Dicas para o viajante

Dia do Motorista: saiba tudo que precisa ter à mão para viajar com segurança

24 de julho de 2023

No Dia do Motorista queremos enfatizar a importância de conduzir com segurança.

Inclusive, você sabia que é possível se preparar de modo prático para as suas viagens de carro? Neste artigo do Conexão123, reunimos dicas bem bacanas para tornar suas viagens de carro pelo Brasil mais tranquilas.

Aproveite para aprender um pouco mais e conferir os itens essenciais que todo motorista deve ter à mão para aproveitar a estrada com segurança, conforto e praticidade.

Conheça com o Conexão123

Oito itens essenciais para viajar de carro sem preocupações

Viajar de carro proporciona uma sensação de liberdade, mas não é por isso que você vai deixar de lado a segurança. 

Para garantir uma viagem tranquila, é importante se preparar adequadamente e ter à mão alguns itens essenciais.

Dia do Motorista: Oito itens essenciais para uma viagem de carro | Mulher fazendo um sinal de positivo enquanto guia o seu carro | Conexão123

Alguns itens são essenciais para uma boa viagem de carro. Que tal se atualizar nesse Dia do Motorista?

Como um verdadeiro especialista, se prepare para enfrentar qualquer desafio ao longo do percurso. Desde documentos até itens de segurança e emergência, estar bem preparado é a chave para uma jornada tranquila.

Neste artigo, compartilhamos dicas valiosas para tornar sua viagem de carro uma experiência inesquecível. 

Acompanhe nossas recomendações e aproveite o Dia do Motorista.

1. Documentação 

Não se esqueça de ter a documentação do veículo atualizada, como o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), o comprovante do seguro obrigatório (DPVAT) e a carteira de habilitação (CNH).

Além dos documentos do veículo, é necessário o documento de identidade de todos os viajantes.

2. Kit de primeiros socorros

Antes de cair na estrada, é preciso se atentar aos imprevistos que podem ocorrer durante o passeio.

É fundamental ter um kit de primeiros socorros completo e atualizado no carro, contendo itens como curativos, bandagens, antissépticos, analgésicos e outros medicamentos básicos.

3. Ferramentas básicas 

Não é difícil nos depararmos com alguma falha mecânica, furo de pneu ou até mesmo um aquecimento excessivo do veículo — que pode gerar atraso na viagem.

Então, é indicado que o motorista leve consigo um conjunto básico de ferramentas, como chaves de fenda, alicate, chave de roda e macaco hidráulico. Essas ferramentas podem ser úteis em caso de imprevistos com o veículo.

4. Itens de higiene

Um suco pode cair na roupa ou um bebê precisar trocar a fralda durante o percurso, não é mesmo? 

Por isso leve sacolas plásticas para lixo, ou caso alguém se sinta mal, analgésicos e outros remédios, papel higiênico, escova e pasta de dentes e desodorante.

5. Itens para a segurança

Mantenha os itens de segurança sempre à mão. Imagine ter um acidente no meio de sua viagem e não ter um item de segurança, como triângulo de sinalização, colete refletivo e extintor de incêndio?

Esses itens são obrigatórios e podem ser solicitados em blitz ou em casos de emergência.

Dia do Motorista: Oito itens essenciais para uma viagem de carro | Triangulo acionado por acidente de veículo | Conexão123

O Conexão123 preparou esse conteúdo para você viajar de carro numa boa e sem preocupações

6. GPS e mapas

Uma fase fundamental da preparação de uma viagem de carro é ter um roteiro de viagem definido. 

Além de definir a rota com bastante antecedência, é recomendado levar um mapa físico ou o mapa baixado no celular, pois, apesar dos avanços tecnológicos, muitas áreas remotas ficam sem conexão com a internet.

7. Itens de alimentação e hidratação

Recomendamos aos motoristas que também reservem espaço no porta-luvas para os lanchinhos e petiscos. Quem tiver cooler consegue manter algumas garrafas de água geladinha. É importante fazer lanches leves para garantir a energia durante a viagem, principalmente em trajetos mais longos.

8. Dinheiro e cartão de crédito

Como já citamos anteriormente, uma viagem de carro pode ter alguns percalços. Por isso, ter dinheiro em espécie e cartões de crédito ou débito disponíveis se faz muito necessário. Seja para pagamento de pedágios, estacionamentos ou despesas emergenciais.

Conte com a 123milhas na sua viagem de carro

No Dia do Motorista queremos salientar alguns itens que fazem a diferença de maneira positiva em qualquer viagem, mas o motorista também precisa prestar atenção em seu comportamento.

Trechos muito longos são cansativos, caso tenha mais de uma pessoa no carro que dirija, é recomendável revezar ao volante. Dirigir por muitas horas pode atrapalhar o passeio. 

Caso só tenha uma pessoa habilitada, o ideal é que se faça paradas para lanches ou, se for preciso, pernoitar em um hotel.

Ao estacionar em uma das paradas de estradas, atente-se a questões importantes, como segurança, faixa de preços, para não sair do planejamento financeiro, serviços oferecidos, etc.

Seguindo essa lista de itens essenciais, você estará preparado para enfrentar qualquer imprevisto durante sua viagem de carro. Lembre-se sempre de respeitar as leis de trânsito, dirigir com responsabilidade e desfrutar de momentos incríveis ao volante

E aí, gostou das nossas dicas para aproveitar o Dia do Motorista e cair na estrada para viajar de carro? Na hora de escolher seu próximo destino, você pode contar com a 123milhas para garantir uma boa hospedagem, alugar um carro ou até mesmo um pacote de viagem bem bacana. Boa viagem!

RESPOSTAS123

O Dia do Motorista é comemorado no dia 25 de julho.

Existem diversas dicas disponíveis para realizar uma viagem de carro segura. Acesse e confira!