Lugares para conhecer

Semana Santa em Belo Horizonte: viagens de bate e volta saindo da cidade

4 de abril de 2023

Minas Gerais é conhecida por sua rica história e tradição religiosa, especialmente durante a Semana Santa

Se você está procurando um passeio de bate e volta saindo da capital do estado, Belo Horizonte, não pode deixar de visitar algumas das igrejas mais famosas da região. 

Com uma arquitetura imponente e atmosfera sagrada, esses locais oferecem uma experiência única e inesquecível para os visitantes.

O Conexão123 separou destinos incríveis, repletos de beleza e espiritualidade, para você desbravar durante a Semana Santa em Belo Horizonte!

Conheça com o Conexão123

Turismo religioso em Minas Gerais

Minas Gerais traz em sua bagagem uma cultura religiosa muito forte. As peregrinações e as celebrações fazem parte do calendário de várias cidades mineiras e são as principais responsáveis por movimentar o turismo no estado.

O estado possui diversas igrejas históricas que valem a pena ser visitadas durante a Semana Santa. Entre elas, podemos destacar a Igreja Nossa Senhora do Ó em Sabará, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto, a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, e a Catedral da Sé em Mariana.

Para aqueles que desejam fazer um bate e volta saindo de Belo Horizonte durante a Semana Santa, o aluguel de carro pode ser uma excelente opção. Além de proporcionar flexibilidade de horário, o aluguel pode ser mais econômico do que outros meios de transporte. 

No entanto, é importante ter em mente algumas dicas para quem está alugando um carro pela primeira vez, como verificar a documentação e as condições do veículo antes de retirá-lo.

Além das igrejas históricas de Minas Gerais, o destino também oferece outras opções de turismo religioso durante a Semana Santa, como procissões e encenações da Paixão de Cristo. É importante lembrar que, por se tratar de uma época de celebrações, alguns estabelecimentos podem ter horários diferenciados ou até mesmo estar fechados, por isso é sempre bom se informar previamente.

Sabará

Sabará é uma cidade histórica localizada a apenas 20 km de Belo Horizonte. Com um patrimônio arquitetônico e cultural preservado, ela é conhecida por suas igrejas barrocas, ruas de pedra e casarões coloniais. Uma boa opção de bate e volta na capital mineira é visitar a Igreja Nossa Senhora do Ó, no município.

A igreja, que foi construída no século XVIII, possui uma grande importância histórica e religiosa para a região. Ela é dedicada a Nossa Senhora do Ó, uma das invocações da Virgem Maria, que representa a espera pelo nascimento de Jesus Cristo.

A Igreja Nossa Senhora do Ó é um importante patrimônio cultural da região, com uma arquitetura barroca muito bem preservada. É possível observar diversos elementos que caracterizam esse estilo, como as esculturas em pedra-sabão, as pinturas em azulejos portugueses e as talhas em madeira.

Semana Santa em Belo Horizonte: bate e volta para fazer na cidade | Igreja Nossa Senhora do Ó - Sabará | Conexão123

O nome da Igreja Nossa Senhora do Ó vem da festa que era comemorada na semana que antecede o Natal, com cânticos das ladainhas, repetindo a cada dia as sete antífonas (versículos), sempre precedidas por um “Oh”

Curiosamente, a igreja apresenta em sua decoração traços orientais, chamados de “chinesices”, em painéis vermelhos com desenhos em ouro. É possível perceber os traços chineses ao lado de cada cruzeiro na talha dourada de painéis octogonais de fundo azul.

O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados. Vale a pena reservar um tempo para conhecer esse importante patrimônio cultural e religioso nas proximidades de Belo Horizonte.

O tempo da capital mineira de carro até a igreja é de aproximadamente 1h.

Endereço: Largo do Ó – Nossa Sra. do Ó, Sabará – MG

Congonhas

Congonhas é uma cidade localizada a cerca de 90 km de Belo Horizonte. Com sua rica história e cultura, a cidade é conhecida por reunir algumas das mais importantes esculturas em pedra-sabão do Aleijadinho.

A Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos é uma igreja do século XVIII que se destaca pela beleza e grandiosidade de sua arquitetura barroca. O templo foi construído em homenagem ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado o padroeiro da cidade de Congonhas, muito venerado pelos fiéis da região.

Mas o que torna a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos realmente especial é a presença de um conjunto de estátuas em tamanho natural, feitas entre 1800 a 1805 por Aleijadinho, um dos maiores artistas barrocos do Brasil, em que o escultor retrata os Doze Profetas.

Essas esculturas são consideradas uma das obras mais importantes da arte sacra do país. Por sua beleza e importância histórica, o conjunto de esculturas foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. 

Semana Santa em Belo Horizonte: bate e volta para fazer na cidade | Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos - Congonhas | Conexão123

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma igreja, um adro e seis capelas anexas

O artista ainda é responsável por 66 obras que retratam os últimos dias de Cristo, que ficam em exposição em capelas construídas em frente ao Santuário. São, ao todo, seis capelas, que abrigam as peças esculpidas em cedro por Aleijadinho e sua equipe, e pintadas por Manoel da Costa Ataíde e Francisco Xavier Carneiro. Datam entre 1796 a 1799.

Além do conjunto de obras, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos conta com outros itens de arte barroca, como pinturas, talhas e altares ricamente decorados. Tudo isso faz com que a igreja seja uma verdadeira joia do patrimônio cultural e religioso de Minas Gerais.

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O tempo da capital mineira de carro até a igreja é de aproximadamente 1h30.

Endereço: Praça do Santuário, S/n – Centro, Congonhas

Ouro Preto 

Ouro Preto é uma cidade histórica localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte. O destino é famoso por suas construções coloniais e pela riqueza do seu patrimônio cultural, que inclui igrejas, museus e casarões. 

Durante a Semana Santa, Ouro Preto se transforma em um verdadeiro cenário de fé e devoção, com celebrações religiosas que atraem turistas de diversas partes do Brasil. 

Em 2023, a Semana Santa em Ouro Preto começa no dia 2 de abril, no Domingo de Ramos, e termina no dia 9, no Domingo de Páscoa. Os ritos são organizados por duas paróquias diferentes, em revezamento. Neste ano, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada no bairro Antônio Dias, é responsável pelas celebrações. 

Os tapetes devocionais são uma das principais atrações da cidade neste período. Lindos e extensos tapetes de serragem são montados pelas ladeiras de Ouro Preto na madrugada do Sábado de Aleluia por moradores e turistas em conjunto, promovendo a união dos fiéis e ilustrando vários símbolos religiosos. 

Para quem deseja curtir o feriado admirando a arquitetura dos templos da cidade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma importante construção, exemplar da tradição rococó no Brasil. É monumento tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Construída no século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo se destaca pela beleza de sua fachada em estilo rococó, com detalhes em pedra-sabão e uma escultura da padroeira em destaque. O interior do templo também é muito adornado, com altares e retábulos ricamente ornamentados, pinturas e esculturas em estilo barroco.

Além da arquitetura e da arte, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é um local muito importante para a história de Ouro Preto e do Brasil. Na sacristia da igreja, por exemplo, encontra-se a chamada “Casa dos Contos”, que era a antiga sede da administração fiscal da cidade no período colonial.

Para os turistas que visitam a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto, vale a pena prestar atenção em detalhes como as pinturas no teto da construção, a escultura de Nossa Senhora do Carmo no altar principal e as obras de arte nos altares laterais. 

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos domingos e feriados, a igreja abre somente das 8h30 às 11h30. Não deixe de incluir esse passeio em sua lista de atividades para a Semana Santa em Belo Horizonte!

O tempo da capital mineira de carro até a igreja é de aproximadamente 2h.

Endereço: R. Costa Sena, 289 – Ouro Preto, MG

Mariana 

Mariana é uma cidade histórica vizinha de Ouro Preto, localizada a cerca de 115 km de Belo Horizonte. Fundado no século XVIII, o município é conhecido por seu patrimônio arquitetônico e cultural, com destaque para as suas igrejas barrocas e casarões coloniais. 

A Catedral da Sé em Mariana é uma igreja barroca construída no século XVIII. A catedral é considerada uma das mais importantes igrejas de Minas Gerais. O templo é uma peça central da história da cidade e tem um papel importante na cultura local.

A catedral é conhecida por sua impressionante arquitetura e decoração de arte rococó. O interior da igreja é decorado com afrescos e pinturas murais que retratam a história bíblica. Os altares laterais são adornados com belas esculturas e obras de arte, o que faz da Catedral da Sé em Mariana um lugar imperdível para os amantes da arte e arquitetura.

A Catedral da Sé em Mariana está aberta para visitas durante todo o ano. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sábado, e das 9h às 12h, aos domingos.

O tempo da capital mineira de carro até a igreja é de aproximadamente 2h.

Endereço: R. Direita, 8 – Mariana, MG

Tiradentes

Tiradentes é uma charmosa cidade histórica localizada a cerca de 190 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. 

Com suas ruas de pedra, casarões coloniais e igrejas barrocas, o município é conhecido por sua beleza arquitetônica e cultural. Durante a Semana Santa, Tiradentes se transforma em um destino procurado por turistas que buscam conhecer mais sobre as tradições religiosas de Minas Gerais.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, construída no final do século XVIII, é o mais antigo e principal templo católico de Tiradentes, Minas Gerais, um dos mais ricos exemplares do barroco brasileiro, construído com a frente voltada para a Serra de São José. Logo na entrada, é difícil não se impressionar com os lustres de prata e a quantidade de ouro que decoram o altar e suas imagens.

A igreja é conhecida por sua bela fachada em estilo rococó, com detalhes em pedra-sabão e uma torre sineira que oferece uma vista incrível da cidade. O interior da igreja também é muito bonito, com altares em estilo barroco e obras de arte como pinturas, esculturas e talhas em madeira.

Semana Santa em Belo Horizonte: bate e volta para fazer na cidade | Igreja Matriz de Santo Antônio - Tiradentes | Conexão123

A Matriz de Santo Antônio tem escultura de fachada esculpida por Aleijadinho e é o maior símbolo entre as igrejas de Tiradentes

Para os turistas que visitam a Igreja Matriz de Santo Antônio, vale a pena prestar atenção em detalhes como os painéis de azulejos portugueses, os altares laterais com imagens de santos e anjos, e a bela imagem de Santo Antônio no altar principal. A igreja também é um importante ponto de peregrinação para os fiéis, especialmente durante as celebrações da Semana Santa.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 12h. 

Continuando com a programação da Semana Santa 2023, em Tiradentes as ruas também são enfeitadas com tapetes de serragem colorida e flores, e são realizadas diversas procissões e encenações teatrais. 

Neste ano, as celebrações ocorrem a partir do dia 2 de abril, Domingo de Ramos. Na Sexta-feira Santa ocorre a encenação da Paixão de Cristo e, no Sábado de Aleluia, é dia de vigília. 

Já no Domingo de Páscoa, a missa é seguida pela procissão do Santíssimo Sacramento pelo centro histórico de Tiradentes, e por todo o caminho as ruas e janelas são cuidadosamente ornamentadas e enfeitadas pelos moradores.

O tempo da capital mineira de carro até a cidade é de aproximadamente 3h.

Endereço: R. Padre Toledo, 2 – Centro, Tiradentes – MG

Gostou das nossas indicações de bate e volta na Semana Santa em Belo Horizonte? Qual cidade despertou mais sua curiosidade em visitar? Conte com a 123milhas para alugar o carro para sua viagem! Nós também temos as melhores opções de hotéis e pacotes de viagem!