Lugares para conhecer

Tem que conhecer em Trancoso

29 de janeiro de 2022

Já pensou em ir para Trancoso? Ideal para quem busca uma viagem tranquila, esse vilarejo é um distrito de Porto Seguro perfeito para aproveitar dias calmos apreciando as belas praias. Com muito charme pelo estilo rústico e natureza exuberante, encanta a todos os visitantes. Quer saber mais? Venha descobrir tudo o que fazer em Trancoso!

Nesse destino litorâneo com cara de cidadezinha do interior, um novo conceito de excursão vem ganhando destaque. Trata-se do turismo de base comunitária, um modelo de gestão protagonizado pela comunidade, e que traz benefícios coletivos para os moradores e o meio ambiente.

Por lá, além das festas e muitas atrações badaladas no centro, a pegada é a valorização da história e cultura da população explorando atividades como o artesanato e a culinária. Tamanha qualidade de vida é percebida no roteiro montado pela região de Sapirara (9 km de distância) e Coqueiro Alto (13 km).

A vivência intercultural promovida é sem igual. Além de tudo você estará contribuindo para a geração de oportunidades fora do ciclo da caça e do extrativismo. Bela chance de fazer algo diferente por Trancoso, né? Partiu descobrir mais sobre a construção desse lugar que “beira a magia”!

O que fazer em Trancoso

O Quadrado

A parte central do distrito é chamada de Quadrado. Com uma atmosfera charmosa e acolhedora, ele é composto pela Igreja de São João Batista, uma praça retangular e várias casinhas coloniais coloridas ao redor. 

A igreja, que também é conhecida como “Igreja do Quadrado”, é um pequeno templo branco muito bonito. Parada obrigatória na viagem! Foi construída em 1650 pelos jesuítas e está muito bem preservada. A igrejinha fica de costas para o mar, e logo atrás dela há um mirante que oferece uma vista incrível das praias. 

A vida noturna de Trancoso acontece na praça. Ao anoitecer, várias barracas de comidinhas típicas são montadas, o que é uma ótima oportunidade para comer os quitutes baianos. 

Nas casinhas coloridas estão abrigados os comércios. Cafés, bares, restaurantes, pousadas e lojas são encontrados por lá, sempre com luminárias de bambu que deixam tudo mais aconchegante.

Não deixe de caminhar por elas para observar os detalhes das construções e tirar lindas fotos. Para quem gosta de comprar artesanato e lembrancinhas de viagem, as casinhas também são ideais. Na parte gastronômica você vai encontrar espaços mais sofisticados e também pontos de alimentação com um bom custo-benefício. Confira aqui!

As casinhas coloridas abrigam restaurantes, lojas e pousadas.

As praias

Praia dos Nativos

A praia mais movimentada de Trancoso é a dos Nativos. Fica próxima à região central e é bem fácil de acessar. O mar é bem tranquilo e conta com um trecho que encontra o rio, excelente também para mergulhos e esportes aquáticos como stand-up.

Nesta praia estão vários quiosques, barracas e beach clubs. É ideal para quem quer curtir o agito da cidade. Os mais frequentes são o Flyclub e Zé Barbudo Lounge Beach. Neles você encontra bons drinks, música e gente animada. Não deixe de conferir!

Praia dos Nativos conta com lindas piscinas naturais.

Praia dos Coqueiros

Também próxima ao centro, mas não tão badalada, está a Praia dos Coqueiros. Durante a maré baixa, são formadas belas piscinas naturais no mar, o que acaba atraindo famílias com crianças em busca de lazer e relaxamento. Com a água clara e morna, não dá vontade de sair!

As sombras dos coqueiros são um charme a parte, deixando o ambiente ainda mais paradisíaco. 

Nesta praia você também encontra quiosques famosos e com ótima estrutura, como a Barraca do Jonas e a Cabana da Silvana e Cia. 

Praia Rio Verde

Próxima à Praia dos Nativos e bem menos movimentada, está a Praia Rio Verde. Não é tão longe do centro, e há quem opte por chegar lá caminhando. Quem estiver de carro pode ir tranquilamente, pois há estacionamento no local. É super tranquilo para deixar o veículo.

Apesar de ser mais vazia, também tem boa estrutura para turistas. Um dos quiosques mais recomendados é o Toca do Mar. Além de todo o aparato na praia e serviços gastronômicos, essa cabana oferece estacionamento gratuito para os clientes.

Praia do Rio da Barra

A Praia do Rio da Barra também deve entrar na lista do que você tem que fazer em Trancoso. Fica mais afastada do centro, a aproximadamente 5 km de distância. Por isso, é bem mais vazia do que as outras.

Algumas pessoas chegam nela caminhando pela Praia dos Nativos, em um trajeto de 3 km. O percurso é tranquilo, mas é melhor que seja feito quando a maré estiver baixa.

Não deixe de conhecer a Praia do Rio da Barra

Caso vá de carro, o acesso à praia só pode ser feito passando por algum dos restaurantes. Geralmente o percurso é feito pelo Restaurante Rio da Barra, pois tem um grande estacionamento.

Embora fique mais vazia, a Praia do Rio Verde é tão bonita quanto as demais praias de Trancoso. É uma das melhores opções para ter um dia bem sossegado.

Praia de Itapororoca

Outra praia para quem busca por tranquilidade é a de Itapororoca. Ao redor dela estão condomínios de luxo e mansões, então o acesso é um pouco mais complicado, mas dá para chegar! Como não é possível estacionar tão próximo à praia, prepare-se para fazer uma caminhada, mas não se preocupe. Vale a pena!

O mar da Praia de Itapororoca é o melhor de Trancoso para surfar na maré alta. Para nadar, o recomendado é a maré baixa, quando fica mais calmo. 

Por ser afastada, não tem estrutura de quiosques na areia. Há alguns restaurantes na região, mas a dica é levar lanche e água para não precisar sair para comer. 

Praia dos Espelhos

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia dos Espelhos impressiona por cada detalhe. Fica entre Trancoso e Caraíva, outro distrito de Porto Seguro. Em alguns momentos do dia, a água do mar reflete o céu e as falésias na areia, e por isso ganhou o apelido de Espelho. A melhor vista do reflexo é do alto das falésias, um espetáculo que você tem que conferir! 

A Praia dos Espelhos é parada obrigatória em Trancoso!

Teatro L’occitane

Muitas pessoas se surpreendem ao ver o Teatro L’occitane em Trancoso. O pequeno e pacato distrito abriga um enorme complexo cultural. Lá acontecem diversos eventos, e o principal é o Festival de Música em Trancoso. Ele acontece desde 2012, durante o mês de março, e recebe artistas de MPB, música clássica, jazz e outros estilos musicais.

O Teatro L’occitane fica na estrada de Trancoso, km 19, em Porto Seguro.

O Teatro L’occitane fica na estrada de Trancoso, km 19, em Porto Seguro.

Festas

Acontecem duas celebrações religiosas em Trancoso. Em 20 de janeiro, é celebrada a Festa de São Sebastião, na praça do Quadrado. O evento é caracterizado por diversos cânticos, e por isso acontecem ensaios nos dias anteriores à data. Também há missas, procissões, danças e passagem de mastro.

Também no Quadrado é feita a Festa de São Brás, em 3 de fevereiro. O dia é bem animado, com muito samba e forró. São feitas apresentações folclóricas, como Bumba meu boi, com participação das crianças. Uma das partes mais importantes é a passagem do mastro, que conta com mais danças e rituais. Muitos turistas vão a Trancoso na data para conhecer melhor esta manifestação cultural.

O que você achou desse destino? Deu vontade de conhecer? Saiba agora onde comer em Trancoso e continue a descobrir tudo sobre esse lugarejo encantado da Bahia!