Lugares para conhecer

Descubra as melhores atrações temáticas na Serra Catarinense com o Prime Gourmet

4 de julho de 2023

A Serra Catarinense é um dos pontos turísticos brasileiros mais sensacionais: o destino mistura paisagens naturais belíssimas com a influência da cultura europeia de italianos e alemães. 

Nas cidades da região, você vai experimentar uma variedade de atrações, desde cervejas artesanais a trilhas ecológicas em passeios encantadores para viver a experiência da cultura de Santa Catarina

E com o Prime Gourmet, você pode desfrutar experiências gastronômicas únicas e ainda economizar enquanto se diverte! Saiba mais com o Conexão123.

Conheça com o Conexão123

Atrações da Serra Catarinense

A Serra Catarinense é um verdadeiro tesouro no sul do Brasil. Com uma rica herança europeia, especialmente alemã e italiana, a região oferece uma variedade de atrações que vão desde museus temáticos a festivais de comida e bebida, passando por trilhas com paisagens incríveis. 

A cultura catarinense é marcada pela influência de diferentes imigrantes que se estabeleceram na região ao longo dos anos. Essa diversidade cultural pode ser apreciada nas festas folclóricas, na culinária típica e nas tradições, que são preservadas com orgulho.

A gastronomia é um dos pontos altos da cultura catarinense. Em Blumenau, por exemplo, é possível desfrutar da culinária alemã, com pratos como o eisbein (joelho de porco), salsichas, chucrute e strudels. A cidade é famosa por sediar a Oktoberfest, uma festa tradicional que celebra a cultura alemã com música, danças típicas e muita cerveja artesanal.

Já em Pomerode, conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, os visitantes podem explorar a rica herança germânica. O município preserva até hoje a arquitetura típica, com casas de enxaimel (técnica de construção em que as paredes são montadas com vigas de madeira) e jardins impecáveis. 

Outras cidades da Serra Catarinense também apresentam peculiaridades culturais e geográficas fascinantes. Entre elas, podemos destacar Urupema, um dos destinos mais procurados para ver neve no Brasil.

Curtir os passeios na Serra Catarinense pode ser ainda mais acessível. Com a 123milhas você adquire um voo para o Aeroporto de Navegantes, que fica a 55 km de Blumenau. Para chegar em Urupema, a dica é voar até o aeroporto do Planalto Serrano, que fica a cerca de 1 hora da cidade da Serra Catarinense.

Agora, vamos conhecer algumas das melhores experiências de atrações temáticas na Serra Catarinense

O Conexão123 preparou um guia de passeios que estão com descontos especiais no Prime Gourmet. Ao ingresso para uma atração, os participantes do clube ganham outro de igual ou menor valor! 

Utilize o cupom 123MILHAS para obter 5% de desconto na assinatura e saiba mais sobre a parceria.

Museu da Cerveja (Blumenau)

Para os amantes da boa cerveja, o Museu da Cerveja, localizado em Blumenau, é uma parada imperdível. O museu conta a história da cerveja na cidade e no Brasil, exibindo uma coleção de objetos históricos, como antigos barris de madeira, garrafas e rótulos. 

Além disso, oferece uma visão detalhada do processo de fabricação da bebida, desde a escolha dos ingredientes até o produto final.

Curta atrações temáticas na Serra Catarinense com descontos | Cerveja | Conexão123

No Museu da Cerveja você pode experimentar cerveja artesanal de Blumenau

Fundada por imigrantes alemães, Blumenau tem uma forte tradição cervejeira. No museu, os visitantes podem até degustar algumas das melhores cervejas artesanais da região. 

E com o Prime Gourmet, na compra de um ingresso adulto, você ganha outro! 

Endereço: rua XV de Novembro, 160, no centro de Blumenau. 

Parque Vila Germânica (Blumenau)

Outra atração em Blumenau que destaca a cultura alemã é o Parque Vila Germânica, uma réplica de uma vila alemã tradicional, com suas casas de enxaimel e ruas de paralelepípedos. 

Curta atrações temáticas na Serra Catarinense com descontos | Vila Germânica | Conexão123

A Vila Germânica, em Blumenau, tem restaurante com cozinha típica

Localizado no coração da cidade, esse complexo abriga eventos e festivais ao longo do ano, com destaque para a Oktoberfest. Durante essa festa tradicional, o parque se transforma em um verdadeiro centro de celebração, com músicas típicas, danças folclóricas, comidas deliciosas e, é claro, cervejas artesanais. 

Aliás, a Oktoberfest de Blumenau é considerada a maior festa alemã das Américas, atraindo visitantes de diversas partes do mundo.

Além disso, o parque conta com restaurantes,  como Vila Germânica, e lojas que oferecem produtos típicos, entre eles os de inspiração na culinária alemã: salsichões, einsbein (joelho de porco assado) e marreco assado. 

Com o Prime Gourmet, você adquire um prato individual à la carte no Restaurante Vila Germânica e ganha outro prato individual de igual ou menor valor. 

Endereço do restaurante Vila Germânica: rua Alberto Stein, 199, Blumenau.

Vila Encantada (Pomerode)

Em Pomerode, a Vila Encantada é uma atração que alegra crianças e adultos. Trata-se de um parque temático com diversas esculturas de animais em tamanho real, permitindo que os visitantes se sintam em contato direto com a natureza. 

Além disso, o complexo oferece atividades interativas, como trilhas educativas e espaços lúdicos, proporcionando diversão e aprendizado ao mesmo tempo. É uma excelente opção para quem deseja conhecer mais sobre a fauna local e aproveitar momentos de descontração em família.

O parque temático oferece uma viagem no tempo, com réplicas de dinossauros, piratas e animais da fauna brasileira. É uma excelente opção para ir com a família!

Curta atrações temáticas na Serra Catarinense com descontos | Vila Encantada | Conexão123

Na Vila Encantada, em Pomerode, as crianças podem brincar no Parque dos Dinossauros

Com o aplicativo Prime Gourmet, na compra de um ingresso adulto, você ganha outro ingresso adulto.

Endereço: Rua Hermann Weege, 204, Pomerode.

Flow Wake Park (Gaspar)

Para os amantes de esportes aquáticos, o Flow Wake Park em Gaspar, localizado entre Blumenau e Itajaí, é uma opção imperdível. A cidade é banhada pelo Rio Itajaí-Açu, que oferece belas paisagens e oportunidades para atividades aquáticas, como passeios e prática de esportes náuticos. 

Curta atrações temáticas na Serra Catarinense com descontos | Cidade de Gaspar | Conexão123

Na cidade de Gaspar, você pode praticar esportes aquáticos

O Flow Wake Park oferece a oportunidade de praticar wakeboard, um esporte que combina elementos do surf e do snowboard

O parque oferece aulas de wakeboard, wakeskate e wakesurf, permitindo que os visitantes se divirtam em um lago especialmente projetado para a prática desses esportes. Com instrutores qualificados, é o lugar perfeito para iniciantes e profissionais.

Usando o aplicativo Prime Gourmet, ao contratar 15 minutos de wakeboard você ganha mais 15 minutos!

Endereço: rua Dr. Abelardo Viana, 1401, Gaspar.

Trilhas em Urupema

Urupema é um paraíso para os amantes da natureza e das baixas temperaturas. Localizada na região da Serra Catarinense, a cidade atrai visitantes em busca de tranquilidade, natureza exuberante e o frio característico da Serra, que é uma de suas principais atrações. 

Curta atrações temáticas na Serra Catarinense com descontos | Geada na Serra Catarinense | Conexão123

Uma das maiores atrações de Urupema é ver a neve nos campos

A cidade é marcada por paisagens deslumbrantes, com colinas cobertas por vegetação exuberante. Urupema oferece outras atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta e cavalgadas. Durante o inverno, a cidade se transforma em um cenário de conto de fadas, com temperaturas que podem chegar a valores negativos e até mesmo à ocorrência de neve, criando uma atmosfera mágica. 

Mas as trilhas são um encanto à parte em Urupema e permitem que os visitantes mais aventureiros possam explorar a beleza natural da região.

As opções são diversas, desde trilhas curtas e acessíveis até caminhadas mais desafiadoras que levam a mirantes com vistas panorâmicas de tirar o fôlego. Cachoeiras, mirantes e outros pontos de interesse natural são algumas das paisagens que você verá por lá. 

Uma das trilhas mais populares é a do Morro das Torres, que oferece uma vista panorâmica da região. Já a Trilha do Mirante permite contemplar a beleza do vale e das montanhas da região. 

Para os amantes de aventura, Urupema oferece também atividades como rapel e canionismo, proporcionando uma experiência emocionante em meio à natureza.

Ao usar o aplicativo Prime Gourmet você pode contratar um passeio guiado com a agência Monteiro Experiências, especializada em trilhas e turismo rural em Urupema. Na compra de um passeio guiado, você ganha outro de igual ou menor valor. 

Endereço da agência Monteiro Experiências: rua Evaristo Pereira, 432, Urupema.

Curtiu nossas dicas de passeios temáticos na Serra Catarinense? Conte com a 123milhas para pesquisar passagens aéreas, alugar um carro para ir dos aeroportos de Navegantes ou do Planalto Serrano até as atrações e reservar hotéis na Serra de Santa Catarina.

RESPOSTAS123

Durante o dia, em Blumenau, você pode visitar o Museu da Cerveja e almoçar na Vila Germânica.

Em Santa Catarina, além das praias, você pode conhecer as belezas das cidades da Serra Catarinense e do Vale do Itajaí, como Blumenau, Pomerode e Urupema.

Em Blumenau e nos arredores você pode fazer:

  • visitar a Vila Germânica
  • conhecer Pomerode
  • visitar a cidade de Gaspar