Lugares para conhecer

Cidades da Estrada Real: três destinos perfeitos para visitar

23 de junho de 2023

Falar das cidades da Estrada Real é relembrar a história do Brasil e da maior rota turística do país. Criada no século XVIII para facilitar o transporte de ouro de Minas Gerais até o porto do Rio de Janeiro, a estrada conta com quatro trajetos diferenciados. 

Neste post, o Conexão123 vai te apresentar três cidades da Estrada Real em Minas Gerais para você conhecer durante sua viagem pelo estado, além de alguns lugares inusitados, cheios de “causos” para contar e com um povo acolhedor. 

Bora conhecer quais são?

Conheça com o Conexão123

A Estrada Real no Brasil

Conhecida pela sua enorme extensão, a Estrada Real passa por Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Engloba quatro trajetos que foram criados conforme as demandas da época para suprir as necessidades de abastecimento de cada região. O caminho velho, ou caminho do ouro, é o primeiro e mais velho percurso.

As rotas disponíveis para desbravar a Estrada Real são: Caminho dos Diamantes, Caminho Novo e Sabarabuçu, além, claro, do Caminho Velho. Cada uma delas tem uma duração e extensão diferentes e passam por cidades distintas. 

O Caminho dos Diamantes, por exemplo, passa por cidades como Diamantina, Ouro Preto, Paraty e Rio de Janeiro. Por esse trajeto também é possível acessar a Gruta da Lapinha, uma das Sete Maravilhas da Estrada Real

A história da Estrada mistura-se também com a história do Brasil: em meados do século XVIII, a Coroa Portuguesa oficializou o percurso como a principal rota de transporte de ouro e diamante.

Por isso, um passeio pelas cidades da Estrada Real é a melhor pedida para quem quer ver como eram as cidades no Brasil há centenas de anos e também entender melhor nossa história. 

Explore as cidades da Estrada Real em Minas Gerais e se encante | Foto aérea da Igreja Matriz de Ouro Preto | Conexão123

A Igreja Matriz de Ouro Preto, uma das cidades da Estrada Real de Minas Gerais, recebe milhares de visitantes anualmente

Se você vai a Minas Gerais, não deixe de adicionar estas dicas em seu roteiro de viagem. Olha só o que te espera!

Três cidades da Estrada Real em Minas Gerais perfeitas para visitar

Serras, matas e vilarejos recheados de história e tradição são algumas das atrações que podem ser contempladas nas belas cidades da Estrada Real em Minas Gerais, ao longo de seus 1.630 km de extensão.

Elas têm um charme completamente diferente do que estamos acostumados em relação às grandes metrópoles e são paradas estratégicas para apreciar a gastronomia mineira. 

Que tal, agora, deixar sua experiência de viagem ainda mais confortável e personalizada? Então, aí vai uma grande dica: alugue um carro com o 123carros. Assim, você poderá optar pelo modelo mais adequado para seu passeio, sem se preocupar com a revisão ou manutenção do veículo.

Conheça agora três das mais belas cidades da Estrada Real em Minas Gerais para visitar e se encantar!

Ouro Preto

Uma das mais conhecidas cidades da Estrada Real em Minas Gerais, Ouro Preto é considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco

O destino conta com ladeiras íngremes, casarões coloniais, arquitetura barroca, religiosidade e muita história. Em 1720, foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais, passando o título para Belo Horizonte em 1897.

Foi a cidade mais populosa do Brasil durante o período de exploração do ouro, no século XVIII. Por conta de sua importância na rota do metal precioso, o município era o ponto de partida de alguns dos principais caminhos da Estrada Real. 

Além disso, Ouro Preto foi sede de manifestações histórico-culturais, com destaque para a Inconfidência Mineira, no século XVIII, em que uma elite dominante lutou contra os impostos cobrados pela Corte Portuguesa no ciclo de extração do ouro, reivindicando melhores condições de vida.

O trajeto nesta cidade da Estrada Real em Minas Gerais é como uma viagem no tempo. Não faltam opções de onde ir ao município. O destino possui diversas igrejas e algumas representam o auge do barroco mineiro, com obras de tirar o fôlego, como as de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 

Explore as cidades da Estrada Real em Minas Gerais e se encante | Cidade de Ouro Preto envolta pelos arvoredos e áreas verdes | Conexão123

Ouro Preto reúne história, beleza e a classe de um destino histórico brasileiro

Aproximadamente 100 km separam o centro de Belo Horizonte de Ouro Preto. Para quem está fora de Minas Gerais e pretende visitar essa cidade simbólica, recomendamos pegar um voo até a capital mineira. 

Confira as ofertas de voo para BH da 123milhas, com certeza vai valer a pena! 

A partir da chegada, você pode alugar um carro e ir para Ouro Preto. Siga pela BR-040, sentido Rio de Janeiro, até o trevo da BR-356. Esse trajeto não dura mais do que 2 horas.

Passa Quatro

O histórico município de Passa Quatro está na região turística da Serra da Mantiqueira e a uma distância maior da capital mineira: aproximadamente 439 km.

Integrante da lista de cidades da Estrada Real repletas de atrações, Passa Quatro conta com um acervo natural, religioso e cultural muito forte. Algumas ruas são tombadas com construções originais do século XIX. Outra relíquia do destino é a Maria Fumaça Baldwin, de 1929. Apelidada de Trem da Mantiqueira, ela percorre um trecho de 12 km ao longo da Serra da Mantiqueira e proporciona uma bucólica viagem no tempo.

A cidade também chama atenção por ser um polo de ecoturismo, com picos, travessias e pedras que permitem a prática de trekking e mountain bike.

Se você pretende ir de ônibus para Passa Quatro saiba que existem ofertas disponíveis no 123ônibus! Quem está em São Paulo pode embarcar rumo a cidade mineira direto do Terminal Tietê. A viagem leva 4 horas e 40 minutos, aproximadamente, e percorre 251 km.

Caxambu

Integrante do Caminho Velho, Caxambu é uma cidadezinha que fica ao sul do estado de Minas Gerais e é conhecida por estar no roteiro que chamamos de “Circuito das Águas”. 

Com certeza, o trajeto até o destino é uma viagem que se enquadra bem em um fim de semana. Para aqueles que têm mais dias, é possível até encaixar algumas cidades vizinhas no roteiro, como São Lourenço ou a mística São Thomé das Letras.

É possível encontrar em Caxambu fontes de água terapêutica. De fato, o local abriga 12 fontes de água mineral, gasosa e medicinal, concentradas no Parque das Águas, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

Explore as cidades da Estrada Real em Minas Gerais e se encante | Parque das Águas Caxambu, Minas Gerais | Conexão123

Caxambu é símbolo das cidades da Estrada Real e seu Parque das Águas é um show à parte!

O parque possui mais de 210 m² e tem inúmeras atrações além das fontes, como o Balneário de Hidroterapia.

Para quem mora na capital Belo Horizonte ou em grandes cidades na região Sudeste do país, não faltam opções para ir até a cidade. Analise as distâncias: 

  • Rio de Janeiro – RJ: 290 quilômetros.
  • Juiz de Fora – MG: 206 quilômetros.
  • São Paulo – SP: 305 quilômetros.
  • Belo Horizonte – BH: 380 quilômetros.

O aeroporto mais perto de Caxambu, e opera com voos comerciais é o de Juiz de Fora. Contudo, para quem está em São Paulo ou em BH, também há a opção de contar com o 123ônibus e cair na estrada!

Características da Estrada Real

Percorrendo montanhas, delineando rios, cachoeiras, cidades históricas, além de inúmeras outras belezas naturais das regiões, a Estrada Real merece ser conhecida e descoberta por quem gosta de uma boa viagem. 

Aliás, estes são apenas alguns dos inúmeros destinos maravilhosos que você pode conhecer pela maior rota turística do país.

Que tal planejar sua viagem e seguir essa aventura pelo interior de Minas Gerais e também pela história do Brasil? Vem com a 123milhas para garantir as melhores ofertas em passagens aéreas, pacotes de viagem, hospedagem e até aluguel de carros!

RESPOSTAS123

A maior rota de turismo do Brasil está em 3 estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Culturalmente rica, a rota preserva muitas igrejas e construções da época de sua criação. Conheça!

Ouro Preto, Passa Quatro e Caxambu são bons destinos. O Conexão123 separou três cidades da Estrada Real em Minas Gerais perfeitas para visitar. Confira!