Dicas para o viajante

Dicas para uma viagem de carro segura

5 de maio de 2023

Com um calendário cheio de feriados, muitas pessoas se preparam para viajar, e o aluguel de carros se torna uma alternativa vantajosa para garantir praticidade e conforto. 

O Conexão123 traz dicas de como fazer uma viagem de carro segura e aproveitar os dias de descanso do ano.

Conheça com o Conexão123

Como funciona o aluguel de carros em viagens

Quem procura por segurança na estrada, pode apostar no aluguel de carros. A modalidade é muito vantajosa, já que o veículo é entregue com manutenção e revisão em dia. Além disso, permite mais autonomia e flexibilidade no passeio. Mas antes de qualquer coisa, é preciso entender como funciona o aluguel de carros em viagens. 

Como funciona o aluguel de carros em viagens | Homem assinando aluguel de carro | Conexão123

Na 123milhas e na maioria das empresas, quem faz a reserva (o locatário) precisa, necessariamente, ser o condutor do veículo

Ao realizar o aluguel de carros para uma viagem, é fundamental prestar atenção em diversos fatores para garantir um processo de contratação bem-sucedido. É necessário levar em conta o tipo de veículo que melhor se adapta às características do passeio, além das condições e custos envolvidos, antes de partir para a tão esperada road trip.

Antes de tudo, é preciso saber que existem alguns requisitos básicos para se tornar locatário e condutor do veículo, como ter mais de 18 anos e possuir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e emitida há, pelo menos, dois anos.

Além disso, pode ser necessário apresentar CPF e um cartão de crédito para aprovação da locação e caução. Este cartão de crédito não pode ser virtual e deve ser em nome do titular da reserva. Até porque somente o titular da reserva poderá retirar e devolver o carro. 

Ao fazer a reserva, o cliente pode selecionar o número de diárias, as datas desejadas, horários de retirada e entrega, além dos locais em que o veículo será buscado e devolvido, que podem ser diferentes entre si. Dessa forma, é possível alugar um carro no Rio de Janeiro e devolvê-lo em São Paulo, por exemplo.

Agora que você já entende o processo, confira a seguir algumas dicas para uma viagem de carro segura. 

Manutenção do veículo em dia 

Todos os motoristas têm a obrigação de cuidar para que o automóvel apresente o melhor desempenho possível, o que reflete diretamente na segurança de todos no trânsito e no respeito à vida.

A prática da manutenção do veículo é essencial para a segurança do condutor e dos passageiros.

Entretanto, precisamos ressaltar que essa é uma das vantagens de alugar um carro, já que o veículo é entregue com a manutenção em dia! 

Checar as luzes do veículo 

Uma das preocupações a menos que um carro alugado proporciona aos locatários é em relação à manutenção do automóvel, que é de responsabilidade da locadora. Porém, lembre-se de conferir esses detalhes na hora da vistoria, junto ao fiscal da empresa, para evitar problemas na estrada.

Para garantir a segurança, conecte a ignição do veículo e ative os faróis. Em seguida, saia do carro e verifique se todas as luzes estão operando corretamente, incluindo as luzes de posição, de neblina dianteiras, além das luzes traseiras, de seta, de freio e de ré. 

Certifique-se de que todas as funções luminosas estão em ordem antes de prosseguir. Caso encontre algum erro, solicite a troca do aluguel de carro. 

Confira também alguns erros que comprometem uma viagem com carro alugado.

Planeje o seu trajeto antes de sair 

Organização e planejamento são aspectos cruciais quando se trata de viagens. É fundamental que o motorista tenha o máximo de informações possíveis sobre o trajeto, para que possa chegar ao destino com segurança e tranquilidade.

É recomendável que o condutor esteja sempre atento ao mapa e às potenciais rotas que possam ser utilizadas, sendo aconselhável ter mais de uma opção para evitar contratempos inesperados. 

O uso de aplicativos de localização com pontos de referência, como o Google Maps, pode ser extremamente útil nesse sentido. No entanto, é importante baixar o mapa do destino antes de pegar a estrada, para evitar possíveis interrupções de acesso à internet.

Além disso, é importante estar atento às notícias sobre a rodovia e o trajeto, para evitar trânsito intenso ou condições meteorológicas adversas. Em alguns lugares, as atrações turísticas têm forte apelo sazonal, o que pode afetar significativamente o fluxo de veículos.

Para evitar imprevistos, é aconselhável fazer uma lista de locais de interesse ao longo do trajeto, como postos de gasolina, restaurantes, hospitais e outros pontos que possam ser úteis durante a viagem.

Uma dica importante é levar consigo água e alimentos leves e fáceis de transportar, para evitar possíveis desconfortos causados pela fome em momentos de trânsito intenso. Vai que bate aquela fominha, né? 

Arrume suas bagagens com cuidado 

Você sabe como organizar sua bagagem na viagem de carro

Para uma viagem de carro segura, é importante que as malas estejam bem organizadas. 

Arrume suas bagagens com cuidado | Bagagem no carro | Conexão123

Procure utilizar diversos tamanhos de bagagens, e não somente malas grandes, pois o objetivo é apro­­­veitar todo o espaço do porta-ma­­las

A etapa de arrumar as malas no veículo pode se assemelhar a montar peças de Lego, dependendo da quantidade de pessoas e bagagens a serem transportadas. É fundamental que tanto as pessoas quanto as bagagens sejam acomodadas de forma segura e confortável.

Ao organizar as bagagens no porta-malas, o condutor deve priorizar a acomodação dos objetos maiores e mais rígidos, colocando-os abaixo das outras malas para evitar amassá-las. As malas devem ser posicionadas próximas aos encostos do banco traseiro e centralizadas para garantir a estabilidade do veículo.

As bolsas e mochilas devem ser colocadas por cima das malas maiores, já que são mais fáceis de encaixar. Se possível, opte por malas menores e utilize caixas organizadoras para facilitar o encaixe.

Respeite os limites de velocidade

Cumprir as normas de velocidade definidas nas estradas públicas é um dever de todos os condutores, que devem assegurar a segurança e a ordem no tráfego. A ultrapassagem do limite de velocidade está intimamente ligada aos acidentes que acontecem nas estradas; ademais, a desobediência das regras resulta em infrações e penalidades.

Esse é um dos pontos altos para garantir uma viagem de carro segura! 

Garanta uma distância adequada entre você e o veículo à frente 

Manter uma distância segura entre o seu veículo e o da frente é fundamental para prevenir acidentes. Essa distância permite que o motorista possa frear o veículo a tempo e evitar uma colisão. Portanto, é importante calcular o espaço necessário para a frenagem.

Em geral, a regra é seguir uma relação espaço-tempo de dois segundos para calcular uma distância segura, que varia de acordo com a velocidade do veículo.

Evite realizar ultrapassagens perigosas 

Realizar ultrapassagens coloca tanto o condutor quanto o trânsito em estado de vulnerabilidade, especialmente quando são feitas de forma arriscada. Por conseguinte, ações perigosas dessa natureza podem resultar em perda de controle do veículo pelo motorista, o que pode ocasionar acidentes graves nas rodovias.

Evite fazer esse tipo de manobra, e, se for realizá-la, verifique se a sinalização da via permite sua execução, aguarde o momento certo, sinalize e mantenha uma distância segura do outro veículo. Lembre-se que a paciência é sua maior aliada na estrada!

Curtiu as dicas para uma viagem de carro segura? A 123milhas também oferece ótimas opções de pacotes de viagem e hospedagens! Garanta seu veículo e comece a planejar a sua próxima viagem.

RESPOSTAS123

Documentos atualizados e objetos pessoais, águas e lanches para viagem, medicamentos de uso contínuo.

Com o seu carro de aluguel você poderá controlar o tempo e organizar o seu próprio roteiro para visitar e conhecer tudo o que quiser.