Dicas para o viajante

Cinco erros que comprometem uma viagem com carro alugado

17 de março de 2023

Ao alugar um carro para viajar, é importante estar atento a alguns detalhes que, se não forem bem observados, podem comprometer sua viagem. O carro alugado pode ser uma ótima opção para quem quer passear com mais liberdade e flexibilidade, no entanto, alguns erros podem colocar em risco a sua segurança e a do veículo. 

Por isso, o Conexão123 listou cinco erros que você pode evitar em uma viagem com carro alugado, garantindo um passeio tranquilo e livre de problemas.

Você vai ler sobre

Alugar carros com a 123milhas

A opção de alugar carros para viajar tem se tornado cada vez mais popular entre os viajantes, porque existem diversos benefícios.

Super vale a pena alugar um carro para pegar a estrada! O processo é prático, pode ser feito online, e proporciona muito conforto e segurança durante a viagem, pois o carro alugado já vem assegurado, dentre outras vantagens!

E para facilitar ainda mais a vida do viajante, a 123milhas oferece também o aluguel de carros. Acreditamos que viajar é pra todos, e por isso alugar com a 123carros é fácil, rápido, seguro e bastante acessível.

Cinco erros que comprometem uma viagem com carro alugado | Homem entregando as chaves do carro ao cliente e apertando as mãos | Conexão123

Alugar carro para viajar tem se tornado uma prática cada vez mais popular entre os viajantes

Cinco erros que comprometem uma viagem com carro alugado

Para garantir uma viagem tranquila pelas estradas, é preciso tomar alguns cuidados para evitar certos erros que podem comprometer a segurança e a qualidade do passeio. 

Por isso, o Conexão123 compilou os cinco erros mais comuns que os turistas cometem em uma viagem com um carro alugado e explica como evitá-los. Fique atento e confira:

Não se preparar adequadamente

A viagem de carro pode ser uma experiência incrível, mas é importante lembrar que a segurança está em primeiro lugar. O bem-estar do motorista é um dos fatores primordiais para que a viagem siga segura e tranquila. 

Antes do percurso, é recomendado que o condutor tenha uma boa noite de sono, dormindo entre sete e nove horas. Importe se atentar para o consumo de alimentos, pois o corpo funciona como uma máquina e a alimentação é o combustível que o mantém em movimento. Opte por comidas assadas ou grelhadas, frutas, verduras e legumes. Cuidado com temperos, excesso de sal e açúcar. E tome bastante água.

Programe paradas durante o trajeto a cada duas, no máximo três horas, aproveite para ir ao banheiro e se alimentar. 

Documentos irregulares

Quando você dirige um carro alugado, não precisa se preocupar com a documentação do veículo, mas a sua precisa estar em ordem, tanto para conduzir o automóvel quanto para pegá-lo com a locadora. O locatário do veículo precisa ser, obrigatoriamente, o condutor.

Atente-se ao limite do cartão de crédito, pois há um sistema de “pré-autorização de pagamento” nas reservas, onde um determinado valor é temporariamente retido no cartão como uma precaução para possíveis danos ao veículo. Caso tudo ocorra sem problemas, o valor é estornado ao cliente.

E assim como o documento, o cartão do também precisa estar no nome do condutor do veículo. É uma condição imprescindível para o sucesso do negócio. 

Não verificar a revisão e a manutenção do veículo

Uma das preocupações a menos que um carro alugado proporciona aos locatários é em relação à manutenção do automóvel, que é de responsabilidade da locadora. Porém, lembre-se de conferir esses detalhes na hora da vistoria, junto ao fiscal da empresa, para evitar problemas na estrada.

Um check-list básico para te ajudar:

  • Sistema de freios
  • Nível e última troca do óleo de motor
  • Pneus (inclusive o estepe, que deve estar em boas condições, caso seja necessário na estrada)
  • Faróis e outras luzes de sinalização externa, bem como os limpadores de para-brisa
  • Alinhamento e balanceamento das rodas
  • Bateria
  • Nível da água
  • Última troca do filtro e caso seja um veículo com ar-condicionado, verifique seu funcionamento
  • Itens obrigatórios de porta-malas, como o macaco, o triângulo de sinalização e chave de roda
  • Verifique o sistema elétrico
  • Verifique as correias, os amortecedores, os cabos e as velas

Não estimar os custos da viagem de carro

Calcular o gasto de uma viagem de carro vai muito além do preço do combustível. É preciso considerar alimentação, hospedagem, estacionamento e, claro, os pedágios. 

Lembre-se de ter uma quantia extra para lidar com possíveis situações inesperadas e leve dinheiro em espécie, pois pode ser necessário.

Não planejar o roteiro

É importante ter o itinerário estruturado, verificar as melhores rotas, possíveis desvios, pontos para paradas e horários de funcionamento dos locais. Verifique também a previsão do tempo.

Além disso, deve-se ter um plano B em caso de imprevistos. Dessa forma, a viagem de carro será mais tranquila e proveitosa.

Cinco erros que comprometem uma viagem com carro alugado | Mulher usando o celular com o aplicativo de navegação GPS na tela enquanto está sentada no carro | Conexão123

É importante planejar o roteiro com antecedência, com as melhores rotas verificadas, possíveis desvios e pontos para paradas

Agora que você já sabe os cinco erros que comprometem uma viagem com carro alugado, aproveite ao máximo seu passeio contando com a 123milhas, basta acessar o site e clicar na opção “Carros”, no menu horizontal superior. Ou se preferir, clique neste link.