Maior aquário de água doce do mundo é inaugurado em Campo Grande
Maior aquário de água doce do mundo é inaugurado em Campo Grande

Maior aquário de água doce do mundo é inaugurado em Campo Grande

12 de maio de 2022

A fusão visual que os peixes e as plantas formam no universo aquático é encantadora. Se os viveiros pequenos despertam fascínio nas pessoas, o maior aquário de água doce do mundo, inaugurado em Campo Grande, MS, promete atrair turistas apaixonados por aquarismo de todo o planeta.

O Bioparque Pantanal possui 19 mil m², tem capacidade para aproximadamente 5 milhões de litros de água e comporta até mil visitantes por dia. Com ingresso sem custo até o fim de 2022, a atração visa estimular o turismo na capital do estado de Mato Grosso do Sul.

 

Você vai ler sobre

 

Bioparque Pantanal

O Bioparque Pantanal conta com 32 tanques que comportam cerca de 230 espécies de peixes, sendo 80% deles originários do Pantanal. O maior dos tanques, o Neotrópico, representa uma floresta inundada da Amazônia, com troncos de grandes árvores, cipós e plantas submersas.

A Lagoa Misteriosa é um cenário que liga o meio ambiente à arquitetura. Um aquário foi projetado no teto do auditório do parque, como se os peixes estivessem nadando sobre a cabeça dos visitantes.

Certos reservatórios abrigam espécies de outros cinco continentes: África, Américas, Ásia, Europa e Oceania. Isso possibilita aos visitantes conhecerem a representação de diferentes ecossistemas do mundo, como a floresta boreal asiática.

Já o Pantanal, uma das maiores planícies alagáveis do mundo, incorpora uma grande diversidade de fauna e flora. Dentro do Parque das Nações Indígenas, piranhas, pacus, além de jacarés e sucuris podem ser avistados no aquário que apresenta a ​​biodiversidade pantaneira de forma acessível para a população.

 

Museu da Biodiversidade

No Museu da Biodiversidade está exposta a mostra de fósseis da Serra do Araripe. Também há no local uma coleção de réplicas da megafauna, animais de grande porte que foram extintos. O casco de um ancestral do tatu e o fóssil de uma preguiça gigante com 3 m de comprimento são as maiores peças da exposição. 

Com potencial de se tornar uma das principais atrações turísticas da cidade, as obras do complexo foram iniciadas em 2011. Mas somente após 11 anos, ele foi aberto para visitação.

São 16 profissionais envolvidos no projeto, entre veterinários, biólogos, zootécnicos, engenheiros de aquicultura, químicos e cenógrafos. Todos dedicados a monitorar, cuidar e preservar a vida dos animais. 

Maior aquário de água doce do mundo é inaugurado em Campo Grande | Garoto vendo um aquário | Conexão123

Bioparque Pantanal é garantia de diversão para todas as idades

 

Visitação

O acesso ao Bioparque Pantanal, o maior aquário de água doce do mundo, é gratuito, mas somente até o fim de 2022. Para garantir a visita, é necessário agendamento prévio pelo site oficial. As vagas são limitadas, já que a capacidade máxima é de mil pessoas por dia no complexo.

O parque funciona de segunda a sábado, das 7h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. Os passeios guiados duram, em média, uma hora e meia e ocorrem no período da manhã, das 9h às 11h30, e à tarde, das 14h às 17h30. 

Maior aquário de água doce do mundo | Vista externa do Biopark Pantanal | Conexão123

Vista externa do Bioparque Pantanal

 

Descubra muitos outros passeios e destinos que vale a pena conhecer com o Conexão123. No portal de notícias da 123milhas, você encontra indicações de atrações, atividades, roteiros e pontos turísticos espalhados pelo Brasil.

Drones

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!

inscreva-se para receber ofertas exclusivas!