Todos

Brasil tem quatro restaurantes entre os melhores do mundo

De acordo com ranking divulgado pela revista britânica Restaurant, quatro restaurantes brasileiros estão entre os melhores do mundo. A lista, publicada no dia 5 de julho, apresenta locais de 22 destinos diferentes e mostra quais restaurantes foram classificados entre os números 51 e 100.

O mais bem colocado do país é o estrelado restaurante D.O.M., situado em São Paulo. Confira com o Conexão123 os detalhes dessa premiação e conheça os quatro restaurantes brasileiros listados.

Você vai ler sobre

Premiação coloca quatro restaurantes brasileiros entre os melhores do mundo

Quatro restaurantes brasileiros estão entre os 100 melhores do mundo, segundo o ranking The World’s 50 Best Restaurants, publicado pela revista britânica Restaurant. Três deles estão em São Paulo e um no Rio de Janeiro. O mais bem colocado entre os listados do país é o restaurante paulistano D.O.M., do renomado chef Alex Atala.

A lista apresenta locais de 22 destinos diferentes pelo mundo, incluindo novidades do Oriente Médio, e revela quais melhores restaurantes foram classificados entre os números 51 e 100. Com quatro estabelecimentos nesse ranking parcial, o Brasil pode aparecer novamente na sondagem, com a divulgação dos 50 primeiros da lista, que serão revelados no dia 18 de julho. Em 2021, a Casa do Porco, também na capital paulista, foi o brasileiro melhor posicionado, na 17ª colocação.

Conheça agora um pouco mais sobre os restaurantes brasileiros que figuram na listagem.

Restaurante D.O.M. – São Paulo

Na posição 53 aparece o aclamado D.O.M. Aberto em 1999, no coração dos Jardins, o restaurante comandado por Alex Atala é conhecido pela releitura de pratos tradicionais com ingredientes inovadores. 

Segundo a publicação britânica, “apesar do ambiente descontraído na sala de jantar de pé-direito alto, o restaurante sugere uma certa grandeza, principalmente com o significado por trás de sua enigmática sigla, ‘Deo Optimo Maximo’, que se traduz como ‘A Deus, o Bom, o Grande’”.

Brasil tem quatro restaurantes entre os melhores do mundo | O restaurante D.O.M. em São Paulo | Conexão123

O salão do aclamado restaurante do chef Alex Atala | Foto Divulgação

O Conexão123 preparou um guia com o melhor da gastronomia de São Paulo. Não deixe de conhecer a variada e cosmopolita cozinha da maior cidade do país.

Restaurante Evvai – São Paulo

O restaurante Evvai, do jovem chef Luiz Filipe Souza, no bairro de Pinheiros, ficou na posição 67 entre os melhores restaurantes. A casa apresenta menu moderno, criativo e de raízes italianas. A revista Restaurant destacou o menu individual refinado do lugar. “O mini-tortellini recheado com caranguejo é imperdível, junto com o linguini com molho de ervilhas e ouriço-do-mar. Há uma excelente carta de vinhos e coquetéis clássicos e criativos, como negronis ou gin com infusão de chai.”

O Evvai é um dos restaurantes com as mesas mais disputadas de São Paulo. Com decoração moderna, abriu as portas em 2017 e hoje é reconhecido como um dos estabelecimentos de maior destaque no cenário gastronômico brasileiro.

Brasil tem quatro restaurantes entre os melhores do mundo | O restaurante Evvai em São Paulo | Conexão123

O ambiente do festejado restaurante no bairro de Pinheiros (SP) | Foto Divulgação

Restaurante Lasai – Rio de Janeiro

Na posição 78 está o carioca Lasai. Comandado pelo casal Rafael Costa e Silva e Manela Cardiel, a culinária é descrita como vibrante e cosmopolita. O restaurante fica num casarão no bairro de Botafogo, e o menu valoriza o uso de produtos como legumes e verduras oriundos da própria fazenda do chef.

“Lasai é uma combinação da cozinha de classe mundial do chef Rafa Costa e Silva e uma atmosfera acolhedora e informal moldada por luzes baixas e uma equipe solícita. Ele reflete o melhor que o Brasil tem a oferecer. O cardápio do Lasai pode incluir ceviche de palmito e banana com bok choy, mandioca e creme de leite”, complementou a revista britânica.

Brasil tem quatro restaurantes entre os melhores do mundo | O restaurante Evvai em São Paulo | Conexão123

O ambiente aconchegante do restaurante no bairro de Botafogo (RJ) | Foto Divulgação

Restaurante Maní – São Paulo

O famoso Maní, da igualmente famosa chef Helena Rizzo, que atualmente também é jurada no reality show gastronômico MasterChef, ficou na 96ª colocação entre os melhores restaurantes. Ao longo de sua brilhante carreira, a profissional já foi reconhecida como Melhor Chef Feminina da América Latina e Melhor Chef Feminina do Mundo.

“O restaurante se inspira em ingredientes orgânicos misturados com a nostalgia da infância, resultando em um menu-degustação vibrante e provocante. Para um sabor autêntico do Brasil, opte pelo vatapá (um típico guisado) com lagosta, frango e mamão verde, ou o tomate e jabuticaba (uma fruta brasileira semelhante à uva)”, afirmou a Restaurant a respeito do lugar. 

“Somos uma teia de gente inquieta e sonhadora, de coração grande e valente. Estamos juntos para criar experiências que desafiam o olhar comum”, afirmou postagem na conta do Instagram do restaurante.

Brasil tem quatro restaurantes entre os melhores do mundo | O restaurante Maní em São Paulo | Conexão123

O ambiente do restaurante da chef Helena Rizzo | Foto Divulgação

Para conhecer os melhores restaurantes do Brasil e do mundo, conte com a 123milhas. Aproveite as condições para comprar passagens aéreas em promoção ou escolher pacotes de viagem!