melhorar a saúde cerebral, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, e melhorando a função cognitiva.
  • Seu consumo moderado pode melhorar o humor e o sono, reduzir o risco de doenças cardiovasculares, prevenir o câncer e contribuir para o emagrecimento.
  • Para quem pratica atividades físicas, o cacau pode ser uma excelente fonte de energia, ajudando a melhorar o desempenho e a resistência durante os treinos.
  • Rica em minerais importantes, como magnésio, ferro, cálcio e potássio, a fruta ajuda a fortalecer o sistema imunológico e manter o bom funcionamento do corpo.
  • Suas substâncias antioxidantes ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e melhorando a saúde da pele.

No entanto, é importante lembrar que o consumo excessivo de cacau pode ser prejudicial à saúde, especialmente para pessoas sensíveis à cafeína. Além do mais, para a produção do chocolate, o ingrediente costuma receber altas doses de açúcar, diminuindo o valor nutricional do alimento. Portanto, é recomendado consumir com moderação.

Regiões produtoras de cacau no Brasil

O Brasil está entre os 10 países que lideram a produção de cacau no mundo. 

De acordo com a ICCO (International Cocoa Organization), o Brasil é o sexto maior produtor de cacau do planeta atualmente. Segundo o Censo Agropecuário de 2017, existem mais de 93 mil estabelecimentos dedicados à produção de cacau no país, com a maioria concentrada nos estados da Bahia e do Pará, responsáveis por 96% da produção nacional.

Agora chegou o momento de conhecer as principais regiões produtoras de cacau no Brasil, vamos?

Produção de cacau na Bahia

A Bahia é o estado brasileiro que mais produz cacau, representando cerca de 70% da produção nacional, segundo dados da CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira). Em 2020, a produção de cacau na Bahia alcançou a marca de 148,7 mil toneladas, representando um aumento de 12,3% em relação ao ano anterior.

Uma das regiões mais conhecida pela produção de cacau na Bahia é a Costa do Cacau, uma região no sul do estado, formada por cidades como Ilhéus, Itacaré, Uruçuca e Canavieiras, que oferece diversas atrações para os visitantes.

Em Ilhéus, a Fazenda Yrerê é uma das fazendas de cacau mais famosas da região. Lá os visitantes podem fazer passeios guiados, caminhar pelas plantações de cacau e aprender sobre as diferentes variedades de cacaueiros e as técnicas utilizadas para o seu cultivo, além de visitar as instalações da fazenda e conhecer as máquinas e equipamentos utilizados na produção do chocolate.

Endereço: Rod. Jorge Amado, KM 11 – Vila Cachoeira, Ilhéus 

Dia do Cacau: conheça as principais regiões produtoras de cacau no Brasil | Plantação na Fazenda Yrerê | Conexão123

O foco da Fazenda Yrerê é a abordagem sobre o plantio de Cacau na região de Ilhéus

Já em Itacaré, a Fazenda Santa Ana oferece aos visitantes um passeio guiado pela plantação de cacau. Os turistas podem conhecer a história e o processo de produção da fruta, desde o plantio até a fabricação do chocolate.

Endereço: Fazenda Santa Ana, Unnamed Road, Itacaré

Produção de cacau no Pará

No Pará, a produção da fruta também é grande. Com cerca de 200 mil hectares de plantação, o estado é responsável por 20% da produção brasileira de cacau e por 40% da produção de amêndoas de cacau fino. 

A produção de cacau no Pará teve um crescimento de 13,6% em 2020 em relação ao ano anterior, totalizando 133,5 mil toneladas.

É no Pará que está  a “Capital Nacional do Cacau”, o município de Medicilândia. A cidade é um dos destinos paraenses que mais contribuem para a produção de cacau, com mais de 50 mil toneladas colhidas por ano.

Todos os anos, em Medicilândia, é realizada a ExpoCacau, uma grande celebração que tem como objetivo divulgar e expor os frutos e chocolates produzidos em várias partes do Brasil. O evento é tão significativo que, em abril de 2015, foi declarado patrimônio cultural imaterial do Estado do Pará.

Grande parte do cacau e outras iguarias deliciosas feitas com a fruta consumidas em Belém do Pará são produzidas na Ilha do Combu. a Casa da Dona Nena, comumente conhecida como a “Filha do Combu” é um dos pontos cacaueiros da Ilha. 

Os visitantes têm a chance de acompanhar de perto todas as etapas do processo de transformação do cacau em chocolate, além de experimentar as deliciosas iguarias feitas com chocolate orgânico. Além de poder fazer uma caminhada ecológica para conhecer um pouco do paraíso amazônico e ver os cacaueiros. A Ilha do Combu faz parte de uma área de preservação ambiental rica em cacau e outras espécies. 

Produção de cacau no Espírito Santo

A produção de cacau no Espírito Santo é uma atividade que vem ganhando destaque nos últimos anos. O plantio da fruta é realizado em pequenas propriedades, e a crescente demanda tem impulsionado o interesse por essa atividade, que apresenta potencial de rentabilidade.

A região sul do estado é a principal produtora de cacau, com destaque para os municípios de Linhares, Aracruz e Vila Valério. Os produtores capixabas têm investido em tecnologia e inovação para aprimorar a qualidade do produto, tornando-o mais competitivo no mercado nacional e internacional.

É em Vila Velha que está localizada uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo, a fábrica Garoto. Atualmente, a empresa possui cerca de 70 produtos em seu portfólio, que são distribuídos em mais de 50 países ao redor do globo.

Dia do Cacau: conheça as principais regiões produtoras de cacau no Brasil | Fábrica de Chocolates Garoto | Conexão123

A loja da fábrica dos Chocolates Garoto oferece sabores exclusivos aos visitantes

A Garoto disponibiliza visitação ao seu museu (de segunda a sexta, das 9h às 15h30, e sábados, das 9h às 12h30) e em sua loja (de segunda a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 9h às 14h). É necessário agendar a visita antecipadamente pelos e-mails disponíveis no site oficial da fábrica.

Endereço: Praça Meyerfreund, 01 – Glória, Vila Velha

Lembrando que o Aeroporto de Vitória – Eurico de Aguiar Salles (VIX), que é administrado pela Zurich Airport Brasil, foi considerado um dos mais modernos do país, recebendo o título de terceiro melhor do Brasil em 2021 pelos próprios passageiros.

Gostou de conhecer as principais regiões produtoras de Cacau no Brasil? Então escolha para onde quer viajar no Dia do Cacau e conte com a 123milhas para tudo. Temos os melhores preços em aluguel de carros, passagens aéreas, pacotes de viagem, hotéis e até passagens de ônibus.