Lugares para conhecer

O que fazer em Balneário Camboriú: pontos turísticos e passeios

2 de junho de 2022

Uma das 296 cidades de Santa Catarina, Balneário Camboriú é um destino muito buscado pelos fãs de praia. A aproximadamente 86 km de Florianópolis, capital do Estado, o município oferece tudo para que os visitantes se sintam acolhidos e tenham a infraestrutura necessária para realizar uma viagem inesquecível.

Há muito o que fazer em Balneário Camboriú: pontos turísticos e passeios que vão desde relaxar tomando uma água de coco na areia até fazer escalada e explorar o ecoturismo regional. 

Embarque com o Conexão123 e conheça mais sobre esse destino! 

 

Você vai ler sobre

 

Principais atrações em Balneário Camboriú

Na região litorânea de Santa Catarina, Balneário Camboriú abriga lindas praias, que movimentam o turismo local. Viajantes dos mais diversos cantos do Brasil e do mundo desembarcam na cidade para aproveitar suas belezas naturais, comidas típicas e hospitalidade. 

As noites balneocamboriuenses são badaladas e repletas de festas, bares e eventos incríveis. Ideais para quem adora um agito. Porém, em contrapartida, o município também oferece tranquilidade e espaços onde só é preciso sentar e repousar. 

A Praia do Estaleirinho, a cerca de 11 km do centro da cidade, é considerada a praia mais calma de Balneário Camboriú (ótima para curtir em família). Além disso, o trecho se tornou um dos queridinhos pelos surfistas, que enfrentam as grandes ondas que se formam no horizonte. 

Seguindo a linha dos esportes radicais, o Morro do Careca é um destino sensacional para quem gosta de desafios. Caso queira se aventurar, não deixe de admirar a vista de lá de cima enquanto se prepara para saltar de parapente ou asa-delta.

Que tal saber mais sobre os principais pontos turísticos de Balneário Camboriú? Prepare seu bloquinho de notas ou celular e comece a montar seu roteiro de viagem! 

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos Turísticos e Passeios | Surfe | Conexão123

Surfistas desembarcam em Balneário para desafiar as ondas

 

O que fazer em Balneário Camboriú: pontos turísticos

É muito importante fazer um estudo prévio dos lugares para visitar em Balneário Camboriú antes de desembarcar na cidade. Assim, você consegue definir com antecedência tudo o que deseja conhecer e aproveitar ao máximo cada uma das atrações da sua listinha. 

 

Praia Central 

A Praia Central integra a lista de belas praias de Balneário Camboriú e é muito procurada por turistas. Suas águas são calmas e tranquilas, perfeitas para famílias com crianças pequenas. Durante a alta temporada, a faixa de areia fica tomada por pessoas de todas as idades, que brincam e se divertem no paraíso tropical. 

No decorrer de seus mais de 6 km de extensão, você encontra muitas opções de bares, restaurantes e quiosques. Aproveite para pedir um drinque refrescante acompanhado de uma porção de frutos do mar, base da gastronomia local. 

Nas proximidades da Praia Central, espalham-se pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. Afinal de contas, a região é muito requisitada por quem procura onde se hospedar em Balneário Camboriú.

 

Cristo Luz

Em um dos pontos mais altos da cidade está o Cristo Luz, complexo turístico muito visitado em Balneário Camboriú. O monumento faz uma representação em homenagem a Jesus Cristo, em uma estátua com mais de 33 m de altura e a 155 m do chão. 

Durante a noite, os visitantes observam as luzes colorindo a imagem, em  um show de iluminação que muda a cada dia da semana. Cada tom possui ainda um significado diferente. Aos domingos, o Cristo permanece completamente branco, simbolizando a fé. 

O espaço comporta até 2.300 pessoas e dispõe de um restaurante com o mesmo nome da atração, que serve deliciosos pratos da gastronomia de Balneário Camboriú, como frutos do mar, peixes, mariscos, polvos, lulas, camarão e ostras.

Seu endereço é Rua Indonésia, 800, Bairro das Nações. Seu funcionamento e os valores dos ingressos podem sofrer alterações de acordo com o horário de visitação e a quantidade de pessoas por grupo. Entre em contato com o complexo para maiores informações. 

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos Turísticos e Passeios | Cristo Luz | Conexão123

As cores que iluminam o Cristo Luz possuem diferentes significados

 

Praia Brava

Os amantes de uma boa praia não podem deixar de fora um tour pela Praia Brava durante os passeios em Balneário Camboriú. Dona de uma areia grossa e um mar profundo e agitado, a região é perfeita para praticantes de surfe e windsurf. 

As ondas desta praia, localizada no limite entre Balneário e Itajaí, são intensas o ano inteiro, o que atrai turistas constantemente. Porém, durante a alta temporada, o número de pessoas chega a dobrar! Mas é nesse mesmo período que o espaço apresenta mais estrutura para os visitantes. 

A bordo do mirante secreto da Praia Brava, os turistas contemplam a vista panorâmica do município e garantem lindas fotos para eternizar o momento. O acesso é por meio de um morro, que separa as praias, onde existe uma ruazinha de terra. Ao atingir o topo do morro, o cenário é realmente de tirar o fôlego. 

 

Capela de Santo Amaro

Construída entre 1849 e 1863 à base de óleo de baleia, a Capela de Santo Amaro foi a primeira igreja de Balneário Camboriú. Sua edificação está associada ao processo de povoamento da faixa costeira de Santa Catarina, que tinha como objetivo garantir sua integração à América portuguesa.

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos Turísticos e Passeios | Capela Santo Amaro | Conexão123

A charmosa capela foi tombada como Patrimônio Histórico

 

Na fachada da construção há uma portinha de entrada e, no alto da capela, uma abertura que foi nomeada de “óculo”, devido à sua semelhança com um olho. O interior da igreja é simples, mas muito bonito. 

Os murais decoram as paredes e, no altar, estão expostas imagens de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Santo Amaro, vindas de Portugal. Em razão da sua importância para a história de Balneário, em 1998 a capela foi tombada como Patrimônio Histórico do Município. 

Esse passeio é bem interessante para quem aprecia o turismo religioso e busca conhecer as igrejas e capelas dos destinos. Ela está localizada na Rua Emanuel Rebelo dos Santos, Barra do Camboriú, próximo à Praça do Pescador, e a visita é gratuita. 

 

O que fazer em Balneário Camboriú: passeios

A cerca de 30 km de Balneário Camboriú, na cidade de Penha, localiza-se um dos principais passeios do Brasil, o Beto Carrero World, parque temático mais visitado da América Latina: foram 1,2 milhão de visitantes em 2020. O complexo possui área de 14 km² e encanta famílias de todos os cantos do país em busca de diversão. 

Pelo Conexão123 você adquire, com antecedência, ingressos de um ou dois dias para o parque Beto Carrero World com desconto de 10%. Também é possível garantir a oferta ao aplicar o cupom 123MILHAS10 na finalização da compra pelo próprio site do parque.

Como a infraestrutura hoteleira e turística balneocamboriuense é excelente, muitas pessoas que pretendem visitar o parque se hospedam na cidade. Assim, podem conhecer os pontos turísticos e apreciar a orla majestosa.

Mas é possível fazer muitos outros passeios em Balneário Camboriú, além da ida ao parque e às praias paradisíacas. O centro da cidade também é muito rico em atividades para fazer em grupo ou sozinho. Além disso, um roteiro de viagem com atrações culturais ou de ecoturismo, deixam a sua passagem pelo destino ainda mais completa.

Ilha das Cabras

Unindo um ponto turístico a outro, a Ilha das Cabras está a apenas 600 m da Praia Central. Com uma área verde quase intocada, a região é um dos pontos turísticos mais visitados de Balneário Camboriú e proporciona uma experiência memorável ao se navegar em volta do arquipélago. 

Com extensão de aproximadamente 12 mil m², o local é certamente um dos melhores lugares para a prática de snorkel e mergulho. Ao anoitecer, as luzes da cidade se encontram com as águas criando um cenário deslumbrante. 

Mas, afinal, existem cabras na ilha? Na verdade, durante a década de 1970, Marciano Cavalheiro, cidadão de Balneário, morou no espaço por 12 anos e levou para lá diversas espécies de animais, entre eles as cabras.

Apesar de atualmente não haver moradores por lá, a ilha é considerada cartão-postal do município e um espaço tombado como área de preservação. O acesso é feito somente de barco ou, para os mais corajosos, de stand up paddle.  

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos Turísticos e Passeios | Ilha das Cabras | Conexão123

O nome da ilha se dá por um antigo morador que vivia na região

 

Parque Unipraias

Um dos mais procurados pontos turísticos de Balneário Camboriú, o Parque Unipraias combina diversão, aventura e natureza. O complexo interliga três estações: Barra Sul, Laranjeiras e Mata Atlântica, por meio de 74 bondinhos aéreos que possuem capacidade para até oito pessoas.  

Cada estação possui atrativos bacanas para crianças e adultos, como quiosques, auditórios, exposições artísticas e loja de souvenirs, para garantir aquela lembrancinha. A Casa do Chocolate e o Oratório são duas paradas obrigatórias durante o passeio. 

Gosta de adrenalina? O Youhooo, trenó que passa entre a Mata Atlântica, com percurso de 710 m, e o ZipRider, famosa tirolesa de Balneário Camboriú, que atinge até 60 km/h e tem 240 m de desnível, podem te agradar! 

Cada atração possui um valor diferente e os dias e horários de funcionamento mudam durante o ano, então lembre-se de consultar o site oficial do parque, que está localizado na Avenida Atlântica, 6.006, Barra Sul. 

O que fazer em Balneário Camboriú: Pontos Turísticos e Passeios | Unipraias | Conexão123

O bondinho é símbolo do Parque Unipraias

 

Roda-Gigante

Vistas deslumbrantes da orla e do Oceano Atlântico são o presente que o visitante da FG Big Wheel levará na memória ao embarcar nesta incrível roda-gigante estaiada, com 65 m de diâmetro e altura máxima de 82 m.

Climatizadas e equipadas com câmeras de monitoramento e interfone de emergência, cada uma das 36 cabines possui capacidade máxima para seis pessoas.

Vale destacar que a Big Wheel é pet friendly e aceita animais de pequeno porte. Com rampas e elevadores, a roda gigante possui excelente acessibilidade.

A atração fica na Estr. da Raínha, 1.009 – Pioneiros, no Pontal Norte de Balneário Camboriú. O passeio leva de 15 a 22 minutos, a depender das condições climáticas, e os ingressos custam R$ 50 por pessoa (crianças pagam apenas R$ 25). 

Embarque para Balneário Camboriú com a 123milhas e conheça de perto esses e outros atrativos que a cidade pode oferecer! Oferecemos as melhores condições de pacotes de viagem, com aéreo e hospedagem, para que você não tenha com que se preocupar. 

 

Respostas123

1: Quais são as melhores atrações para visitar em Balneário Camboriú?

Algumas das atrações que não podem faltar durante a sua viagem à Balneário Camboriú são:

  • Parque Unipraias
  • Praia Brava
  • Cristo Luz

2: Quais são as melhores atividades ao ar livre em Balneário Camboriú?

Curtir as praias de Balneário Camboriú e aproveitá-las para a prática de esportes aquáticos são algumas das melhores atividades para se fazer ao ar livre na cidade.

3: Onde passar o domingo em Balneário Camboriú?

Aos domingos, tire um tempinho para fazer o tour pela Ilha das Cabras, um dos cartões postais de Balneário Camboriú.