Lugares para comer

Conheça os melhores destinos para provar comidas típicas de festa junina

2 de junho de 2023

Para muita gente a melhor parte da festa junina é se deliciar com as comidas típicas. Cada região do Brasil tem um prato especial, e alguns são amados em todo o país. Quer saber os melhores destinos para provar as comidas típicas de festa junina? O  Conexão123 vai mostrar. 

Conheça com o Conexão123

Comidas típicas de festa junina

As festas juninas são um dos eventos mais esperados do ano, especialmente por quem adora as comidas dessa época. São pratos deliciosos e tradicionais que fazem parte da cultura brasileira e são preparados com muito carinho. Os quitutes variam de região para região, apresentando sabores específicos de cada lugar. 

Comidas típicas de festa junina | Canjica | Conexão123

Os pratos com milho, como a canjica, são os mais tradicionais das festas juninas

Entre as comidas típicas preferenciais — queridas em todo o território nacional — estão:

  • Pipoca: um clássico que não pode faltar! Pode ser salgada ou adoçada e colorida. 
  • Canjica: preparada com grãos de milho branco, leite, açúcar, canela e cravo, a canjica é uma sobremesa cremosa. O nome pode variar, em alguns estados é conhecida como o mungunzá.
  • Maçã do amor: uma verdadeira tentação açucarada! A maçã é mergulhada em uma calda que endurece formando uma casquinha. Uma explosão de doçura que é um verdadeiro símbolo das festas juninas.
  • Pé de moleque: uma combinação perfeita de crocância e sabor! O doce é preparado com amendoim torrado e caramelo.  
  • Curau: uma espécie de pudim, mas preparado com milho ralado, leite, açúcar e canela.  
  • Pamonha: com massa de milho-verde e leite, a iguaria é envolvida em palhas do próprio milho e depois cozida. Pode ser doce, salgada e recheada com queijo.
  • Paçoca: um doce que não pode faltar. A paçoca é preparada com amendoim e açúcar e pode ganhar outros ingredientes, dependendo da região.

Comidas típicas de festa junina pelo Brasil

Cada região se especializou em um preparo, adicionando às delícias juninas ingredientes típicos ou formas específicas de produção. 

Região Nordeste:

  • Bolo de milho: feito com milho-verde, açúcar, leite de coco e queijo coalho, esse bolo é um quitute irresistível que representa a cultura nordestina.
  • Mungunzá: doce cremoso feito com grãos de milho branco, leite condensado, canela, cravo e leite de coco.
  • Cuscuz: um prato versátil, feito com farinha de milho e água, cozido no vapor. Pode ser servido salgado, com manteiga e carne-seca desfiada, ou doce, com leite condensado e coco ralado.

Nas festas juninas do Nordeste também são servidos arroz de cuxá, torta de camarão, mingau de milho e o tradicional bolo de macaxeira, também conhecida como aipim ou mandioca.

Região Sudeste:

  • Quentão: uma bebida quente à base de cachaça, gengibre, cravo, canela e açúcar. O quentão é perfeito para aquecer as noites frias de junho.
  • Cachorro-quente: embora não seja uma comida típica exclusiva da região, o cachorro-quente é presença marcante nas festas juninas do Sudeste, com a variedade de ingredientes para acompanhar. Em São Paulo, até ervilhas e purê de batata complementam o sanduíche.

Região Sul:

  • Pinhão: é a semente da araucária. Cozido e servido com sal, é uma comida tradicional das festas juninas na região.
  • Quentão de vinho ou vinho quente: diferente do quentão tradicional, o quentão de vinho é elaborado com vinho tinto, especiarias e açúcar, resultando em uma bebida quente e aromática.
  • Cuca: variação do bolo caseiro, coberto com uma farofa doce e crocante. A cuca é muito popular nas festas juninas do Sul, com coberturas variadas, como banana, maçã e uva.

Centro-Oeste:

  • Arroz de carreteiro: um prato tradicional, preparado com arroz, carne-seca desfiada, cebola, alho e temperos.  
  • Empadão goiano: uma empada com recheio bem generoso. Feita com massa de farinha de trigo, frango, linguiça, queijo, palmito e temperos.  

Norte:

  • Tacacá: uma das estrelas da culinária junina na região Norte, especialmente no estado do Pará. É uma sopa quente com tucupi (caldo extraído da mandioca-brava), camarão, jambu (erva típica da região) e goma de tapioca. O resultado é um prato exótico, saboroso e com um toque picante.
  • Maniçoba: iguaria muito apreciada na região amazônica. É preparada com as folhas da mandioca-brava que passam por um longo processo de cozimento para eliminar o ácido cianídrico presente nelas. Após cozidas, as folhas são refogadas com carne e temperos, resultando em um prato rico em sabores e texturas.

Agora que você conhece algumas comidas típicas de festa junina em cada região do Brasil, que tal escolher seu próximo destino para provar essas delícias? A 123milhas tem pacotes de viagem para as cidades que promovem tradicionais festas de São João, onde você vai provar todas essas maravilhas da culinária junina.

Comidas típicas em Campina Grande (PB)

Campina Grande é conhecida como a capital do São João e oferece uma variedade de pratos típicos, como canjica, pamonha, bolo de milho, pé de moleque, cuscuz. O lugar ideal para comer comidas típicas de festa junina são as barraquinhas do Parque do Povo, onde é realizada o arraial da cidade, durante todo o mês de junho. E o melhor: a entrada é gratuita.

Para chegar em Campina Grande, você pode optar pelo ônibus. Há passagens saindo de João Pessoa, a capital da Paraíba, custando a partir de R$ 36,94. A viagem tem duração média de 1h30.

O terminal rodoviário de Campina Grande fica a apenas 3 km do Parque do Povo, onde ocorrem as apresentações do São João de Campina Grande. Portanto, é possível desembarcar na rodoviária e ir direto para a festa. 

Comidas típicas em São Luís (MA) 

Entre os pratos mais populares de São Luís, a capital do Maranhão, estão o arroz de cuxá, o bolo de macaxeira, a paçoca de carne-seca e a canjica.  

Uma das comidas típicas de festa junina mais amadas pelos maranhenses e que atrai o paladar de quem passa pelo estado é o famoso arroz de cuxá. Preparado com vinagreira (uma planta típica da região), diferentes especiarias, farinha de mandioca e camarão, o prato tem a presença garantida nas barraquinhas dos arraiais.

Comidas típicas de festa junina | Arroz de cuxá | Conexão123

O arroz de cuxá é um dos pratos típicos mais pedidos do São João de Maranhão

O bolo de macaxeira (aipim ou mandioca) é um dos patrimônios da temporada junina. A macaxeira tem um sabor inconfundível e pode ser usada como ingrediente em vários pratos. No Maranhão, esse bolo é uma das comidas típicas mais fáceis de se encontrar nas festividades da época.

Outro prato tradicional do São João é a torta de camarão, comida tipicamente maranhense. O camarão seco dá um toque especial à receita, que, apesar de ser mais comumente encontrada do período junino, permanece na gastronomia regional durante todo o ano.

Para conhecer o São João de Maranhão você pode adquirir passagens aéreas para São Luís pela 123milhas, com excelentes preços. Os festejos juninos acontecem em diversos pontos espalhados pela cidade

Comidas típicas em São Paulo (SP)

As festas juninas são um verdadeiro festival de sabores e tradições. E em São Paulo, a maior cidade do Brasil, não poderia ser diferente. Com uma diversidade cultural impressionante, a capital paulista abraça as comemorações e oferece uma variedade de pratos típicos, que encantam os paladares de moradores e turistas.  

Nas festas de São Paulo, além dos tradicionais quitutes à base de milho, uma tradição é o cachorro-quente com muitos acompanhamentos. As bebidas mais pedidas nas celebrações juninas paulistanas são o quentão e o vinho quente.

Algumas festas na cidade são muito populares, como as que acontecem no Centro de Tradições Nordestinas (CTN), no Memorial da América Latina e no Clube da Portuguesa de Desportos, no Estádio do Canindé. Também há dezenas de quermesses realizadas pelas igrejas católicas espalhadas pela cidade. Em todos esses locais, há dezenas de barraquinhas para experimentar as comidas típicas de festa junina.

Comidas típicas de festa junina | Bolo de mandioca | Conexão123

O bolo de mandioca está presente nas festas juninas

Com a 123milhas você pode adquirir voos para São Paulo sempre com os menores preços. E se você quiser aproveitar para garantir a hospedagem na cidade, há pacotes para São Paulo

Comidas típicas em Curitiba (PR)

Se está em busca de uma festa junina repleta de tradição, animação e sabores irresistíveis, Curitiba é o destino perfeito para você. A festa junina em Curitiba é marcada pela mistura de tradições europeias, indígenas e sulistas.

Durante todo o mês de junho, os bairros curitibanos se enchem de alegria, com as praças e ruas ganhando vida com tendas, bandeirinhas e fogueiras, criando-se um ambiente acolhedor e festivo. Uma das características marcantes da festa junina no Paraná é a valorização das danças, principalmente com os grupos de fandango e quadrilha.  

A gastronomia também é um dos pontos altos. Você não pode deixar de experimentar delícias como o pinhão cozido, a canjica, a pamonha, o quentão e o churrasco. Em Curitiba, o bairro de Santa Felicidade é o principal local em que acontecem as festas. 

Para curtir as comemorações paranaenses, você pode adquirir passagens aéreas para Curitiba com a 123milhas.

Pois é, chegou a época mais saborosa do ano, com as festas juninas acontecendo em todo o país. Coloque sua roupa para a ocasião e embarque para provar as comidas típicas com as promoções da 123milhas.

RESPOSTAS123

As comidas típicas da festa junina são cuscuz, pamonha, canjica, curau, bolo de milho, paçoca, canjica e cachorro-quente.

Em um arraial, além das comidas típicas como bolo de milho, canjica, maçã do amor, milho cozido, pamonha e pé de moleque, são servidas também bebidas quentes, como o quentão e o vinho quente.

É tradição tomar quentão nas festas juninas em São Paulo. Além das maiores festas, organizadas em clubes, há dezenas de quermesses espalhadas pelas paróquias da cidade.