Lugares para conhecer

Melhores lugares para acampar indo de ônibus

9 de maio de 2023

Acampar pode ser uma ótima opção para você que já é um apaixonado por essa atividade e está planejando uma viagem para aproveitar ainda mais a natureza. Há muitas opções de lugares para acampar indo de ônibus no Brasil. 

O Conexão123 preparou este guia de cidades para acampar que podem ser facilmente acessadas de ônibus, contribuindo para uma viagem ainda mais barata. Separe seu colchão, sua barraca e partiu!

Conheça com o Conexão123

Dicas para acampar no Brasil

Se você é um amante da natureza e gosta de explorar novos lugares ao ar livre, acampar pode ser uma atividade perfeita para você. O Brasil é um país rico em belezas naturais e possui uma grande variedade de lugares para acampar.

Para ser considerado um bom destino para acampar, um lugar precisa oferecer algumas características importantes, como segurança, infraestrutura adequada, boa localização e, claro, uma paisagem exuberante para admirar durante a estadia.

Confira algumas dicas essenciais para um acampamento bem-sucedido: 

  • Escolha o local adequado: Certifique-se de escolher um local seguro, com uma área adequada para acampar e que permita fogueiras, se você pretende cozinhar com fogo. O terreno ideal deve ser plano e seco, evitando topos de morros, já que os ventos nesses lugares costumam ser extremamente fortes.
  • Planeje sua rota: Antes de sair de casa, planeje sua rota e verifique se tem as informações necessárias sobre a trilha, como a duração, a dificuldade e as condições climáticas.
  • Leve o equipamento adequado: Certifique-se de ter uma barraca resistente, saco de dormir, colchão inflável ou isolante térmico, lanternas, ferramentas para cozinhar, alimentos e água potável suficientes.
  • Faça um teste da sua barraca: Antes de sair, monte e teste sua barraca para garantir que ela está em boas condições e que você sabe como montá-la corretamente.
  • Respeite a natureza: Não destrua plantas ou danifique o ambiente natural. Mantenha uma distância segura dos animais e não os alimente.
  • Mantenha a segurança em mente: Esteja ciente dos riscos de fogo e não deixe fogueiras desacompanhadas. Mantenha um kit de primeiros socorros à mão em caso de emergência.

E para aqueles que querem aproveitar a experiência de acampar sem se preocupar com a logística, o 123ônibus oferece uma das melhores formas de realizar esse passeio. Com o ônibus, é possível reunir um grupo de amigos e explorar novos lugares com segurança, conforto e praticidade.

A seguir, vamos listar alguns dos melhores lugares para acampar no Brasil e mostrar como o 123ônibus pode ajudar a tornar essa experiência ainda mais incrível. Venha conosco nessa aventura pela natureza brasileira!

Mairiporã (SP)

Localizada a menos de 40 km da capital paulista, a cidade é uma das preferidas quando o assunto é ecoturismo. Confira alguns pontos turísticos de Mairiporã para aproveitar ao máximo sua experiência: 

  • Pico do Olho D’água 

A entrada para essa atração gratuita fica próxima à ponte do Rio Juqueri. No topo do pico, inúmeros turistas desfrutam de uma vista espetacular, sendo o nascer e o pôr do sol os momentos mais procurados e admirados. Além disso, você tem uma bela imagem para o Parque Estadual Itaberaba, que cerca a região. 

Melhores lugares para acampar indo de ônibus no Brasil | Pico do Olho d’Água em Mairiporã | Conexão123

Imagina admirar o pôr do sol com essa vista magnífica do Pico do Olho d’Água em Mairiporã

No pico, há diversas opções de lugares para acampar, que incluem até chuveiros e banheiros. 

  • O Velhão 

O Velhão é um destino imperdível que você precisa conhecer. Este complexo gastronômico e arquitetônico foi estabelecido em 1971, com a proposta de transportar os visitantes para um passado não tão distante. Ali, você encontra opções desde bar, café, cervejaria e até pizzaria. 

É um dos locais mais populares em Mairiporã, pois oferece uma combinação única de história e deliciosas refeições em um só lugar.

Dica: aproveite o restaurante As Veia, que aos domingos e feriados, entre 8h e 10h30, você pode desfrutar de um ótimo café da manhã por R$ 45 por pessoa, com tudo incluso.

  • Cachoeira da Caceia 

Uma alternativa para se refrescar em Mairiporã é a Cachoeira da Caceia, situada a apenas 7 km do centro da cidade. É simples localizar o acesso à cachoeira, já que existem placas indicativas ao longo do trajeto.

As trilhas que levam à queda d’água e aos pequenos poços que se formam são curtas, acessíveis e cercadas por uma exuberante natureza. É um lugar perfeito para desfrutar da tarde com familiares e amigos. Além disso, não há taxas para visitar a Cachoeira da Caceia.

O tempo de São Paulo ou Rio de Janeiro para Mairiporã é de aproximadamente 6h de viagem. Na 123milhas, há muitos tipos de ônibus que realizam o trajeto, para garantir ainda mais conforto e economia durante o passeio.

Resende (RJ)

Resende é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Rio de Janeiro. Com certeza precisa entrar na lista de melhores lugares para acampar indo de ônibus, já que é um trajeto tranquilo.

Historicamente, é uma das cidades mais valiosas do país, remanescente da época do Brasil Colônia. É também o município mais antigo de sua região. O centro histórico de Resende tem diversos casarões, praças, pontes e igrejas do século XIX.

A cidade é ótima para acampar e oferece muitas opções para quem estiver em família. Além disso, há muitos pontos turísticos em Resende bastante interessantes para aproveitar durante a estada:

  • Parque das Águas 

Localizada no coração da cidade, esta área de lazer é um convite a uma vida saudável. Com cerca de 50 mil metros quadrados, o Parque conta com pista para caminhada, academia ao ar livre, rampa de skate e quadra de areia. 

  • Poço do Céu – Serrinha 

O Poço do Céu consiste em duas quedas d’água. No inverno, o volume de chuvas diminui e os poços ficam mais bonitos, com uma coloração mais azulada. O preço para acessá-lo é de aproximadamente R$ 35. A trilha da entrada até o Poço do Céu tem mais ou menos 600 m e leva de 10 a 15 minutos.

Na 123milhas, você pode adquirir a viagem de ônibus para Resende, saindo de diversos municípios brasileiros. Saindo de São Paulo (SP), por exemplo, a rota direta tem duração de aproximadamente 4h. 

Balneário Camboriú (SC)

No estado de Santa Catarina, localizado na região sul do país, fica uma das cidades turísticas mais procuradas pelos brasileiros. O município de Balneário Camboriú é conhecido pelos prédios enormes à beira-mar, que formam a orla da Praia Central. 

Acampar na praia proporciona uma sensação única, por isso esse destino está aqui. A Praia das Laranjeiras é considerada a segunda principal do município e é um excelente lugar para essa experiência. 

Melhores lugares para acampar indo de ônibus no Brasil | Praia das Laranjeiras em Balneário Camboriú | Conexão123

A Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú, possui uma riqueza natural inigualável, com a mata atlântica ao redor e o Oceano Atlântico

Confira alguns passeios na Praia das Laranjeiras

  • Esportes radicais 

Quem adora adrenalina e esportes radicais vai amar as opções disponíveis. Lá, é possível praticar vôlei, corrida, futebol, além de outros esportes, como o “youhoo”, um trenó que fica em uma altura de 710 metros dentro da mata atlântica. 

  • Praia de Taquaras 

Essa praia fica bem perto da Praia das Laranjeiras e é uma excelente alternativa de passeio, sobretudo para quem prefere locais mais tranquilos.

  • Mirante do Parque Unipraias 

Balneário Camboriú possui uma porção de mirantes incríveis, que atraem turistas em busca de boas fotos de viagem. No Parque Unipraias, é possível ter uma visão geral do mar e dos prédios da cidade. 

Na 123milhas passagem de ônibus para Balneário Camboriú saindo de diversos municípios brasileiros. Partindo de São Paulo, o tempo de viagem é de aproximadamente 8h.

Florianópolis (SC)

Florianópolis é a capital do estado brasileiro de Santa Catarina, e também oferece algumas das paisagens mais bonitas da região. 

Um dos melhores lugares para acampar em Florianópolis é na Praia do Santinho. Essa praia também abriga outra belíssima trilha, que faz a ligação com a Praia do Moçambique. Seguindo pelo costão rochoso, sempre margeando o mar, as paisagens são de tirar o fôlego, o mar é de um belo azul e ainda temos a vista da Ilha das Aranhas.

Essa trilha, também chamada de ‘trilha do Santinho’, pode ser feita em dois sentidos, iniciando pela Praia do Santinho, nesse caso a trilha se inicia no mesmo ponto onde começa a da Trilha do Morro das Aranhas. A outra opção é iniciar pela Praia do Moçambique, onde a trilha inicia no lado esquerdo e sobe margeando o costão.

Melhores lugares para acampar indo de ônibus no Brasil  | Trilha do Santinho em Florianópolis | Conexão123

A trilha do santinho forma um trajeto bem desenhado e fácil de identificar

Essa praia é conhecida por ser menos agitada, e geralmente atrai muitos surfistas e banhistas que procuram paz e sossego para acampar.

Como é um caminho muito procurado, o trajeto é bem desenhado e fácil de identificar. Olhando morro acima, podemos ver o desenho dela que sobe pela costão.

Há muito o que fazer em Florianópolis

  • Centro histórico 

Visite o Museu Histórico de Santa Catarina, inaugurado em 1979, e que hoje ocupa o belíssimo Palácio Cruz e Sousa. Entre os itens do acervo da instituição estão os móveis de D. João V, a cópia do quadro A primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles; além da primeira lâmpada elétrica residencial de Santa Catarina.

  • Passeio de cavalo na Praia do Moçambique 

O passeio de cavalo na Praia do Moçambique começa no Parque do Rio Vermelho e passa por grandes árvores, riachos charmosos e muita natureza. Em seguida, você avista a deslumbrante Praia do Moçambique, região deserta e de uma beleza sem igual.

Não deixe de aproveitar também os excelentes restaurantes que a cidade oferece. 

Na 123milhas, você encontra viagem de ônibus para Florianópolis partindo de diversas rodoviárias espalhadas pelo país. 

Gostou de conhecer as opções de lugares para acampar indo de ônibus pelo Brasil? Viajar de ônibus é uma maneira muito mais econômica e traz mais conforto e praticidade. Na 123milhas, também temos as melhores opções de hospedagens. Vamos viajar?

RESPOSTAS123

Escolha um terreno que seja plano e seco e evite topos de morros, já que os ventos nesses lugares são extremamente fortes.

Mairiporã, Resende, Balneário Camboriú e Florianópolis são excelentes opções são alguns dos melhores lugares para acampar no Brasil.

Na Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú, é permitido acampar.