Dicas para o viajante

Descubra cinco mitos da aviação e perca o medo de voar

24 de setembro de 2022

Será que viajar de avião é seguro? Os raios podem derrubar aviões? Essas e outras questões podem surgir antes de embarcar em um voo, principalmente quando se trata da primeira viagem de avião. Venha desvendar com a gente cinco mitos da aviação e perder o medo de voar.

Você vai ler sobre

Mitos da aviação

Os motivos para se ter medo de avião podem ser vários, mas, certamente, muitos deles são alimentados por alguns mitos da aviação que caem na boca do povo e são espalhados por aí. 

Informações corretas são grandes aliadas na desmitificação desse assunto, por isso, preparamos um material em que você vai encontrar motivos para não ter medo de avião

Neste conteúdo, o Conexão123 lista cinco mitos que envolvem o universo da aviação, com o intuito de derrubar algumas mentiras que impedem pessoas de embarcar em uma aeronave e curtir uma experiência incrível. 

Mito 1: Viajar de avião não é seguro

Estatisticamente falando, uma viagem de avião é muito mais segura do que percorrer o trajeto de carro ou ônibus. A chance de um acidente fatal é estatisticamente muito baixa, cerca de 1 em 8 milhões. 

A ideia de que viajar de avião não é seguro constitui um mito, considerando que, além de o avião ser um dos transportes com menor taxa de acidentes, medidas rigorosas de segurança são tomadas antes mesmo de a aeronave decolar, como, por exemplo, os protocolos de raio-x de bagagem e a checagem periódica de pneus, motor, óleo lubrificante, freios, fuselagem, asas, turbinas, entre outros itens essenciais para o perfeito funcionamento da aeronave.

Descubra cinco mitos da aviação e perca o medo de voar | Inspeção do Avião | Conexão123

Viajar de avião é uma das formas de transporte mais seguras por conta das inspeções periódicas

Mito 2: Raios podem derrubar aviões

Aviões podem ser atingidos por raios sem correr riscos de cair. Sabe-se que isso acontece pelo menos uma vez por ano ou uma vez em cada mil horas de voo sem que ocorra um acidente.

O máximo que pode acontecer é a visibilidade ser afetada, mas o piloto está certamente preparado para essa eventualidade. Não tenha medo de voar, pois as aeronaves são dispositivos projetados para aguentar tempos extremos. 

Sendo assim, quando ouvir que os raios podem derrubar aviões, saiba que é só mais um dos mitos da aviação.

Mito 3: Portas de emergência podem ser abertas em pleno voo

Muitas pessoas têm receio de que algum passageiro possa abrir a porta de emergência do avião em pleno voo. Mas não há com o que se preocupar!

A abertura das portas da aeronave só acontece quando a pressão exterior e interior é a mesma. A pressão de dentro do avião é muito maior que a exterior, pois a cabine é pressurizada para evitar que os passageiros fiquem sem oxigênio, visto que em altas altitudes o ar é rarefeito.

Portanto, a história de que “portas de emergência podem ser abertas em pleno voo” é só mais um dos mitos da aviação.

Descubra cinco mitos da aviação e perca o medo de voar | Portas de Emergência | Conexão123

As portas de emergência não podem ser abertas quando o avião está nas alturas

Fique tranquilo durante o voo e confira filmes para assistir no avião e ajudar a relaxar!

Mito 4: Turbulências são sinal de perigo

Turbulência é uma consequência natural dos voos de avião. Pense nela como os solavancos que qualquer carro pode enfrentar ao percorrer uma estrada. E os aviões são projetados para lidar com esse tipo de fenômeno.

Veja dicas de como utilizar o seu celular no avião e recomendações de um uso seguro durante o voo!

Mito 5: Pode faltar oxigênio nas máscaras de emergência

As máscaras que podem cair sobre as cabeças dos passageiros em caso de despressurização da aeronave possuem capacidade suficiente para suprir até 15 minutos de oxigênio para toda a tripulação. Esse é o tempo suficiente para o piloto tomar uma atitude para a aeronave atingir uma altitude respirável.

Se ouvir alguém dizer que “pode faltar oxigênio nas máscaras de emergência”, saiba de pronto que é apenas mais um dos mitos da aviação.

Agora que você já sabe que viajar de avião é seguro, esperamos que essas explicações tenham esclarecido sobre viagens de avião. E não se esqueça que você encontra os melhores preços para hotéis, pacotes de viagem, passagens e aluguel de carros com a 123milhas. Partiu?!