Lifestyle

Inclusão de autistas no turismo

2 de abril de 2021

Muito se fala em acessibilidade para pessoas com deficiência e, atualmente, diversos estabelecimentos em todo o país já possuem adaptações para a maioria das deficiências físicas, como elevadores, banheiros, rampas e piso tátil. Mas e a acessibilidade para autistas? É importante ter em mente que as pessoas com autismo têm o direito de estar nos mesmos lugares em que todos os neurotípicos (pessoas que não possuem autismo) estão. E se o turismo está ao alcance de todos, ele não deveria excluir ninguém. Por isso, neste 02 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, trazemos três iniciativas de parques e espaços de lazer brasileiros que saíram na frente na luta pela inclusão de autistas no turismo. Bora conhecê-los?

Beto Carrero World

No Beto Carrero World (Penha – SC), pessoas com autismo e seus acompanhantes têm entrada preferencial nos brinquedos e nos shows. Para usufruir desse direito, é preciso avisar os funcionários antes de entrar em cada atração.

Pelo Conexão123 você adquire, com antecedência, ingressos de um ou dois dias para o parque Beto Carrero World com desconto de 10%. Também é possível garantir a oferta ao aplicar o cupom 123MILHAS10 na finalização da compra pelo próprio site do parque.

Beach Park 

O Beach Park, parque aquático localizado próximo a Fortaleza (CE), adotou há alguns anos uma estratégia diferenciada para atender pessoas com autismo. Por lá, crianças autistas recebem acompanhamento de um salva-vidas treinado. Além disso, um funcionário identifica os brinquedos adequados a elas e faz a condução para que passem na frente em filas e as acompanham nas atrações.

Arena Corinthians

O estádio do Corinthians (São Paulo – SP) possui um espaço reservado para receber torcedores com autismo. O local pode acomodar até 160 pessoas e é antirruído. Além disso, tem atrações destinadas às crianças, como brinquedos e desenhos para colorir.

Interessados em acompanhar uma partida de futebol no lugar devem mandar um e-mail para [email protected]. Autistas não pagam ingresso e seus acompanhantes (até três) pagam meia-entrada para o setor oeste do estádio, onde a sala está instalada. 

Bacana demais, né? Por mais iniciativas assim e pela inclusão de autistas no turismo!

E para encontrar voos, hospedagens e pacotes completos para esses destinos, sempre com muita economia, conte com a 123Milhas!