Todos

Perdendo o medo de voar: os mitos da aviação

Mitos e lendas. Tudo isso pode atrapalhar a vida das pessoas e construir inverdades a respeito do mundo da aviação. Existem diferentes níveis de ansiedade e dificuldades para entrar em uma aeronave. Para ajudar você a embarcar sem problemas, neste guia vamos derrubar os mitos da aviação.

O receio de voar pode ser leve, causando uma tensão moderada antes e na hora do voo. Mas há casos em que o grau de ansiedade é tão grande que chega a ser diagnosticado como fobia, também conhecido como aerofobia.

Quando o medo toma conta dessa forma, o paciente precisa realizar tratamento especializado para superar o problema, que provoca desde fraqueza e dores no peito até problemas emocionais, como insegurança e pensamentos relacionados à morte.

Chega ao ponto de algumas pessoas terem o sonho de viajar guardado há anos e engavetarem o desejo por causa do medo de viajar de avião. Esse é o comportamento de quem evita, de qualquer maneira, se submeter a um voo.

Existem, ainda, passageiros que apenas embarcam em um voo em casos de extrema necessidade profissional, pois, se pudessem escolher, só viajariam por terra firme.

Os motivos para se ter medo de andar de avião podem ser vários, mas, certamente, muitos deles são alimentados pelos mitos da aviação.

Informações corretas e confiáveis são grandes aliadas para desmistificar os mitos da aviação, levando pessoas a conseguirem mudar de vida, quererem e finalmente conseguirem viajar de avião. Saiba também as dicas para a primeira viagem de avião e tudo o que você precisa para voar tranquilo.

Neste artigo, listamos cinco mitos que envolvem o universo da aviação e, esperamos, assim, derrubar algumas mentiras que impedem pessoas de embarcar em uma aeronave. Vamos a eles:

 

#1 Viajar de avião não é seguro

Estatisticamente falando, uma viagem de avião é muito mais segura que uma viagem de carro ou ônibus. A chance de um acidente com mortes é de 1 em 8 milhões.

Portanto, a frase “viajar de avião não é seguro” é um MITO.

 

#2 Raios podem derrubar aviões

Aviões podem ser atingidos por raios sem correr riscos de cair. Sabe-se que isso acontece pelo menos uma vez por ano ou uma vez em cada mil horas de voo, sem que ocorra um acidente.

O máximo que pode acontecer é a visibilidade ser afetada, mas o piloto certamente está preparado para essa eventualidade.

Portanto, a frase “raios podem derrubar aviões” é um MITO.

 

#3 Portas de emergência podem ser abertas em pleno voo

Muitas pessoas têm receio de que algum passageiro (desequilibrado) possa abrir a porta de emergência do avião em pleno voo. Mas não há com o que se preocupar!

A abertura das portas da aeronave só acontece quando a pressão exterior e interior é a mesma. A pressão de dentro do avião é muito maior que a exterior, pois a cabine é pressurizada para evitar que os passageiros fiquem sem ar, visto que em altas altitudes o ar é rarefeito.

Portanto, a história de que “portas de emergência podem ser abertas em pleno voo” é um MITO.

 

#4 Turbulências são sinal de perigo

Turbulência é uma consequência natural dos voos de avião. Pense nela como os solavancos que qualquer carro pode enfrentar ao percorrer uma estrada. E os aviões são projetados para lidar com esse tipo de fenômeno.

Portanto, a ideia de que “turbulências são sinal de perigo” é um MITO.

 

#5 Pode faltar oxigênio nas máscaras de emergência

As máscaras que podem cair sobre as cabeças dos passageiros em caso de despressurização da aeronave possuem capacidade suficiente para suprir até 15 minutos de oxigênio para toda a tripulação. Esse é o tempo suficiente para o piloto tomar uma atitude para a aeronave atingir uma altitude respirável.

Portanto, se ouvir alguém dizer que “pode faltar oxigênio nas máscaras de emergência”, é apenas mais um MITO.

Agora que você já sabe que viajar de avião é seguro, esperamos que essas explicações tenham esclarecido medos sobre viagens de avião. A partir da leitura deste artigo, muitas pessoas podem lidar melhor com uma das grandes conquistas modernas da humanidade que é a aviação. Portanto, compartilhe essas informações com mais pessoas.

E em sua próxima – ou primeira viagem de avião – encontre seu voo aqui com a 123milhas!