Lugares para conhecer

Aproveite o melhor do turismo rural no Brasil viajando de ônibus

9 de julho de 2023

O turismo rural no Brasil se popularizou muito nos últimos anos, principalmente no período de pandemia, quando as grandes aglomerações urbanas representavam um risco maior de transmissão da covid-19.

Para quem deseja fazer uma viagem tranquila, ter contato com a natureza e aproveitar a simplicidade e aconchego do interior, o Conexão123 traz três destinos onde é possível praticar turismo rural. Quer se conectar com o meio ambiente e se deliciar com os sabores da nossa terra? Continue a leitura! 

Conheça com o Conexão123

Explore as maravilhas do turismo rural no Brasil

Com o turismo rural no Brasil, você pode viver uma experiência encantadora. Os viajantes se conectam com a natureza, conhecem a cultura local e desfrutam de momentos de tranquilidade.

Também conhecido como agroturismo, o turismo rural se caracteriza pelas atividades realizadas no meio rural, principalmente fazendo visita a fazendas e outras grandes propriedades. Durante os passeios, os viajantes podem constatar na prática como são as plantações e, até mesmo, a fabricação de alguns produtos.

Turismo rural: destinos para conhecer com 123ônibus | Casa de grande porte as beiras de um rio no interior do Brasil | Conexão123

O Brasil está recheado de possibilidades para o turismo rural

São inúmeros os destinos que proporcionam essa imersão no campo, desde pequenas propriedades familiares até fazendas históricas.

Ao optar por viajar de ônibus para esses destinos incríveis, além de apreciar a paisagem pelo caminho, você contribui para a redução de emissões de carbono e promove um turismo mais sustentável. Conheça o 123ônibus e comece a planejar seu passeio!

Selecionamos três dicas de locais para fazer turismo rural no Brasil. Acompanhe e prepare-se para a sua próxima viagem!

Rota das Lavandas (PR)

Para quem ama curtir mo­mentos em meio à natureza e apreciar cultivos locais, A Rota das Lavandas, no interior do Paraná, é um excelente destino!

Lançada durante a ExpoLondrina 2022, o atrativo turístico já conta com cinco produtores da planta das cidades paranaenses de Palmeira, Toledo, Londrina, Umuarama e Carambeí. A cidade mais próxima da capital do estado, Palmeira, fica a cerca de 150 km, e a mais distante, Umuarama, a 550 km. Ou seja, são rotas excelentes para se percorrer de ônibus, já que Palmeira, Toledo, Maringá e Londrina têm terminais rodoviários, possibilitando a quem sai da capital fazer turismo rural.

Esse agradável destino do turismo rural no Brasil oferece aos visitantes informações técni­cas sobre a produção, mos­trará a beleza dos lavandários e proporciona a chance de experimentar sorvete, cho­colate e geleia produzidos com a planta. 

Sorvete, chocolate e geleia de lavanda são os itens produzidos pelo Lavandário Vale dos Sonhos, em Palmeira. 

Os campos de lavanda dividem espaço com três lagos e um celeiro. O estabelecimento oferece ensaios fotográficos, visita guiada e cursos de aromaterapia, mediante agendamento prévio. Itens de fabricação artesanal do lavandário podem ser adquiridos no armazém.

Na cidade de Toledo, oeste do Paraná, está a propriedade Alfazenda, que garante aos visitantes a oportunidade de conhecer sobre o cultivo da planta e a extração do óleo essencial. Os turistas também podem comprar o que é produzido no local.

Turismo rural: destinos para conhecer com 123ônibus | Pessoas reunidas e passeando pela Rota das Lavandas no Paraná | Conexão123

A Rota das Lavandas é uma excelente possibilidade para explorar o turismo rural no Brasil

Já em Londrina, a Santa Lavanda oferece aos visitantes, logo na entrada, água saborizada e shortbread de lavanda, um tradicional biscoito holandês. 

Após uma palestra sobre os benefícios da planta, o turista é direcionado ao campo para aprender a podar a lavanda e ainda pode levar um buquê para casa. 

Se você tiver curiosidade e quiser explorar ainda mais a cidade, o Conexão123 dá mais detalhes sobre o que fazer em Londrina.

Serra da Canastra (MG)

Minas Gerais é um estado encantador de maneira geral, mas boa parte de suas belezas podem ser apreciadas durante o turismo rural

Nesse contexto, um dos melhores destinos para curtir o clima do interior é a Serra da Canastra. A região é repleta de fazendas, alambiques e reservas naturais, atraindo centenas de turistas o ano todo.

Além disso, o local, situado a 330 km da capital, Belo Horizonte, também proporciona uma experiência incrível e completa para os viajantes, que podem apreciar vistas exuberantes e passeios na natureza. 

As fazendas da região deixam a programação ainda mais atraente devido às suas estruturas de ponta e histórias centenárias.

Turismo rural: destinos para conhecer com 123ônibus | Foto de toda a vegetação e ambiente verde da Serra da Canastra | Conexão123

A Serra da Canastra é o principal destino de Minas Gerias para quem gosta do turismo rural

O queijo da canastra, original de Minas Gerais, é considerado um dos patrimônios imateriais do Brasil. E muitos produtores locais permitem acompanhar a produção do queijo de pertinho.

Sete cidades formam o circuito onde se fabrica o autêntico queijo da canastra, sendo a principal delas São Roque de Minas. 

Vale visitar a Roça da Cidade: tradicional queijaria familiar, fica a 11 km do Parque Nacional da Serra da Canastra e tem vista panorâmica para a serra. Oferece visitas guiadas e degustação durante o ano todo.

A Estância Capim Canastra, primeiro estabelecimento a ter um queijo premiado internacionalmente, oferece workshops de fabricação da especiaria.

Para aproveitar o turismo rural da Serra da Canastra de ônibus, existem viagens diretas de Belo Horizonte e São Paulo para Bambuí, cidade vizinha de São Roque de Minas.

Ilhéus (BA)

Um dos locais mais visitados do litoral nordestino, a cidade de Ilhéus está a cerca de 300 km de Salvador, a capital da Bahia. O destino atende a todos os tipos de turistas, proporcionando, em algumas praias, águas agitadas para surfistas, e em outras, águas calmas e tranquilas. 

Em se tratando de turismo rural, a região de Ilhéus dispõe de muitas fazendas  produtoras de cacau. Na terra de Gabriela, Cravo e Canela, as fazendas dividem espaço com as belas praias. Para quem quer “turistar” pelas áreas rurais, a pedida é se aventurar na Estrada do Chocolate, rota temática inaugurada em 2018. 

São várias fazendas com casarões históricos, lojas de chocolate e até um spa de tratamentos com derivados do cacau. Quem gosta do agito pode se programar para ir ao Festival Internacional do Chocolate e Cacau, realizado anualmente, geralmente no mês de julho. 

Turismo rural: destinos para conhecer com 123ônibus | plantação de Cacau em Ilhéus na Bahia | Conexão123

Quer curtir o turismo rural no Nordeste? Embarque com 123ônibus e conheça as plantações de Cacau em Ilhéus!

Os visitantes podem ver as fazendas tradicionais e as plantações de cacau para conhecer o dia a dia da vida no campo. Aqui estão alguns dos locais preferidos dos visitantes:

  • Fazenda Provisão

É possível conhecer as etapas de manuseio do cacau, como a colheita e a quebra das sementes com pés descalços. Ao fim da visita, o visitante pode provar o suco de cacau. 

  • Fazenda Yrerê

Além de caminhar pela plantação e aprender mais sobre o histórico da região e da fazenda, é possível também comprar produtos derivados do cacau na lojinha.

  • Instituto Biofábrica de Cacau

Essa gigantesca instituição dedicada ao cacau desenvolve iniciativas em prol dos agricultores locais.

Turismo rural impulsiona economias locais

Não é de hoje que o turismo interno está em crescimento no Brasil. 

Um país grande como o nosso tem centenas de lugares onde as pessoas podem entrar em contato com a natureza e vivenciar experiências como a colheita de frutas e verduras, ordenha de animais e passeios por trilhas.

O turismo rural é uma importante atividade econômica e cultural, e sua prática tem impulsionado a economia das regiões rurais de norte a sul do país, gerando emprego e renda para as comunidades locais. 

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo em 2022 aponta que as principais motivações para quem faz turismo rural são o contato com a natureza (72%), apreciação do ambiente rural (42%) e conexão com a família (36%). 

Já entre as atividades mais buscadas, o interesse é maior por comida caseira (76%), contemplação da natureza (75%), atividades em família (68%), trilhas (64%), espaços de relaxamento (57%), aprendizado de algo novo (56%) e contato com os animais (51%).

Como você viu, o turismo rural no Brasil cresce a cada ano. 

Se você deseja viajar de ônibus e aproveitar passeios que vão desde fazendas a reservas naturais, pode contar com o 123ônibus! Programe sua viagem e caia na estrada com a gente!

RESPOSTAS123

Não faltam opções para aproveitar o turismo rural no nosso Brasil! A 123milhas recomenda os seguintes destinos: 

  • Rota das Lavandas (PR)
  • Serra da Canastra (MG)
  • Ilhéus (BA)

Sem dúvidas! 123ônibus tem bilhetes disponíveis com saídas das principais cidades brasileiras rumo aos principais destinos do turismo rural no Brasil. Acesse e confira!